terça-feira, 3 de maio de 2022

RON ELY - DOC SAVAGE - O HOMEM DE BRONZE


Todos da minha geração, se acostumaram com Ron Ely no papel de Tarzan, série que ele estrelou de 1966 a 1968 e apresentada originalmente pela Rede Globo nos início dos anos 70 até hoje em algumas emissoras. O fato é que, depois do término da série, Ron Ely não conseguia mais bons papéis. Em 1967 houve rumores de uma possível série de TV do clássico personagem Doc Savage, criado na década de 1930 pelo empresário Henry W. Ralston e o editor John L. Nanovic da Street and Smith Publications. Nada foi feito até que em 1975, o produtor e diretor George Pal lançou o filme Doc Savage: The Man of Bronze, com Ron Ely como o protagonista. O filme foi um fracasso total de crítica e bilheteria.
Como já foi dito, Doc Savage foi criado por volta de 1930. O Superman só apareceria em 1938, criado por Joe Shuster e Jerry Siegel, tendo se inspirado muito no homem de bronze, Doc Savage. Se Superman era o Homem de Aço, Doc Savage era o Homem de Bronze. Inclusive, Savage tinha sua própria Fortaleza da Solidão, característica que os criadores do Superman copiaram depois. Se o Superman tinha sua prima, a Supergirl, Doc Savage também tinha a sua, Pat Savage.

O filme Doc Savage: The Man of Bronze começa com Doc Savage indo fazer uma visita à sua Fortaleza da Solidão no Ártico, tempo que o herói aproveita para ler e fazer seus experimentos. No entanto, pressentindo que havia algo errado, Savage volta a Nova York e encontra seus amigos, os Cinco Notáveis, Long Tom, Renny, Monk, Johnny e Ham, que contam a ele que seu pai havia morrido. Ele chega à conclusão que seu pai foi assassinado e resolve ir para Hidalgo, na América Latina onde seu pai foi morto. Então, o vilão do filme, o Capitão Seas, se revela. Seas manda um aviador destruir o avião de Savage, mas o herói e seus amigos o enganam com um avião sem piloto. Chegando a Hildago, Savage é recebido pelo presidente da república, que também não sabe o que pode ter acontecido com o pai do herói. Os bandidos mais uma vez tentam matar o herói usando de feitiçaria indígena. Uma serpente etérea tosca e verde, a “morte verde”, tenta dar cabo de Savage, mas ele consegue se livrar. Savage é convidado pelo tal Capitão Seas para seu navio, e lá o vilão mais uma vez tenta assassinar o herói e seus amigos. Isso só serve para Seas descobrir que Savage é à prova de balas. Savage e cia. conseguem escapar do navio e agora já estão cientes do verdadeiro bandido da história. Depois de muitas aventuras, o filme termina com Savage tentando impedir outra ameaça, que deixa a entender que haveria uma sequência, que nunca aconteceu. Fracasso de público e crítica já em sua época, Doc Savage: The Man of Bronze realmente, tem problemas de consistência de roteiro e chega a ser até meio bobo. O mérito é apresentar Doc Savage para quem não conhece o personagem. Ron Ely tem uma atuação bem carismática, mas apenas isso não salva a aventura do homem de bronze. Fonte: memoriamagazine.blogspot.com por Olavo de Carvalho.
Confira também RON ELY - TARZAN SABE TUDO! publicada em 28 de janeiro de 2010.

Nenhum comentário: