quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SAUDADES DOS TEMPOS DE CRIANÇA

OS BANANA SPLITS



The Banana Split Show foi um programa inovador, que deu início a uma série de programas, com bonecos e pessoas fantasiadas. Os Banana Splits surgiram em 1968 e eram os apresentadores de um programa que não tinha nenhuma diferença dos atuais programecos de loiras-apresentadoras brasileiras.

A série surgiu quando a Hanna-Barbera decidiu criar um desenho animado chamado The Banana Bunch, mas nove meses antes de começarem a produzir o desenho, acreditaram que seria mais viável transformar os personagens em bonecos interpretados por atores fantasiados, surgia assim uma série repleta de trapalhadas e muitos desenhos e séries.

A comédia de situações para crianças tinha o cão Fleegle, o leão Drooper, o gorila Bingo e o pequeno elefante Snorky que formam a banda Banana Splits, eles faziam suas palhaçadas e trocadilhos em meio a clipes musicais enquanto apresentavam os desenhos dos Cavaleiros da Arábia, dos Três Mosqueteiros, o seriado A Ilha do Perigo e as aventuras de Gulliver.

As Bananas tinham inimigos, os Uvas Azedas que nunca apareciam, mas sempre mandavam uma mensagem através de uma menininha dançarina, vestida com uma micro-saia púrpura, chamada Charlie. Quando não estava tocando a banda do barulho estava dirigindo seus bugs com 6 rodas, ou escutando a cabeça de alce na parede sempre falando alguma besteira. O grupo vivia trombando uns nos outros, além de esbarrar nos móveis do lugar onde moravam juntos, uma espécie de galpão psicodélico.

A primeira temporada do seriado foi um sucesso, já a segunda não obteve os mesmos resultados, pois as crianças achavam estar vendo reprises, já que os cenários eram os mesmos, só os diálogos eram diferentes. Em meados dos anos 70, 187 episódios da série foram editados para meia hora de duração, e foi essa versão que chegou ao Brasil pela Tv Bandeirantes.


OS TRÊS MOSQUETEIROS

Desenho animado produzido pela Hanna-Barbera Productions que narrava as aventuras de quatro Mosqueteiros em sua eterna luta contra os inimigos do estado, que estavam a todo momento tentando derrubar o Monarca. Porthos, Athos e Aramis eram os Três Mosqueteiros, depois D´Artagnan se integra a equipe tornando-se o líder do grupo. Tem também uma jovem chamada Constance que supostamente é a filha de D´Artagnan. Ela está sempre acompanhada por Toulee, um garoto bem jovem que vive causando confusões com o sonho de se tornar um dia um Mosqueteiro.

OS CAVALEIROS DA ARÁBIA
Desenho animado criado por Hanna-Barbera Productions baseado no conto árabe das mil e uma noites. A série animada contava a história do Príncipe Turhan, que após ver seu pai deposto do trono por um usurpador, o sultão chamado Bakar, consegue escapar de seus homens, com a ajuda de um mago chamado Farid, que com sua mágica faz o príncipe ficar invisível perante os guardas. Depois Farid joga um encanto sobe uma mesa e faz ele virar um tapete voador e assim Turhan e Farid conseguem escapar da cidade de Bagdá e se escondem numa caverna. Alí conhecem Rasim, que se torna seu novo amigo e também vai fazendo amizade com outras pessoas como Zulma, que estava prestes a ser vendida como escrava e Bez. Todos eles formam um grupo, unem suas forças para tirar Bakar do trono e devolvê-lo a Turhan.

AS AVENTURAS DE GULLIVER
Uma produção de 1968 do estúdio de Hanna-Barbera, com 17 episódios de 20 minutos de duração. Após uma terrível tempestade, o navio sobre o comando do Capitão Leeck, é atingido por um raio e bate num recife de corais, naufragando em seguida. Entre seus passageiros havia Gary Gulliver e seu cachorro Tag, os quais foram jogados para fora do barco por uma imensa onda. Agarrados a uma porta de madeira, a qual se soltou do navio, foram parar numa ilha chamada Liliputi, de habitantes pequenos, que cabiam na palma de sua mão. Gulliver é feito refém dos pequeninos no inicio, mas acaba se tornando amigo de todos, e passando por aventuras cheia de perigos por causa da cópia de um mapa do tesouro que trás consigo. Esse mapa foi a razão da presença de Gulliver no navio, em busca de seu pai na terra de Lilliput.
A ILHA DO PERIGO
A Ilha do Perigo ("Danger Island") era uma série de ação (muita ação mesmo) produzida pela Hanna-Barbera em 1968, e inicialmente transmitida como um segmento dos Banana Splits. Foi conduzida pelo futuro diretor de Superman, Goonies e Máquina Mortífera: Richard Donner.

Concebida como uma versão do desenho animado Jonny Quest, também de Hanna-Barbera, Danger Island centrava as aventuras em um trio de exploradores em uma ilha tropical não conhecida da maioria dos exploradores. O grupo era formado pelo Prof Irwin Hayden, um arqueólogo; Lincoln "Link" Simmons, seu jovem professor assistente e a filha do Prof Irwin, e também professora, Leslie, que fazia o papel tanto de interesse amoroso para Link como também o da clássica donzela em perigo.

3 comentários:

Marco disse...

Falou, Edu! Mandou bem, de novo. Nessa época de neurônios cansados, só mesmo o Baú para trazer bons momentos de volta. Sempre achei The Banana Splits meio ob-la-di, ob-la-da, diversão e rock and roll.Eu era só um moleque e já gostava dessa mistura.
As Aventuras de Gulliver eram fantásticas.Valeram muito para mostrar que tudo é possível. Ô tempo bom. Psicodelia de um lado, fantasia do outro. Uma mistrura que é pura diversão.Valeu, Edu. Ganhei o dia. Um abração.

Unknown disse...

Muito fera! Dri

Unknown disse...

Meu preferido era "OS 3 MOSQUETEIROS". Muito bom lembrar!