terça-feira, 3 de maio de 2022

A BOLHA - É PROIBIDO FUMAR - EXCELENTE!


Publicada originalmente e pela única vez em 19 de outubro de 2009.
Formado em 1965 como Os Bolhas, lançaram seu primeiro compacto The Bubbles em 1966, composto de duas versões de hits dos Rolling Stones e The Shakers. Retornando do Isle of Wight Festival, onde foram espectadores, decidiram reformular a banda mudando seu nome para A BOLHA. Em 1971 veio o compacto Sem Nada, com participação de Geraldo Carneiro (já havia trabalhado com Egberto Gismonti, Tom Jobim entre outros). O primeiro  LP Um Passo à Frente foi gravado em 1973 e o segundo É Proibido Fumar em 1977. Renato Fronzi Ladeira foi o único componente a fazer parte das formações diversas da banda. Vários componentes de A BOLHA tocaram com músicos famosos da MPB como Gal Costa e Erasmo Carlos. Além disso outros grupos surgiram a partir da desfragmentação como A Cor do Som, Herva Doce entre outros. Em 2006, A BOLHA promoveu uma reunião que culminou com shows em Niterói (RJ) em 2007. Cada vez que se reúnem, tudo é festa!
É Proibido Fumar foi o segundo álbum d'A Bolha. Nesse álbum a banda adotou uma sonoridade mais pesada em relação ao anterior. Devido a fraca vendagem do álbum eles encerrariam suas atividades no ano seguinte. Durante a turnê de promoção do álbum, a banda excursionava com Erasmo Carlos, abrindo os shows do cantor executando as próprias canções d'A Bolha, e na sequência servia como banda de apoio para o Tremendão. O álbum foi relançado em CD pelo Museu do Disco em parceria com a Universal.
Na contra-capa do lançamento em CD de É Proibido Fumar em abril de 2009, Ezequiel Neves diz o seguinte:
"Não posso acreditar que quem goste de rock seja animal vertebrado". Quem cravou esta frase foi o polêmico jornanlista Paulo Francis, no século XX. Discordo e prefiro a definição da sábia Angela Dust, que falou sério: "O rock é filosófico e muito inteligente. Há uma música cuja letra diz: 'You can't always get what you want'. Mas adoro mesmo o epíteto cantado por Mick Jagger: 'It´s only rock'n roll, and I like it' ". Certíssimo!
Por exemplo: o grupo carioca A Bolha. O conjunto, criado por Renato Ladeira e Arnaldo Brandão, entre outros, foi o pioneiro escrachante do Rock Brasil. Com o nome The Bubbles, botou os yas yas pra fora a partir de 1969. Foram para Londres em 1971 e Caetano Veloso convenceu-os a serem objetivamente, A Bolha. E deu o maior barato. Na volta já tinham a esperá-los uma legião de pirados e ripongas que não suportavam ouvir músicas caretas, verdadeiros coitus interruptus sonoros.
A Bolha teve várias encarnações, todas esquentavam nossas bacurinhas, até ressurgir em 1977 tendo a frente o líder transcendental Marcelo Sussekind (hoje conceituado rock-producer). A Bolha voltou quente porque já estava fervendo. Mandaram de cara "É proibido fumar" e outras pepitas chacoalhantes.
Hoje estou surpreso: por que, entre milhões de livros dedicados ao rock brazuca, ainda não surgiu um calhamaço sobre a epopeia da Bolha? Se nossos tímpanos e corpos são beatificados com o som esmerilhante, imagine as nossas pupilas sedentas pelas historias desse veteranos sempre jovens?".
Confira AQUI uma excelente entrevista com Renato Ladeira sobre A BOLHA.

Nenhum comentário: