sexta-feira, 6 de março de 2015

PARABÉNS, DAVID GILMOUR - 69 ANOS


Hoje, 6 de março é aniversário do grande David Gilmour, um músico sem fronteiras. Ele está completando 69 anos. O cantor e guitarrista do Pink Floyd nasceu em Cambridge, Inglaterra e cresceu em Grantchester Meadows. Seu pai Douglas, foi professor de Zoologia da Universidade de Cambridge. Sua mãe Sylvia também era professora.
Conheceu Syd Barrett quando frequentava o Colégio de Artes e Tecnologia de Cambridge, embora não tenha pertencido à formação inicial do Pink Floyd. Seu primeiro grupo chamava-se Joker’s Wild onde começou a tocar em 1963. A banda mudou de nome para Flowers em 1967 tendo acabado nesse mesmo ano, e Gilmour formado os Bullitt. Juntou-se ao Pink Floyd em janeiro do ano seguinte. Syd Barrett saiu do grupo alguns meses mais tarde e ele então assumiu o papel de guitarrista principal. Quando Roger Waters deixou o grupo em 1985 achando que sem ele a banda se desintegraria, David Gilmour assumiu de vez e por completo o controle e criou outro megasucesso “A momentary lapse of reason”. Além dos compromissos com o Pink Floyd, David Gilmour tem uma carreira solo brilhante. Tocou com os melhores músicos do planeta. Gilmour é um músico com uma pegada muito sentimental. Transmite ao instrumento tudo o que realmente quer que seja executado. Foi inovador no uso de efeitos sonoros na guitarra. Também é notável por improvisar solos ao vivo feitos com a boca, com uma técnica magnífica, fazendo sua guitarra cantar. Recentemente, seu solo em "Comfortably Numb" foi considerado por um site especializado como sendo o melhor solo de guitarra de todos os tempos.
Também utiliza em suas apresentações um modelo de guitarra estilo "mesa", a lapsteel guitar, com a qual faz solos memoráveis e geniais, como em "High Hopes" e "One Of These Days", entre outras. David possui, entre mais de 100 guitarras, uma Fender Stratocaster de cor creme que é considerada uma das primeiras unidades fabricadas deste modelo. Ele raramente a usa em shows, por considerá-la muito rara e especial, além do medo que seja roubada. Em 2008 a Fender lançou uma Stratocaster em sua homenagem, batizada de "Black Strat", na sua linha de guitarras "Artist Signature Series". O modelo recria, em detalhes, uma Stratocaster preta que Gilmour ha muitos anos frequentemente utiliza. Ao longo de sua vida, tem colaborado ativamente em muitas organizações de caridade. Colabora com entidades como: Greenpeace, European Union Mental Health and Illness Association e Anistia Internacional. Realizou um projeto habitacional para os sem-teto e pessoas com deficiência intelectual. Em 1996 entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll junto com o Pink Floyd. Em Novembro de 2003 foi condecorado Membro da Ordem do Império Britânico.
Pois bem, o aniversário é de David Gilmour mas quem ganha o presente são os fâs (essa é nova!). Aqui a gente confere todo o virtuosismo do guitarrista ao vivo, no show de Gdanski de 2006 (completo!) e, ao lado do inigualável Paul McCartney no Cavern (também completão!). Melhor do que isso, só muito mais disso!


2 comentários:

João Carlos disse...

Já é uma lenda faz tempos. E merece.

Fábio Simão disse...

A escolha dos shows no final é a cereja do bolo do post.