sábado, 16 de julho de 2011

O VERÃO DO AMOR...

O “Verão do Amor” foi um evento que teve origem numa passeata pela paz, no dia 15 de abril (primavera) de 1967, em Nova York, que reuniu cerca de 300 mil participantes - a maior manifestação popular realizada nos Estados Unidos, até então. O movimento contou com a participação de romancistas premiados, astros do rock, hippies, professores rebeldes e pessoas simples da classe média, para protestar contra a Guerra do Vietnã. Entre eles estavam o médico e ativista Benjamin Spock, o cantor popular Pete Seeger e o líder do movimento pelos direitos civis, Martin Luther King Junior.. Por toda parte, começaram a despontar comunidades hippies: Nova York, Seattle, Atlanta, Los Angeles, Chicago, Vancouver, no Canadá, e através da Europa. Os encontros tornaram-se a atividade preferida da contracultura nos Estados Unidos e na Europa. O de maior destaque, o epicentro da revolução hippie dos anos 1960, aconteceu no distrito de Haight-Ashbury, em São Francisco, onde milhares de jovens estabeleceram residência temporária - expressando-se através da música, das drogas e da prática do amor livre. “O Verão do Amor” é considerado como tendo sido uma nova experiência social. A oposição à guerra foi um impulso para buscar valores e estilos de vida "alternativos". Uma nova era, na qual as pessoas "fariam amor, não guerra".

4 comentários:

Maria Clara Dantas disse...

Edu, tenho apenas 12 anos mas tenho acompanhado seu blog desde sempre! Gostaria de te parabenizar pelo ótimo trabalho. O verão do amor foi um período incrível dos anos 60, é sempre bom destacá-lo. Adoro os seus posts! (:


Abs, Maria Clara.

Valdir Junior disse...

O Verão do Amor , era um sonho Utopico de uma geração !!!!
Infelizmente esse sonho teve um despertar no final dos 60´s com aquele baixo astral total de Charles Manson, Altemont e etc..
Gosto de pensar que ainda existi Aqui, Ali e em algum lugar sementes dessa idéia plantadas para um futuro melhor para todos !!

Alysson Vitorino disse...

Valdir, acredito que muito desse sonho ainda persiste. Obviamente que as coisas não aconteceram "conforme" se pensava, mas as idéias, por mais que difíceis, permanecem ainda em movimento e força. Mera opinião.

Daniel Mello Moreira, muito prazer disse...

O auge do Flower Power no berço, no começo da Era de Aquário. Lindo! E vamos passar por isso novamente, num futuro não muito distante. Antes, porem, passaremos por mudanças internas e externas. Om Namah Shivaya _/\_ Namastê