domingo, 3 de março de 2024

GEORGE HARRISON - LIVING IN THE MATERIAL WORLD - THE SONG ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐


"Living in the Material World" é a música de George Harrison, lançada como faixa-título de seu álbum de 1973. Na letra, Harrison contrasta o mundo das preocupações materiais com seu compromisso com um caminho espiritual, e o conflito é ainda representado no arranjo musical à medida que o acompanhamento do rock alterna com seções de sons indianos. Inspirada pelo Mestre AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada, a canção promove a necessidade de reconhecer a natureza ilusória da existência humana e escapar do ciclo constante de reencarnação, e assim alcançar moksha na fé hindu. Os contrastes apresentados em "Living in the Material World" inspiraram a fotografia estilo Última Ceia de Ken Marcus que apareceu dentro da capa do álbum, e também a incorporação do simbolismo relacionado a Krishna pelo designer Tom Wilkes em outras partes da embalagem.

"Met them all here in the material world / John and Paul here in the material world / Though we started out quite poor / We got Richie on a tour" - Algo como: "Conheci todos eles aqui no mundo material / John e Paul aqui no mundo material / Embora tenhamos começado muito pobres / Colocamos Richie em uma turnê". Harrison faz referência ao seu passado dos Beatles como uma das armadilhas do mundo material e refere-se pelo nome a cada um de seus três ex-companheiros de banda. Ringo Starr, ex-baterista dos Beatles, toca bateria na faixa, que foi gravada na Inglaterra entre outubro de 1972 e fevereiro de 1973. As partes de rock incluem um solo de slide guitar de Harrison, solos de saxofone e guitarras, dois bateristas e o proeminente órgão Hammond, enquanto os interlúdios meditativos indianos apresentam flauta, tabla e uma rara contribuição de cítara pós-Beatle de Harrison. Jim Horn, Gary Wright e Zakir Hussain estão entre os outros músicos da gravação.

A produção e musicalidade da faixa receberam comentários favoráveis ​​de diversos críticos. Além de fornecer o título para o álbum Living in the Material World, inspirou a escolha de Harrison para um nome para sua instituição de caridade, a Material World Charitable Foundation, para a qual ele doou seus royalties de publicação da composição. A reedição do álbum em 2006 inclui um clipe bem bacaninha de "Living in the Material World", apresentando imagens de arquivo do processo de fabricação do LP original de vinil. O cineasta Martin Scorsese usou o título da música para seu documentário de 2011 sobre a vida de HarrisonGeorge Harrison - vocais, guitarra, slide guitar, cítara e backing vocals; Jim Horn – saxofone tenor e flauta; Gary Wright – órgão Hammond; Nicky Hopkins – piano; Klaus Voormann – baixo; Ringo Starr – bateria e pandeiro; Jim Keltner – bateria e maracás; e Zakir Hussain – tabla.

Nenhum comentário: