terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A FILOSOFIA NA MÚSICA DOS BEATLES


Em 2007 o professor americano William Irwin lançou mais um livro do que se pode chamar sua série “Filosofia e cultura popular”. São muitos. Há, por exemplo: South Park e a Filosofia, Os Simpsons e a Filosofia, Batman e a Filosofia... e por que não os Beatles?

Obviamente, seu interesse é dar um novo approach ao modo como as pessoas veem a filosofia. Com certeza seu objetivo é aproximar o conhecimento filosófico da vida cotidiana evidenciando a necessidade de romper o elitismo acadêmico e abrindo possibilidades para um filosofar genuíno e original. Se ele consegue tal intento? Acho que sim, e que acaba, principalmente, dando dicas valiosas para quem trabalha com o ensino de adolescentes. Mas não estamos aqui para uma análise filosófica sobre a pertinência das obras coordenadas por Irwin, não é? Estamos aqui porque adoramos o Baú e amamos os Beatles. E é ai que está todo o “x” da questão.

Vejamos alguns dos títulos dos artigos de Os Beatles e a Filosofia: “Todos eles querem mudar a sua mente - Os Beatles e o despertar da consciência”, “Ei, cara! Pegue uma canção dos Beatles e transforme em filosofia”, “O amor que você cria - Os Beatles e a filosofia do amor”. Parecem chatos? Cheios de analogias artificiais? Tudo que consigo ver é que vale a pena ler e que vale muito mais a pena ouvir, pois no que escreveram há poesia, sonho, medo, angustia enfim, arte e filosofia = linguagem humana, demasiado humana que nos enche de alegria, raiva, tristeza, paz... Mas atenção: não só as letras falam. Guitarras, baixo e bateria também se tornam existenciais, viscerais, fundamentais. É filosofia gente. São os Beatles:

E assim, cada canção é uma porta e cada porta uma passagem para o outro lado do espelho. “Conhece-te a ti mesmo” leu Sócrates no oráculo de Delfos fazendo dessa frase sua filosofia. Então eu, que embora professora, não deixo de ser uma eterna estudante dessa philia (amor) assovio uma melodia Lennon/McCartney, Harrison ou Star, ouço suas vozes cantando em minha mente e eis que surge uma ideia, uma resposta, uma pergunta, uma luz. Beatles vida. Beatles sangue. Beatles TUDO! Beatles 4 ever!!! Obrigada pelo convite para escrever no seu blog, Edu. Cacilda Bonfim - Bsb, 18-02-2013

7 comentários:

Edu disse...

Thank you, girl! Ficou ótimo, irmãzinha. Espero que goste. Um grande beijo e novamente, obrigado! Sinto-me honrado em pertencer a essa família!

Cacá disse...

Gostei muito. Um beijão

aracy disse...

Ótimo texto, Cacá! Esse Baú sempre tem coisa boa pra gente ver ;)

Valeu, Edu e Cacá!

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

LSelem disse...

Eu tenho e gostei da leitura, apesar do approach bem técnico e às vezes de difícil compreensão. Mas vale a pena... Bjao

João Carlos disse...

O meu caso é semelhante ao da LSelem, com relação ao livro.Mas o post está sensacional.Parabéns.

Marilia disse...

Muito bom queridos KK e Edu! O texto, a música, o blog, os Beatles, TUDO MUITO BOM! Beijos

Unknown disse...

adorei!!!! grandes escritores vcs 2! tio eduardo, qual o progama que voce usa pra editar seu blog?? muiito legal! me ensina tudo! kkkk