terça-feira, 8 de maio de 2018

THE BEATLES - LET IT BE - DELUXE EDITION - 1970


Além dos lançamentos padrão em todo o mundo, o álbum “Let It Be” também foi lançado em um pacote de luxo em pelo menos em uma dúzia de países diferentes. Em alguns, ele saiu inicialmente apenas no box set, e depois o LP foi posteriormente emitido da forma padrão. Projetado no Reino Unido, o conjunto de edição limitada incluía um livro “Get Back” com 160 páginas de luxo com muitos textos e centenas de fotos coloridas impressas em papel brilhante de alta qualidade.Cada país incluiu o seu próprio exemplar padrão de “Let It Be”. Os livros eram todos impressos na Inglaterra, e a maioria incluía pequenos adesivos nas costas (e dentro de alguns) com suas próprias informações cobrindo os créditos de impressão do Reino Unido. A única diferença nas caixas externas era na parte de trás, onde o país (e o número do registro em alguns) estava listado na parte inferior. A versão sul-africana tinha um adesivo na contracapa, no canto superior direito, que dava o número da caixa. No Japão, “Let It Be” foi lançado pela primeira vez apenas no pacote box set, e em vinil vermelho (entre os mais raros de todos os pacotes de Let It Be), depois reimpresso em vinil preto e depois lançado como um vinil padrão em LP preto sem a caixa e sem o livro.Os livros por si só se tornaram bastante valiosos e procurados durante os anos 70 e 80, às vezes podendo chegar até US $ 100 por cópias quase em bom estado. As páginas nos livros facilmente se soltavam devido à maneira como como havia sido feita a brochura, o que afeta seu valor (e o valor do box set completo). No início dos anos 90, a empresa italiana de bootlegs Vigotone incluía cópias reimpressas do livro em seu conjunto de CDs Get Back Journals. Cópias quase perfeitas dos originais, são quase impossíveis de distinguir. A principal revelação é que as contracapas dos livros de reedições estão em branco, sem créditos. No entanto, cópias originais alemãs dos livros “Get Back” foram impressas sem os créditos, então nem todas as cópias em branco que aparecem são falsas. Cópias extras do livro falso estavam disponíveis separadamente em quantidades muito pequenas, mas mesmo essas são ainda mais difíceis de encontrar.
As cópias bem consercadas do livro original sempre foram vendidas instantaneamente, desde o lançamento de 1970. É um das publicações mais procuradas sobre os Beatles por colecionadores. Encontrar uma cópia em bom estado, seja do lugar que for é um desafio por si só, mas vale a pena pesquisar. Uma dessas box originais, com o disco capa-dupla e o livro podem chegar até $1000.00.

No Brasil, “Let It Be”, o novo (e último) lançamento dos Beatles só chegou com somente dois meses de atraso em julho de 1970. Diferentemente da versão britânica (embalada em uma caixa e com um livro de fotos) e da americana (com capa dupla), no Brasil foi lançado apenas o álbum com capa simples e sem encartes. Pela primeira vez o texto da contracapa não foi traduzido para o português.

Um comentário: