sábado, 28 de novembro de 2015

DOISDOBANDO - ABSOLUTAMENTE GENIAL!

“Quem for da reca não faz leseira.” A boa surpresa desse final de ano, é o sensacional EP da banda “DOISDOBANDO”, um duo formado por Silvio Cavalcanti e João Wash - apoiado por músicos convidados para a gravação do EP (4 + bonus track) que já saiu em CD e também está disponível online para download, que traz o trabalho criativo e inteligente dos rapazes, homens feitos, pais de família mostrando a novíssima música alternativa do Brasil e do universo. Um trabalho absolutamente com uma linguagem pop e contagiante, algo absolutamente inédito e imperdível! Aqui no nosso blog preferido, a gente tem a oportunidade de conferir a resenha desse incrível lançamento, publicada no site Galeria Musical e escrita pelo nosso grande amigo e colaborador Valdir Junior:
Atualmente se quisermos escutar, algo realmente novo, devemos cada vez mais procurar entre os músicos e bandas independentes aquilo que a grande maioria dos artistas consagrados e acomodados deixaram de fazer. Com o advento das redes sociais, o trabalho de divulgação dos independentes ficou um pouco menos difícil, já que no boca-a-boca virtual, um bom trabalho acaba, de um jeito ou outro, chegando aos nossos ouvidos.
Esse é o caso do duo “DOISDOBANDO”, formado pelos compositores e intérpretes João Wash e Silvio Cavalcanti, que acabam de lançar um EP homônimo com cinco faixas. Apostando que o menos é mais, o duo traz uma produção impecável privilegiando em cada música, melodias, a poesia das letras e os arranjos que na sua simplicidade, acabam destacando com genialidade as matizes sonoras e de cada música. A banda de estúdio que acompanha o duo não deixa por menos e entregam uma perfomance impecável que contribuem e muito para o resultado final das músicas.
Nas quatro principais faixas do EP, o ouvinte é cativado da primeira à última nota de cada canção, descobrindo, aqui e ali, sons que refletem as influências do DoisdoBando e que são revigorados pelo duo numa linguagem mais moderna. A música “Os Maconheiros da Casa Amarela” é a faixa que tem a melodia mais grudenta do EP, essa por sinal é a faixa de trabalho do trabalho. Ela lembra um pouco o som do pernambucano e conterrâneo do duo, Lenine, e tem uma ótima guitarra blueseira que faz o contraponto perfeito com os efeitos e a batida da música.
Falando em blues, a faixa “Quando o Sol Diz Sim” derrama poesia nos doze compassos de um blues que fala tanto da felicidade e da tristeza. A sonoridade da música, que volta como bônus track com letra em inglês no final, remete bem ao som dos discos do saudoso Celso Blues Boy. A ótima “Língua Solta” em primeiro momento lembra os Titãs da fase “Õ Blésq Blom”, mas ao mesmo tempo tem uma coisa nova, que só pode ser a cara do DoisdoBando e nos instiga a ouvi-la mais de uma vez seguida.
A deliciosa bossa pop de “Doido São” é a típica faixa que se entrasse na trilha de alguma novela global, e se as rádios não fossem tão jabaculentas, faria um sucesso enorme e com certeza tem todo potencial para isso. A faixa bônus “When The Sun Says Yes” traz a mesma faixa musical da versão em português e vale mais como curiosidade, já que a faixa original por si só se sustenta na letra. O saldo final do EP, que pode ser encontrado nas principais plataformas on line e também em versão física direto com a banda, é altamente positivo, e nos deixa querendo mais. Ficamos na espera que esse seja um cartão de visita para um álbum inteiro de canções do DoisdoBando, pois aqui eles já mostram que dão uma aula de como fazer música boa, de forma simples e inteligente.
É isso aí, Valdir! E aqui, a gente confere também o que os autores disseram sobre o disco e algumas das faixas:
"DOISDOBANDO é um projeto que hoje se torna realidade depois de quase três anos de maturação; valeu todo nosso (meu e de Silvio Cavalcanti) empenho num trabalho que se traduz na pulsação presente em cada faixa do EP produzido com o intuito de trazer algo novo, vivo, ousado. E próprio: acho que conseguimos fazer bem o que sabemos e imprimir no EP nossa cara e coragem... agora, a cria está no mundo." João Wash.

"Língua Solta surgiu a partir de um poemeto que fiz, sem maiores pretensões, e postei 'datilografado num papelzinho' em meu perfil no facebook, João (Wash) leu e me respondeu logo no dia seguinte com uma melodia que ele fez noite adentro, e, provocado, completei 'na bucha' esse Rock sensual... ficamos muito felizes com o resultado, a pegada está deliciosa... uma coisa nova. Outra track do EP que teve um caso de sintonia imediata, parecia algo guardado em nossas cabeças, “Os Maconheiros de Casa Amarela” nasceu de um refrão meio balbuciado, brinquedo de palavras, enchimento de melodia que virou mote, conceito, tema central da composição: um rock que fala de nosso afeto por músicos, bandas, artistas plásticos, atores/atrizes, peladeiros, noctívagos, gente querida desse bairro recifense prenhe de cultura urbana e espontaneamente conectada com com a "novidade" do mundo... quem for da reca não faz leseira.” Silvio Cavalcanti
"Depois que recebi o esboço de “Quando o Sol diz Sim” (acho que a gravação foi feita na rua, podia-se escutar ruído de carros passando), respondi a Silvio que aquele blues já estava pronto, mas, ele insistiu que eu fizesse algo mais; fiquei uns dois ou três dias buscando, encontrei o que faltava e mandei de volta, aí o parceiro desenhou as letrinhas finais... e o sol nasceu." - João Wash.
Pessoas físicas e jurídicas (no Brasil ou no exterior) ainda não contatadas por nossa equipe de distribuição e logística podem fazer reservas e/ou pedidos para revenda pelo e-mail: doisdobando@gmail.com

3 comentários:

Edu disse...

Muito legal e merecido ver o trabalho de uma banda nordestina, mas universal, aqui no meio de tantas feras. Curti demais fazer essa postagem. Parabéns João Wash, Silvio Cavalcanti e todos os envolvidos. Um trabalho de primeiríssima linha. Absolutamente imperdível!

João Carlos disse...

Se o Baú recomenda. Quem há de duvidar?

Valdir Junior disse...

Realmente é muito bom esse EP. Está sem duvida entre os melhores lançamentos desse ano. Parabéns João Wash e Silvio Cavalcanti.