terça-feira, 12 de junho de 2018

JANE ASHER & PAUL McCARTNEY - UMA BREVE LOVE STORY


Nem tão breve assim. Durou cinco anos. A jovem Jane Asher tinha tudo para ser uma "patricinha/burguesinha/gatinha" tipicamente da aristocracia britânica, mas ela era muito mais que isso. Cheia de atitudes, determinada e auto-suficiente, desde cedo sabia bem aonde queria chegar. Jane Asher agora está com 72 anos. Ela nasceu em Londres em 5 de abril de 1946. É atriz, empresária e escritora. Durante quase toda a década de 1960 (entre 1963 e 1968), foi mais famosa por ter sido a namorada e noiva de um certo rapaz de Liverpool, um tal de Paul McCartney que tocava em uma banda de rock. Jane Asher foi a inspiração de dezenas de músicas dos Beatles, “And I Love Her”, “Here There and Everywhere”, “For No One”, entre outras tantas.

Vinda de família nobre, a ruivinha começou cedo sua carreira na televisão, e em 1951 fez seu primeiro filme, "Mandy". Com 12 anos fez o filme Alice no País das Maravilhas, que foi seu primeiro grande sucesso. Viveu a infância em sua casa no centro de Londres e estudou no colégio Queen's, situado em Harley Street. O pai era um conhecido médico, psiquiatra e autor de um grande número de livros de medicina. A mãe era descendente da nobreza britânica, tocava na orquestra antes de deixá-la para formar sua família. Jane tem um irmão, Peter (Peter Asher, da dupla Peter & Gordon, mais tarde, produtor musical da Apple) e uma irmã, Claire.
Jane conheceu Paul McCartney em 18 de abril de 1963, aos 17 anos, antes de uma apresentação dos Beatles no Royal Albert Hall, em Londres. O show foi transmitido ao vivo pela BBC no programa Swinging Sound, e entre os ensaios o grupo fez uma sessão de fotos para a revista semanal Radio Times. Depois do programa, Jane e os Beatles foram conversar no famoso quarto verde que havia nos estúdios; depois eles convidaram Jane para ir ao hotel Royal Court, na Sloane Square onde estavam hospedados. Garota descolada que era, ela aceitou. Os quatro Beatles e mais um monte de gente ficou dando em cima dela. No começo pareceu que George Harrison era o que estava mais interessado, mas foi Paul McCartney quem se deu bem. Depois de várias cantadas dos convidados à Jane, os indesejáveis deram uma folga e saíram, deixando Jane e Paul sozinhos no apartamento, mas nada aconteceu. Quando os outros voltaram, Paul e Jane estavam conversando sobre suas comidas favoritas. Resolveram então todos irem ao West End londrino, menos a senhorita Asher que eles levaram para sua casa em Wimpole Street. Antes que ela saísse do carro, McCartney pediu seu número de telefone e começava aí o romance dos dois. Em 1966 Paul mudou-se para a casa dos pais dela em Wimpole Street.
Ainda em 1963, no fim do ano, em 25 de dezembro, Paul pediu Jane em casamento, dando-lhe um anel de diamantes e esmeraldas, mas casamento mesmo, nada. E assim passaram os anos. McCartney nunca foi fiel e aproveitava as viagens dela para dar umas. Numa dessas, foi pego com outra mulher (Maggie McGivern) na cama em 1968. Apesar disso, Paul e Jane foram vistos juntos várias vezes depois de McGivern. Na estreia do filme "Yellow Submarine'" dos Beatles, Jane anunciou o fim do noivado.Resultado de imagem para JANE ASHER
Ela continuou com a sua carreira de atriz, tentando se livrar da sombra de "namorada de Paul McCartney". Na década de 1970 conheceu o ilustrador Gerald Scarfe (que viria a fazer as animações do clássico filme "The Wall", baseado no lendário álbum do Pink Floyd), com quem se casou e teve 3 filhos: Kate, nascida em 17 de abril de 1974, Alexander, nascido em dezembro de 1981 e Rory, nascido em 1984.
A Sra. Asher, desde aquela época dos Beatles até os dias de hoje, nunca parou; escreveu vários livros, abriu uma companhia de tortas altamente conhecida, apresentou programas de televisão, escreveu novelas e mais várias outras coisas. Continua casada até hoje e mora em Chelsea, Londres. De todos as personagens mais ou menos envolvidas com a vida profissional e pessoal dos Beatles e de seus quatro integrantes, Jane foi a única a manter reserva sobre os aspectos de sua relação amorosa com McCartney, recusando-se, em todos estes anos após o fim da banda e de seu relacionamento, a discutir em público sobre o ex-Beatle ou a vida pessoal entre eles.

3 comentários:

Edu disse...

O casal mais charmoso da Swinging London.

Arthur disse...

Ela e Patty eram bonitas. jane parecia uma lady, discreta e distinta. Bem diferente das outras feiosas da família beatles.

Evandro disse...

Vi recentemente um filme com ela, "Deep End", de 1970. Gostei muito. E o incrível é que tenha Cat Stevens e CAN trilha-sonora