sexta-feira, 29 de junho de 2018

THE BEATLES - GEORGE HARRISON - DON'T BOTHER ME


"Don't Bother Me" foi a estreia oficial do jovem George Harrison, então com 20 anos, como autor de uma canção dos Beatles. O principal guitarrista da banda, conseguiu o mérito de estar à frente em nada menos que três músicas – “Don’t Bother Me”, dele próprio, o clássico “Roll Over Beethoven”, de Chuck Berry e a menos notada regravação dos Beatles para “Devil In Her Heart” de Richard Drapkin que a gravou com o nome de Ricky Dee.
O álbum “With The Beatles” foi o segundo lançado por eles, em 22 de novembro de 1963. No primeiro, ”Please Please Me”, George aparecia com duas: “Chains” (escrita pela dupla Goffin / King) e “Do You Want To Know a Secret?” de John Lennon e Paul McCartney, além dos seus solos espetaculares e absolutamente matadores como em “I Saw Her Standing There” - faixa que abre o disco e a carreira fonográfica dos Beatles.
Harrison escreveu a música enquanto estava doente e de cama em um quarto de hotel em Bournemouth, Inglaterra. Os Beatles já tinham gravado duas canções compostas por George Harrison mas não as tinham lançado: "In Spite of All the Danger" (em parceria com Paul McCartney) e "Cry for a Shadow" (em parceria com John Lennon). Ambas só foram lançadas oficialmente em 1995 no álbum duplo Anthology 1O verso que diz: "So go away, leave me alone, don't bother me" - Então vá embora, deixe-me só, não me perturbe - não era comum em canções dos Beatles na época mas esses versos, se tornariam uma das mais marcantes características de George Harrison"Don't Bother Me" mais tarde apareceria na cena da boate no filme "A Hard Day's Night".

Os Beatles gravaram "Don't Bother Me" pela primeira vez no Studio Two da EMI em Abbey Road em 11 de setembro de 1963. Gravaram sete takes, três dos quais eram overdubs, nenhum deles foi usado. Os resultados foram considerados insatisfatórios. Retornando ao estúdio no dia seguinte, refizeram a música das 7h às 11h30, designando o primeiro take como "take 10". George Martin produziu, assistido pelos engenheiros Norman Smith e Richard Langham. Harrison canta o vocal principal e toca o solo de guitarra em todas as faixas, reclamando entre as tomadas sobre a dificuldade que isso adiciona à apresentação. Lennon toca guitarra base, tentando obter um som "sujo" nas primeiras tomadas, aumentando o ganho de sinal em sua Rickenbacker 325 Capri. Martin não ficou satisfeito com o efeito e sugeriu o uso de um compressor para nivelar a faixa dinâmica da guitarra e atingir o "som de órgão" desejado. O amplificador de Lennon fornece um efeito de tremolo,  resultando em um som mais "sinistro" no refrão e na ponte. O take 13 foi considerado o melhor, permitindo que os Beatles continuassem com a dobragem. Harrison gravou outro vocal, duas vezes seguidas de seu original, enquanto McCartney toca claves, Lennon o pandeiro e Ringo um bongô árabe.
With the Beatles foi lançado pelo selo Parlophone da EMI em 22 de novembro de 1963, com "Don't Bother Me" sequenciada como a quarta faixa entre "All My Loving" e "Little Child"Ian MacDonald escreveu que a recepção da música tem sido geralmente ruim, com até o próprio Harrison subsequentemente descartando-a. Em sua biografia "I, Me, Mine", Harrison escreve: "Não acho que seja uma música particularmente boa... Pode nem ser uma música, mas pelo menos me mostrou que tudo que eu precisava fazer era continuar escrevendo, e então talvez eventualmente eu escreveria algo bom". Tim Riley descreve-a como uma estreia de composição fraca e demonstra a força dos Beatles como um grupo que "encontra um groove nesta música, apesar de suas falhas". Mark Hertsgaard foi mais favorável, descrevendo-a como uma das melhores em With the Beatles e "uma estreia promissora". George Harrison faz o vocal dobrado e toca a guitarra solo; John Lennon toca a guitarra base e pandeiro; Paul McCartney toca baixo e claves; e Ringo Starr toca bateria e bongô árabe.

2 comentários:

Joelma disse...

Lindo demais!!
Mesmo no início George encantava. Tanto que colocaram Don't Bother Me no filme.

Edu disse...

Yes!