segunda-feira, 29 de maio de 2017

THE BEATLES - DO YOU WANT TO KNOW A SECRET?

Mais ou menos na mesma época em que Paul terminou o namoro com a feiosa Dot Rhone, Cynthia descobriu que estava grávida. Em 23 de agosto de 1962, ela e John seguiram a convenção e se casaram em um cartório em Mount Pleasant, Liverpool. O padrinho desse pequeno evento, que teve a participação de Paul, George e de alguns parentes, foi o empresário Brian Epstein, que ofereceu aos recém-casados um apartamento térreo no número 36 da Faulkner Street para começarem a vida. Essa não era a principal residência de Epstein, mas um local no centro da cidade que ele reservava para seus discretos encontros homossexuais. Cynthia se lembra de ter ficado muito animada com o presente porque eles nem tinham começado a procurar um lugar para morar e não havia tempo na apertada agenda dos Beaües para uma lua de mel. “Foi o primeiro apartamento que não tive que dividir com outros catorze estudantes de arte”, John disse mais tarde. Foi enquanto morou lá que John escreveu “Do You WantTo Know A Secret?”, e o segredo em questão era que ele estava apaixonado. Assim como “Please Please Me”, a gênese era uma música que sua mãe costumava cantar para ele, tirada do filme da Disney de 1937, Branca de Neve e os Sete Anões. Em uma das cenas de abertura do filme, Branca de Neve canta para os pombos, ao lado do poço do castelo: “Wanna know a secret? Promise not to tell? We are standing by a wishing well” - (‘I’m Wishing”, letra e música de Larry Morey e Frank Churchill). Em uma entrevista para a revista Musician, George Harrison disse que a inspiração musical da canção vinha de “I Really Love You”, sucesso de 1961 de The Stereos. Nota: George gravaria “I Really Love You” anos depois, em seu álbum Gone Troppo de 1982.Resultado de imagem para DO YOU WANT TO KNOW A SECRET? billy kramer
“Do You WantTo Know A Secret?” foi oferecida a outro artista de Epstein, Billy J. Kramer, que a levou para a Alemanha como parte de seu set list. O nome real de Kramer era Billy Ashton, e ele era o terceiro artista a assinar com Epstein, pouco depois de Gerry and the Pacemakers. Epstein contratou em seguida The Big Three, The Fourmost, Tommy Quickly e Cilla Black, todos de Liverpool. Kramer voltou da Alemanha convencido de que “Do You WantTo Know A Secret?” não agradava ao público, mas a EMI gostou tanto da música que lhe ofereceu um contrato de gravação depois de ouvir uma fita-teste. A música chegou ao segundo lugar das paradas britânicas no verão de 1963, a primeira vez que uma música de Lennon e McCartney cantada por outro artista chegava ao Top 10.
Em 1980, John Lennon disse que deu "Do You Want to Know a Secret" para George Harrison cantar porque "ela tinha apenas três notas e ele não era o melhor cantor no mundo," mas acrescentou "ele tem melhorado muito desde daquela época”. George cantou duas canções no álbum Please Please Me: esta, de Lennon/McCartney e "Chains" de Gerry Goffin e Carole King. Os Beatles não gravaram uma canção composta por George Harrison até "Don't Bother Me" do álbum With the Beatles. “Do You WantTo Know A Secret?” foi lançado um ano mais tarde como um single pela Vee-Jay nos Estados Unidos em 23 de março de 1964, atingindo o segundo lugar atrás de outra canção dos Beatles, "Can not Buy Me Love".

4 comentários:

Valdir Junior disse...

simplesinha, mas adorável. Quem sabe tocar violão com certeza já tentou tocar ela "de ouvido" alguma vez.

Joelma disse...

Gosto demais! Antes achava que John cantava ela.

Marcio Pereira disse...

Também gosto.

Júlio disse...

Gosto demais dessa música. Fico imaginando o sucesso que fez na época de seu lançamento.