quarta-feira, 28 de outubro de 2009

BLUES POWER - THE ORIGINAL BLUES SESSIONS

Caros amigos: O Baú do Edu a partir de hoje, publica a coluna "BLUES POWER - The Original Blues Sessions" assinada pelo meu grande amigo e conhecedor LUIZ CLEMENTINO. Toda semana seremos brindados com o melhor dos grandes mestres do Blues.
Espero que gostem. Abração a todos!

O blues foi uma das principais fontes de todos os gêneros musicais americanos: jazz, soul, rock and roll, rock, uma boa parte da música pop, da corrente folk urbana dos anos 60 e mesmo, de modo significativo, da música country em todas as derivadas: western swing, roclkabilly e por aí vai. Uma definição completa e exata do blues é difícil, pois se ele é um gênero musical, e foi também muito mais que isso para o povo negro americano que o criou. Os especialistas analisam o blues em termos musicais, porém os criadores dessa arte só falam dela de forma lírica. Os negros arrancados da África eram considerados unicamente como capital humano destinado ao trabalho, e a única chance de sobrevivência do escravo era ser bom no trabalho.
Em decorrência desses maltratos, antes e depois da libertação, gerando assim muita tristeza e falta de uma melhor perspectiva, foi gerado através da dor íntima esse maravilhoso e fascinante gênero musical. Vamos iniciar a apresentação dos diversos artistas desde os primórdios “races series”, primeiras gravações destinadas ao público negro, e prosseguir de maneira cronológica até os dias de hoje através do BAÚ DO EDU.

Dentre as principais classic blues singers podemos destacar:

BESSIE SMITH (1898-1937)
Extremamente popular, durante um breve período, quando foi chamada de “imperatriz do blues”, em decorrência de sua obra continuar sendo, para os amantes do jazz, a maior cantora americana. É dizer que a agressividade de suas interpretações, a sinceridade de sua emoção, seu impecável sentido de tempo, seus notáveis talentos de compositora e sua perspicácia para cercar-se dos melhores músicos de jazz de seu tempo lhe permitiram realizar uma brilhante síntese de todas as correntes musicais negras da época. Suas melhores composições (backwaters blues, empty bed blues, nobody knows you’re when down and out) tornaram-se clássicos do jazz e do blues. Sua vida tumultuada e as circunstâncias dramáticas de sua morte, ainda hoje em dia cercada de controvérsias, ornamentaram sua imagem com um toque romântico. Um filme e uma peça de teatro, como também a adoração de Janis Joplin por essa formidável artista, contribuíram para manter a popularidade de sua memória. (Texto baseado em pesquisas do musicólogo G. Herzhaft)
Luiz Clementino
BESSIE SMITH - 1923 (The Chronological Classics, 761

01 - Downhearted Blues (Austin, Hunter)
02 - Gulf Coast Blues (Williams)
03 - Aggravatin' Papa (Britt, Robinson, Turk)
04 - Beale Street Mama (Robinson, Turk)
05 - Baby Won't You Please Come Home (Warfield, Williams)
06 - Oh Daddy! You Won't Have No Mama at All (Herbert, Russell)
07 - 'Tain't Nobody's Bizness If I Do (Grainger, Prince, Williams)
08 - Keeps on A-Rainin' (Papa, He Can't Make No Time) (Kortlander, Williams)
09 - Mama's Got the Blues (Martin, Williams)
10 - Outside of That (Trent, Williams)
11 - Bleeding Hearted Blues (Austin)
12 - Lady Luck Blues (Weber, Williams)
13 - Yodling Blues (Hill, Williams)
14 - Midnight Blues (Thompson, Williams)
15 - If You Don't, I Know Who Will (Brymn, Smith, Williams)
16 - Nobody in Town Can Bake a Sweet Jelly Roll Like Mine (Williams)
17 - Jailhouse Blues (Smith, Williams)
18 - St. Louis Gal (Robinson)
19 - Sam Jones Blues (Bernard, Robinson, Turk)
20 - Graveyard Dream Blues (Cox)
21 - Cemetery Blues (Laney, Williams)
22 - Far Away Blues (Brooks)
23 - I'm Going Back to My Used to Be (Cox)
Para fazer o download dessa verdadeira pérola, clique no link:

5 comentários:

Anônimo disse...

Se o Baudoedu é sensacional, imagina com essa colaboração do Mestre da fotografia, que é Luiz Clementino na coluna "BLUES POWER - The Original Blues Sessions" é uma coluna para poucos que conhecem a verdade multifacetada deste artista que sempre nos proporciona supresas inacreditaveis. Parabens Clementino,parabens Edu por saber compartilhar este espaço que vc. cuida tão bem, e com uma dedicação invejavel.

saudações templarias.
RC/Cavaleiro dos Pireneus

Anônimo disse...

Muito legal. A próxima já podia ser com a JOPLIN pra quebrar o cacete! Parabéns!(Fernando Mascarenhas)

Anônimo disse...

Muito boa a parceria Edu, Parabéns ao Clementino tbém!

Abraços

Hnerique Behr (alêma)

Marco disse...

Sim, dizem que o blues é a alma em lamentação. Eu acho que também é a mágica de transformar a dor em melodia, um alívio para o sofrimento, uma forma de mostrar que "acima das nuvens negras, o céu ainda é azul" (palavras do Edu do Baú). Parabéns, Clementino. Parabéns, Edu. Vamos mergulhar no blues e também beber da fonte que muitos gênios da música beberam, bebem e sempre beberão.
Um brinde ao blues.

Unknown disse...

Legal. Parabéns ao Luiz Clementino e pra vc, Edu! Bjos!