domingo, 22 de maio de 2022

THE BEATLES - PAPERBACK WRITER - Pelos editores da Rolling Stone


Em sua edição especial "THE BEATLES - AS 100 MELHORES CANÇÕES", a revista Rolling Stone classifica "PAPERBACK WRITER" em número 35. Aqui, a gente confere o que eles disseram sobre esse mega clássico dos Beatles.
"Eles eram grandes vocalistas - sabiam instintivamente que harmonias usar", disse George Martin. Mas na  suntuosa introdução de "Paperback Writer", Lennon, McCartney e Harrison foram além do mero atodecantar. O trio transformou o verso do título em um coral medieval que soava como "She Loves You" ensopado em ácido. Amarrada a uma intensa música pop estrondosa, esta mistura de harmonias - combinada com opadrão enevoado do lado B do single, "Rain" - formalmente anunciava a imersão dos Beatles na psicodelia. "A maneira como a música em si é moldada e as declarações lentas e contrapontuais declarações dos vocais de apoio - ninguém realmente havia feito isso antes", afirmou Martin. O produtor reconheceu que os Beach Boys foram uma grande inspiração para os Beatles, mas garantiu que seus rapazes já haviam aperfeiçoado seua arte de cantar quando eles estavam tocando em casas noturnas de Hamburgo, na Alemanha: "Eles cantavam a noite toda - escutavam os discos de R&B americanos e os imitavam", disse ele. McCartney surgiu com a estrutura incomum da música na longa viagem até a casa de Lennon, onde a dupla frequentemente passava as tardes escrevendo músicas. "Muitas vezes, eu começava a pensar e escrever ao sair, e desenvolvi toda a ideia no carro", disse ele. "Eu entrei, peguei minha tigela de flocos de milho e disse: 'Que tal se escrevermos uma carta: "Prezado senhor ou senhora", próxima linha, próximo parágrafo, etc.?'" (Alguns sugeriram que a letra sobre um aspirante a escritor era uma cutucada em Lennon, que havia publicado dois livros de surrealismo atrevido, In His Own Write e A Spaniard in the Works). Lennon mais tarde descreveu "Paperback Writer" como o "filho de 'Day Tripper' - significando uma música rock & roll  com um lick de guitarra de uma guitarra alta e distorcida". Para o engenheiro Geoff Emerick, o ingrediente secreto foi o estrondo propulsivo que ele tirou do bumbo de Starr. "Ninguém, pelo que me lembro das gravações, tinha um bumbo que soava daquele jeito. Tiramos a parte frontal do bumbo e o enchemos de suéteres", disseoengenheiro. Emerick também colocou um microfone a uma polegada do tambor, pelo qual foi repreendido pelos executivos do estúdio da EMI: "Você não pode chegar tão perto do bumbo, porque a pressão do ar danificaria o microfone". O sucesso de "Paperback Writer" forçou uma revisão dessa política. "Recebi uma carta da EMI me permitindo fazer isso", disse Emerick, "mas apenas nas gravações dos Beatles".

Não deixe de conferir de jeito nenhum a superpostagem THE BEATLES - PAPERBACK WRITER - SENSACIONAL!***** publicada em 9 de junho de 2017.

Nenhum comentário: