terça-feira, 22 de abril de 2014

JOHN LENNON - JEALOUS GUY - ABSOLUTAMENTE FANTÁSTICA!!!

"Jealous Guy" é uma das mais belas canções escritas e interpretadas por John Lennon. Apareceu pela primeira vez 1971 em seu álbum Imagine . É uma das canções mais regravadas de Lennon, com pelo menos 92 versões, sendo a mais conhecida a gravação do Roxy Music, que alcançou o número um em vários países três meses após a morte de John Lennon. A origem da composição aparece na Índia, depois que os Beatles assistiram a uma palestra por Maharishi Mahesh Yogi sobre um "son of the mother nature". Isso inspirou tanto Paul McCartney como John Lennon para escreverem canções sobre o mesmo assunto. A música de McCartney "Mother Nature's Son" foi selecionada para o álbum branco, enquanto canção de Lennon "Child of Nature" não foi. No entanto, ambas foram gravadas como demos na casa de George Harrison em Esher em maio de 1968. A demonstração contou com vocal de Lennon e uma guitarra acústica. Depois disso, Lennon continuou a tocá-la em algumas sessões. Eventualmente, a letra e o conceito foram demolidos e substituídos pelos versos de "Jealous Guy" que foi lançada somente em Imagine e durante a vida de Lennon, nunca foi lançada como single. Quase cinco anos após o assassinato de Lennon, e quatro anos e meio depois do Roxy Music alcançar o número um nas paradas do Reino Unido em 1981, a gravação de "Jealous Guy" de John Lennon, foi lançada pela Parlophone como single em novembro de 1985, tendo "Going Down on Love" do Walls And Brdiges como lado B. Esse single de Lennon, alcançou o número 65 nas paradas. Nos Estados Unidos, chegou ao número 80 da Billboard Hot 100 em novembro de 1988, junto com o lançamento do filme Imagine: John Lennon. Alguém pode até dizer que eu sou só um cara ciumento, mas a versão original gravada por John Lennon, dá pelo menos de 1000 a zero! Questão de opinião.

7 comentários:

Edu disse...

Absolutamente fundamental e imprescindível!

João Carlos disse...

E a 2ª melhor versão é a de Lennon no Anthology! E estou falando sério!

Valdir Junior disse...

Assino em baixo pessoal !!

Unknown disse...

Linda música, simplesmente Lennon

Unknown disse...

Linda música, simplesmente Lennon

Murilo Pedreira disse...

Aproximadamente 92 versões...conheço algumas e posso afirmar que nenhuma chega aos pés de qualquer interpretação de John. É de arrepiar!!

Marcelo disse...

P-E-R-F-E-I-T-A-! E aquele que não se emociona com o assovio do John, morreu em vida! Só uma pergunta (sem maldade nenhuma): quem o que é Roxy Music?