terça-feira, 23 de abril de 2013

TERRY O'NEILL - O FOTÓGRAFO DAS ESTRELAS


A vida na 'swinging London' dos anos 1960 foi tema de dezenas de fotógrafos, de David Bailey, 75, a Brian Duffy (1933-2010), ambos conhecidos por suas fotos de moda, mas um dos pioneiros a registrar a cena pop musical da capital inglesa foi mesmo Terry O’Neill, 75, que abre nesta quinta-feira, às 19 h, no piso térreo do Shopping Cidade Jardim, uma exposição com os últimos 40 anos de sua produção, das primeiras fotos dos Beatles a Amy Winehouse. "Rockstars", a mostra produzida pela Galeria Lume com curadoria de Paulo Kassab Jr., traz 22 imagens de músicos que marcaram a história do rock.
O’Neill ficou amigo de todos eles, assinando capas de discos para David Bowie ("Diamond Dogs") e Elton John ("A Single Man"), entre outros. Foi também casado (entre 1983 e 1987) com uma estrela, Faye Dunaway, que conheceu no dia em que ela recebeu o Oscar de melhor atriz por "Rede de Intrigas" (Network).
É de O’Neill uma das melhores fotos de Faye Dunaway, feita na madrugada do dia 29 de março de 1977, à beira da piscina do Beverly Hills Hotel, onde estava hospedada.
"Não queria fazer uma foto convencional, dessas em que o vencedor aperta o Oscar entre as mãos", conta o fotógrafo. Ele, então, propôs à futura esposa que relaxasse. A atriz se deixou fotografar de peignoir e salto alto, esparramada na cadeira, pisando sobre os jornais do dia com cara de tédio e praticamente ignorando a estatueta do Oscar sobre a mesa. Não era para ser uma foto conceitual, mas acabou virando ícone de museu: uma das cópias está na National Portrait Gallery de Londres.
O’Neill, que ganhou notoriedade por registrar seus personagens fora do estúdio, em busca de uma relação mais natural com o ambiente, começou sua carreira profissional em 1959, fotografando para o Daily Sketch, então o principal jornal ilustrado de Londres.
 
Foi graças a um feliz incidente que o jornal o contratou. Tinha 21 anos e já havia desistido de fazer carreira como baterista de jazz quando, trabalhando como trainee da extinta Boac (hoje British Airways) no aeroporto Heathrow de Londres, fotografou com sua Agfa um homem tirando uma soneca no banco de espera. "Eu só não sabia que ele era Rab Butler, ministro do Exterior", conta, rindo. O Sunday Dispatch, que parou de circular em 1961, publicou a foto na primeira página - provavelmente com a perversa intenção de usar Butler como metáfora, mostrando como o governo inglês dormia no ponto.
Visitando o Brasil pela primeira vez, O’Neill fez questão de fotografar seu ídolo, Pelé. "Ele é mesmo carismático, me faz lembrar Nelson Mandela, com quem passei uma semana para realizar uma série de fotos que registrou seus 90 anos, em 2008."
 
No mesmo ano, Amy Winehouse posou para O’Neill e mandou a foto autografada para Mandela. O fotógrafo também passou pelo Palácio de Buckingham para clicar a rainha e já apontou sua câmera para outras personalidades do mundo político, entre elas Winston Churchill e Margaret Thatcher, além de celebridades do mundo do esporte como o boxeador Muhammad Ali, flagrado durante treino em Dublin. Seu negócio, porém, são os músicos.

São de O’Neill algumas das melhores fotos de Bono Vox, líder do U2. Conhece pouco os fotógrafos brasileiros, mas cita Sebastião Salgado como um dos seus preferidos, talvez pelo fato de ter as pessoas como modelos ideais, e não a paisagem ou a arquitetura. "Sinto-me confortável fotografando gente", resume. De preferência, em preto e branco. "É mais realista."

TERRY O’NEILL – ROCKSTARS De 19/4 a 7/5, seg. a sáb. 10h/22h, dom. e feriados 14h/20h. Shopping Cidade Jardim – Jardim central, piso térreo. Avenida Magalhães de Castro, 12100, Jardim Panorama, tel. 3552-1000, shoppingcidadejardim.com. Grátis.

2 comentários:

João Carlos disse...

Maravilha. A bela Faye então...como era linda!

Valdir Junior disse...

A Foto do John e ado George com o "Little" Dhani são demais !!