quinta-feira, 31 de maio de 2018

MUSIC FOR MONTSERRAT - UM SHOW HISTÓRICO!


Montserrat é uma pequena ilha, situada no mar do Caribe, nas Antilhas. Com a criação dos AIR Studios em 1979 pelo produtor dos Beatles, George Martin, a ilha atraiu músicos mundialmente famosos, que vieram gravar no tranquilo ambiente tropical de Montserrat. Na madrugada de 17 de setembro de 1989, o furacão Hugo, uma tempestade da categoria 4, atingiu Montserrat, com ventos que ultrapassaram os 140 km/h danificaram 90% dos edifícios da região. Os AIR Studios foram fechados e o turismo, que era a principal fonte de renda, praticamente desapareceu. A população se uniu e, com coragem e determinação, iniciou a reconstrução de sua vida nos meses seguintes. No entanto, o vulcão Soufrière Hills, que desde o século XVII não apresentava qualquer erupção, apesar de nos anos 1966/67 ter sido registrada alguma atividade sísmica, em 18 de julho de 1995 acordou e entrou em atividade, tendo a capital Plymouth sido evacuada. Em 1997 deu-se a maior erupção. Milhares de habitantes perderam tudo, e centenas de pessoas morreram.
No dia 15 de setembro de 1997, foi realizado em Londres no Royal Albert Hall um megaconcerto em prol da ilha, que ficou conhecido como Music for Montserrat. Organizado por George Martin, toda a renda desse espetáculo foi revertida para a reconstrução da pequena ilha de Montserrat. Alguns dos principais nomes da música popular como Paul McCartney, Eric Clapton, Phil Collins, Carl Perkins, Elton John, Mark Knopfler, Mick Huckanall, Sting, entre outros, estavam lá no Albert Hall para este grande show beneficente.
Infelizmente, esta foi a última aparição de Carl Perkins em público. Ele morreu quatro meses depois, vítima de câncer na garganta no dia 19 de janeiro de 1998. Um concerto histórico, um momento único.

Um comentário:

Dani disse...

Não sabia dessa história, que coisa!Bom que a população local tenha conseguido se recuperar. O estúdio nunca mais voltou a ser aberto? Quanto aos shows, muito bons!!