quarta-feira, 7 de março de 2018

THE BEATLES - PAUL McCARTNEY - THINGS WE SAID TODAY


"Things We Said Today" é uma música dos Beatles escrita por Paul McCartney e creditada à dupla Lennon e McCartney. Foi composta para o filme “A Hard Days Night” mas não aparece nele. É a terceira música do lado B do álbum com a trilha sonora. Também foi lançada como o lado B do single “A Hard Day’s Night” no Reino Unido"Things We Said Today" é uma pequena música perfeita, de Paul, com um jeito extrovertido, alegre e positivo, mas percebe-se algo triste e lamentoso sob a superfície da letra. O crítico, musicólogo e compositor inglês Wilfrid Mellers considerou-a "a música mais bonita e profunda dos Beatles até este momento"Em maio de 1964, depois de concluir as filmagens de “A Hard Day’s Night” e cumprir alguns compromissos na Inglaterra e na Escócia, os Beatles e sua equipe tiraram férias. John e George fizeram uma volta ao mundo com paradas na Holanda, na Polinésia, no Havaí e no Canadá, enquanto Paul e Ringo foram para a França e para Portugal antes de partirem para as Ilhas Virgens.

Quando estavam no Caribe, alugaram um iate chamado "Happy Days". Foi a bordo dele, com Ringo, Maureen e Jane, que Paul compôs "Things We Said Today". A balada era uma reflexão sobre sua relação com Jane, considerando que ele sabia, por causa do ritmo de trabalho dos dois, que não teriam muitos momentos juntos. Atriz, Jane Asher era tão ocupada quanto ele, e suas atividades profissionais com freqüencia os distanciavam, colocando tensão no relacionamento. "You say you will love me / if i have to go" (Você diz que vai me amar / se eu tiver que ir). Então, mesmo enquanto estão juntos, no barco, ele sabe que logo haverá uma separação. Há também uma reflexão mas madura e sábia: "Some day when we're dreaming / deep in love, not not a lot to say / then we wil remember / things we said today" (Algum dia, quando estivermos sonhando / mergulhados no amor, sem muito o que dizer / vamos nos lembrar / das coisa que dissemos hoje). Paul, na época tinha só 21 anos e é algo bastante sofisticado para alguém tão jovem imaginar-se assim no futuro.

Os Beatles gravaram "Things We Said Today" em três takes no dia 2 de junho de 1964. O grupo também gravou a música outras duas vezes para a BBC rádio, em 14 e 17 de julho de 1964. A banda incluiu "Things We Said Today", como parte de seu set ao vivo durante sua turnê 1964 dos Estados Unidos e Canadá. George Harrison cantava as harmonias vocais ao lado de Paul durante as performances.

2 comentários:

Marcelennon disse...

Canção espetacular.
Embora eu discorde do crítico Wilfrid Mellers (e eu sempre discordo de críticos, por isso vivo dizendo que a opinião deles pouco importa para mim e que o que conta é a emoção de cada um ao ouvir determinada canção!), ela é, sem dúvida, uma das grandes canções do nosso Macca, até aquele momento... Mas, com relação à beleza e profundidade, "If I Fell" não fica nem um pouquinho atrás...
O compacto com "A Hard Day's Night/Things We Said Today" é simplesmente antológico!

Edu disse...

Ele fez um elogio: "a música mais bonita e profunda dos Beatles até este momento".