sexta-feira, 29 de junho de 2018

PAUL McCARTNEY & WINGS - LIVE AND LET DIE - 45 ANOS - SENSACIONAL!**********


"Live and Let Die" foi um dos megasucessos de Paul McCartney e sua banda Wings, composta por Paul em parceria com a mulher Linda McCartney em Londres há 45 anos - para o oitavo filme de James Bond, “Viva e Deixe Morrer”. Após seu lançamento em 1973, a música literalmente explodiu, atingindo o topo das paradas americanas e britânicas, e chegou a ser indicada ao Oscar de melhor canção daquele ano, mas perdeu para "The Way We Were", composta por Marvin Hamlisch, Marilyn Bergman e Alan Bergman para o filme “Nosso Amor de Ontem”.
Certo dia, conversando com o ex-dirigente da Apple Records, Ron Kass, Paul mencionou  a anteriormente velada ambição de compor um tema para um filme de James Bond. Kass disse que conhecia os produtores de Bond, Harry Saltzman e Albert ‘'Cubby” Brocçoli, e que tinha certeza de que que adorariam a ideia de ter um ex-Beatle compondo a música para o próximo filme. Com a conexão devidamente feita, e os produtores mais do que iriteressados pela ideia, McCartney recebeu uma cópia do livro Viva e deixe morrer, que ele leu num sábado em outubro de 1972, antes de começar a terminar a música no dia seguinte. Paul diz ter saboreado a ideia de ter sido contratado para escrever sob encomenda. “Como um compositor que se vê parte como artesão. A ideia é semelhante a ser contratado para construir um móvel para a coleção nacional ou coisa parecida. Tem a coisa do prestígio, sabe? Pelo menos teve para mim”. disse ele. Transformar o título em letra de música foi a parte mais complicada do processo para ele. “Pensava, viva e deixe morrer.... Certo, o que querem dizer mesmo é viva e deixe viver, e aí está o segredo. Então vi as coisas por um ângulo muito óbvio. Simplesmente pensei “quando você era jovem, costumava'dizer isso, mas agora diz aquilo. Assim isso entrou na música facilmente”. A balada brilhantemente envolvente, munida de passagens instrumentais explosivas de ritmo rápido, provaria ser uma das criações mais duradouras de McCartney, mostrando que talvez trabalhasse melhor quando diri­gido ou desafiado ou, como no caso da parceria com Lennon, incitado por uma rivalidade amigável. A música foi rapidamente gravada com o Wings no Morgan Studios, em Willesden, na semana seguinte, com sua orquestração dinâmica mais tarde acrescentada por George Martin em seu estúdio AIR London, na Oxford Circus. Uma vez concluída, Martin viajou para a Jamaica com um acetato de “Live And Let Die” para tocá-la para Saltzman. O produtor do filme ficou impressionado, mas, confundindo a gravação com uma demo, perguntou quem Martin e McCartney convidariam para cantar na versão final. Coube ao diplomático Martin dizer que aquela era a versão final. Linda escreveu o trecho “what’s the matter to ya”, em ritmo de reggae. A canção foi gravada durante as sessões do álbum Red Rose Speedway. Durante o filme, outra versão da música é apresentada, cantada por Brenda Arnau enquanto Bond está em um clube, mas esta não aparece no álbum da trilha sonora. O compacto dos Wings com Live and Let Die / I Lie Around foi lançado em 1 de junho 6 de 1973 no Reino Unido e em 18 de junho 6 nos Estados Unidos.
A primeira cover feita da música foi uma versão big band gravada por Stan Kenton e sua orquestra, em 1973. Os Pretenders também fizeram uma versão da música para o álbum do compositor David Arnold Shaken and Stirred: The David Arnold James Bond Project. A cantora Fergie gravou a canção para um especial da CBS, e uma versão feita pela cantora Duffy foi lançada no álbum de caridade Heroes, em 2009. A então ex-Spice Girls Geri Halliwell, gravou a música para o lançamento de Lift Me Up, 3º single do seu primeiro álbum solo, Schizophonic, em 1999. "Live and Let Die" também foi lançada como segundo single do álbum Use Your Illusion I da banda Guns “n” Roses, tornando-se um hit top 40, chegando a 33 no Chart Hot 100 e também ficou em # 20 no Mainstream Rock.
Resultado de imagem para LIVE AND LET DIE 1973
O filme “Live and Let Die” de 1973, foi o oitavo da série James Bond e o primeiro estrelado por Roger Moore no papel do agente 007. O filme foi realizado por Guy Hamilton e produzido por Albert Broccoli e Harry Saltzman e é baseado no romance homônimo de Ian Fleming. Em 5 de julho de 1973, Live and Let Die estreou em Londres e obteve mais um recorde na bilheteria, faturando 36 milhões de dólares nos EUA e 161 milhões no resto do mundo.Muitos criticaram a enfase exagerada na comédia. No final, os produtores conseguiram fazer a maior proeza de todas: deram ao mundo um novo 007. A música “Live and Let Die” também aparece nos filmes Shrek III, Grosse Pointe Blank e The In-Laws, bem como em um episódio da série de televisão Life on Mars.

3 comentários:

Flora Amaral disse...

Um dos momentos mais legais de Paul depois dos Beatles. Adoro!

Dani disse...

Muito bom!!

roque22 disse...

Maravilhosa. Amo os Wings!