quarta-feira, 28 de setembro de 2016

THE BEATLES - LET IT BE - THE SONG

Lançada como single em março de 1970, "Let It Be" parecia ter sido gravada como o canto do cisne dos Beatles, mas a canção era de janeiro de 1969. Ninguém fazia ideia de que aquele seria o último síngle. Paul tinha escrito "Let It Be" a partir da sua sensação geral de desespero, uma vez que os Beatles começavam, aos poucos, a ruir. O documentário tinha começado como um registro de um ensaio seguido de uma apresentação ao vivo, mas foi o registro de um grupo dando os últimos suspiros. A essa altura, John preferia passar seu tempo com Yoko, cuja pre-sença no estúdio não era bem-vinda por todos. George já havia deixado o grupo uma vez e estava desestimulado diante da maneira como suas composições eram instantaneamente rejeitadas. Até mesmo Ringo tirou umas férias quando o clima ficou realmente ruim durante a gravação do Álbum Branco. Paul estava claramente tentando assumir o papel de líder porque sentia que sem organização e disciplina ninguém chegaria mais a lugar nenhum. "Acho que estamos muito pra baixo desde que o sr. Epstein morreu", é possível ouvir Paul dizendo no filme. "É por isso que estamos cansados do grupo. Não há nada nele de que podemos tirar proveito. Tem sido um peso. A única maneira de não ser um peso é os quatro pensarem 'devemos transformá-lo em algo de bom novamente ou deixar pra lá?'" Mesmo que o papel de Paul tenha sido necessário, não fez dele mais querido. Os demais começaram a se ressentir do seu papel de organizador. "Let It Be" foi escrita como uma resposta a toda essa pressão: "Eu a escrevi quando todos esses problemas comerciais começaram a me cansar", Paul afirmou. "Eu estava passando por um 'momento pesado' e foi a minha maneira de exorcizar os fantasmas."

4 comentários:

Edu disse...

Em alguns momentos, dá vontade de chorar de tanta saudade!

Marcelennon disse...

Em inúmeros momentos escuros da minha vida, essa canção estava lá, como uma luz, ajudando em minha retomada de caminho. Realmente... É uma canção tão linda que, conforme o dia em que eu a escutar, ainda choro de emoção. Junto com "In My Life", são as minhas canções favoritas dos Fab Four.

João Carlos disse...

Uma maravilha. Um "inner gospel".

Valdir Junior disse...

É verdade, Edu. É verdade!!
Quando escuto ela, na minha cabeça e no meu coração, é um recapitulando da história deles e da minha...que dá um aperto...