sábado, 30 de novembro de 2013

THE BEATLES - "ON AIR - LIVE AT THE BBC VOLUME 2" - Por VALDIR JUNIOR

Em 1995, quando o primeiro CD duplo do “Anthology” foi lançado, Paul McCartney em entrevistas disse brincando: “George Harrison e eu estamos falando sobre o próximo álbum se chamar: “Raspando o fundo do Barril”. Parece que esse barril (ainda) não chegou ao fundo. Dezenove anos depois do lançamento do primeiro CD com as gravações feitas pelos Beatles à rádio estatal inglesa, finalmente nos chega às mãos (oficialmente!) “The Beatles – “On Air – Live at the BBC Vol. 2”.
Entre março de 1962 e junho de 1965, os Beatles se apresentaram 275 vezes na Rádio inglesa. Dessas apresentações eles tocaram 88 canções diferentes, algumas foram tocadas varias vezes, outras apenas uma vez e muitas delas nunca foram gravadas. Aqui nesse “BBC Vol.2” temos duas faixas assim: “I'm Talking About You” de Chuck Berry e “Beautiful Dreamer” já gravada anteriormente por Bing Crosby, Jerry Lee Lewis e Roy Orbinson, além de uma beatle-versão para ‘Happy Birthday” em “Happy Birthday Dear Saturday Club”.
Este lançamento não é nem um pouco ruim, muito pelo contrario, há ótimas e vibrantes performances dos Beatles para musicas que aparecem pela primeira vez em versão ao vivo pela BBC nesse vol.2 (“She Loves You”, “I Want To Hold Your Hand”, “There's A Place” e “Money (That's What I Want)” entre outras ), mas,tirando isso,acabamos recebendo “mais do mesmo” com “novas” versões para musicas que já haviam aparecido no Vo.1 (covers em sua maior parte) e a recolocação nesse CD de 3 faixas já utilizadas anteriormente, duas do EP “Baby It's You” de 1994 (“Boys” e “I'll Follow The Sun”) e a terceira “Lend Me Your Comb” do CD “Anthology Vol.1” de 1995. Alem de incluir mais 4 faixas com entrevistas feitas pelos 4 Beatles em separado e que apesarem de serem absolutamente essências e históricas tem em média 8 minutos de duração cada uma, elevando assim o tempo e enchendo mais o CD. Todos sabemos que a BBC fez o favor de não manter em seus arquivos todas essas apresentações que os Beatles fizeram e em 1994, para o lançamento do “BBC Vol.1”, deixou escapar que tiveram que correr atrás de gravações de fãs para poder montar a álbum (ou seja usaram os famigerados “bootlegs”). Nesse novo volume podemos perceber que a qualidade sonora entre uma faixa e outra varia, mas notadamente nas faixas “I'm Talking About You” e “Beautiful Dreamer”, o que nos faz pensar que chegamos “o fundo do barril” pelo menos dentro das gravações feitas pela BBC . Claro, existem mais gravações dessa fase e podemos encontrá-las na famosa caixa-bootleg com 10 CDs “The Complete BBC Sessions’, mas essas gravações somente interessam aos fãs mais completistas e radicais. E com certeza, mesmo eles não vão conseguir ouvir pela 12° vez uma versão de “Please Please Me” ou pela 11° vez “I Saw Her Standing There” (duas das faixas com mais execução na BBC), deixando quase nada de realmente relevante e de qualidade sonora boa a ser mostrado em um pretenso novo volume.
É interessante ressaltar que esse é o primeiro lançamento dos Beatles pela Universal Music, que comprou uma parte do catálogo da EMI em novembro de 2011 e com uma filão tão promissor como os Beatles, é claro que ela quer faturar em cima e logo, então esse “ The Beatles – On Air –Live at the BBC Vol. 2“ é o primeiro passo para isso e ao mesmo tempo como o Vol.1 foi em 1994, esse CD é um teste para sentir o mercado em vista de futuros lançamentos. Dentro do que podemos esperar para o futuro em se tratando de musica dos Beatles existem ainda muitas coisas a para verem a luz do dia de maneira oficial: “Get Back Sessions”, ”The Beatles Christmas Albuns”,”Live at Hollywood Bowl”, “Livet at Shea Stadium” e as demos acústicas do álbum branco, entre muito mais). Mas devemos também contar e esperar que a Apple Corps. colabore para que tudo isso aconteça mesmo. Enquanto isso, vamos ouvindo esse BBC Vol. 2. Por VALDIR JUNIOR

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Muito legal !!!
Estou ouvindo o meu BBC 2 sem parar !!!

João Carlos disse...

Muito bom Valdir. Raspou o tacho e nos informou tudo. Ainda não comprei o meu.Já está nas lojas ou só pela Internet?

Valdir Junior disse...

Obrigado João Carlos !! O CD já esta nas boas lojas do ramo !!!