terça-feira, 29 de setembro de 2020

A LENDA DA MORTE DE PAUL McCARTNEY CHEGA AO BRASIL


Uma postagem sobre "Paul Is Dead" em quadrinhos, já tinha sido publicada aqui em maio deste ano. Mas ainda não havia ainda nem data para chegar aqui na terrinha.

Agora, nosso Blog preferido volta a falar novamente da "revistinha", porque acabou de ser lançada aqui no Brasil no último sábado.
Uma das maiores mentiras, lorotas, ‘fake news’ (que na época ainda não tinha esse status de hoje), lendas urbanas, teorias da conspiração, ou o nome que quiserem dar - do século XX, ou melhor, de todos os tempos, sem dúvida é a da morte de Paul McCartney.

McCartney teria morrido em um terrível acidente em 1966 e substituído por um sósia. Basicamente, a história é essa. Embasada por supostas pistas – e não são poucas – deixadas pelos Beatles em letras e capas de álbuns nos anos seguintes, a teoria ganhou repercussão mundial desde que começou como um simples boato por volta de 1969.
Agora, mais de 50 anos depois, essa história ainda rende pano pra manga. Apesar de já ter sido retratada na mídia e na cultura em livros, documentários e músicas, ela nunca havia tomado forma como agora. A HQ “Paul Está Morto – Quando os Beatles perderam McCartney, está sendo lançada no Brasil pela Comix Zone. É uma edição de luxo com capa dura e 120 páginas pintadas à mão.
Nas mãos dos italianos Paolo Baron - texto, e Ernesto Carbonetti - artes, a história ganha contornos tão vivos que torna tudo mais verossímil. Esqueça as linhas convencionais dos quadrinhos. Cada página é como uma pintura – por vezes, psicodélica –, trazendo um colorido de traços e formas à ficção especulativa.
Está tudo lá, tal e qual a boataria original. McCartney teria morrido em um acidente de carro em novembro de 1966. Sem querer dar fim à banda, os empresários teriam feito um concurso para arranjar um sósia e dar continuidade à carreira de sucesso ao lado de John Lennon, George Harrison e Ringo Starr. A história se passa durante a gravação do álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, lançado em junho de 1967. A situação é imaginada em seus pormenores.
Os autores criam sua própria versão para a teoria, mesclando acontecimentos reais da história dos Beatles a uma sucessão de fatos imaginados, a HQ acompanha a investigação dos Beatles para descobrir mais sobre o acidente e retrata até uma viagem de ácido de John Lennon. Do jeito que a narrativa é contada, você passa a se perguntar se não é tudo verdade ou se você está apenas viajando também. Custa em torno de 50 pilas. Ainda não tenho a minha, mas não vejo a hora be botar minhas mãos nela!
Não deixe de conferir A VERDADEIRA HISTÓRIA DO BOATO DA MORTE DE PAUL, publicada em 18 de junho de 2017.

2 comentários:

Margareth (Margô) disse...

Olá Edu,
Que loucura tudo isso...
De um lado Paul está morto.
De outro, dizem que Elvis Presley, Michael Jackson estão vivos!
Socorro.rsrs

Edu disse...

Valeu, Margô, Volte mais vezes!:)