quarta-feira, 23 de setembro de 2020

I SHALL BE RELEASED (By BOB DYLAN) - 1969


“I Shall Be Released” já deve ter aparecido por aqui em alguma postagem sobre “The Band”. Mas nunca, numa dela própria. E nunca ela apareceu aqui com a versão que é a minha preferida: com The Hollies.
“I Shall Be Released” foi composta por Bob Dylan em 1967. Inicialmente foi gravada por The Band que fez a primeira versão oficialmente lançada em seu álbum de estreia de 1968, 'Music from Big Pink', com Richard Manuel cantando os vocais principais, e Rick Danko e Levon Helm harmonizando no refrão.

“I Shall Be Released” também foi tocada perto do final do show de despedida de The Band em 1976, The Last Waltz, no qual todos os artistas da noite, exceto Muddy Waters, mais Ringo Starr e Ronnie Wood, apareceram no mesmo palco. A composição de “I Shall Be Released” (Eu devo ser Solto) é influenciada pela música gospel, combinando imagens de redenção religiosa com libertação literal implícita da prisão. Uma canção sobre prisioneiros redimidos. Os versos descrevem a vida atrás de uma parede, ouvindo um homem que "jura que não é culpado" e está gritando que foi incriminado. Enquanto o narrador reflete sobre tudo e diz: “a qualquer momento, eu serei solto”.

São incontáveis os artistas e bandas que já coverizaram “I Shall Be Released” em todos esses anos. Entre eles, The Birds, The Band, The Hollies entre outros. A versão com os Hollies foi lançada como single em 1969, lado B de “I'll Be Your Baby Tonight”, também de Dylan. E mais tarde, no álbum “The Hollies - Words and Music By Bob Dylan”, também de 1969.

3 comentários:

Dani disse...

É uma linda canção 🎶🎵🎶❤️❤️

roque22 disse...

Maravilhosa música do Mestre Dylan. Gosto muito da versão da menina dos Pretenders, a Chrissie Hynde na festa de Aniversário de 30 anos de carreira deste Gênio.

Edu disse...

Muito bem lembrada!