segunda-feira, 21 de setembro de 2020

ERIC CLAPTON - SLOW HAND - 1977 - SENSACIONAL!


De um tipo de Deus e herói da guitarra dos anos 1960, a transformação de Eric Clapton em um homem à vontade no mundo do rádio contemporâ­neo dirigido a adultos foi tomar forma em Slowhand, o qual apresenta Clapton e sua banda em um estado de espirito relaxado.
Slowhand  foi o quinto álbum de estúdio de Eric Clapton. Lançado em 25 de novembro de 1977 pela RSO Records, é um de seus álbuns de estúdio de maior sucesso comercial e de crítica. Slowhand produziu dois singles de sucesso "Lay Down Sally" e "Wonderful Tonight", alcançou várias paradas musicais internacionais e foi homenageado com vários prêmios e certificações de gravação. Em 2012, uma edição deluxe foi lançada para comemorar o 35º aniversário do álbum.

Pela primeira vez trabalhando com o produtor Glyn Johns, cujos créditos passados na produção e engenharia incluíam os Beatles, os Rolling Stones e o Who, esse lançamento de 1977 foi também uma demonstração de ecletismo, absorvendo blues, country e rockmainstream. O enfoque discreto de Clapton não está mais evidente do que em “Wonderful Tonight” a primeira canção que ele havia preparado para o álbum e outro tributo, depois de “Layla” para sua futura esposa Patti Boyd — que naquele ano se divorciou do ex-Beatle George Harrison. Embora rapidamente tenha se tornado uma favorita do rádio e das pistas de dança, ‘Wonderful Tonight’ veio dar munição para a crítica acusá-lo de se satisfazer com material leve, brando.
Mas a abertura do álbum, um cover da bluseira “Cocaine” de J. J. Cale, estabelece o tom correto, enquanto o ritmo de Slowhand é levado para o country-rock “Lay Down Sally”, que se tornou seu maior sucesso nos EUA desde ‘I Shot The Sheriff’ ao alcançar a posição número 3 nas paradas, no final de 1977. O sucesso dessa faixa foi também a chave para tornar o álbum o mais bem ven­dido de Clapton até a data, com apenas Saturday Night Fever impedindo que chegasse à posição número 1; já no Reino Unido o álbum conseguiu chegar à 23ª posição.

O título do discão vem do apelido de Clapton“Slowhand”, que lhe foi dado por Giorgio Gomelsky. Em sua autobiografia de 2007, Clapton lembrou que o nome "Slowhand" parecia ser parte de seu nome verdadeiro, porque parecia ser bem recebido por seus amigos americanos e fãs que pensavam no Velho Oeste ao ouvir o apelido. A arte do álbum foi feita pelo próprio Clapton com a ajuda de Pattie Boyd e Dave Stewart, creditado como "El & Nell Ink".

3 comentários:

Dani disse...

Um dos maiores albuns de todos os tempos, na minha opinião.

Edu disse...

Na minha também. ... Só a capa do disco (o LPzão), já valeu o preço que paguei num tempo que achei que começava a conhecer a vida de verdade... Minha preferida é "Alberta", que só apareceu na edição 'deluxe' em comemoração aos 35 anos do discão em 2012. :)

roque22 disse...

Simplesmente Espetacular!