domingo, 30 de abril de 2023

PAUL McCARTNEY AND WINGS - BAND ON THE RUN - 1973 ⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐


BAND ON THE RUN foi o terceiro álbum de estúdio de Paul McCartney and Wings, lançado em dezembro de 1973. Foi o quinto álbum dele depois de deixar os Beatles em abril de 1970. Embora as vendas tenham sido modestas inicialmente, seu desempenho comercial foi auxiliado por dois singles de enorme sucesso - "Jet" e "Band on the Run" - de tal forma que se tornou o álbum de estúdio mais vendido de 1974 no Reino Unido e na Austrália, além de revitalizar a posição crítica de McCartney. Continua sendo até hoje o álbum de maior sucesso de Paul e o mais celebrado de seus trabalhos pós-Beatles.
BAND ON THE RUN foi gravado principalmente no estúdio da EMI em Lagos, na Nigéria, já que McCartney queria fazer um álbum em um local exótico. Pouco antes de partir para Lagos, o baterista Denny Seiwell e o guitarrista Henry McCullough deixaram o grupo. Sem tempo para recrutar substitutos, McCartney foi para o estúdio apenas com sua esposa Linda e Denny Laine. McCartney, portanto, tocou baixo, bateria, percussão e a maioria das partes da guitarra principal. O estúdio era de má qualidade e as condições na Nigéria eram tensas e difíceis; os McCartneys foram assaltados, perdendo uma sacola com letras de músicas e fitas demo. Após o retorno da banda à Inglaterra, os overdubs finais e novas gravações foram realizados em Londres, principalmente no AIR Studios.
Em 2000, a revista Q colocou BAND ON THE RUN em 75º lugar em sua lista dos "100 melhores álbuns britânicos de todos os tempos". Em 2012, foi listado em 418 na lista revisada da Rolling Stone dos "500 melhores álbuns de todos os tempos". Uma crítica contemporânea de Jon Landau na Rolling Stone descreveu BAND ON THE RUN como sendo "com a possível exceção de Plastic Ono Band de John Lennon, o melhor disco já lançado por qualquer um dos quatro músicos que já foram chamados de Beatles". Foi o último álbum de McCartney lançado pela gravadora Apple.

Um comentário:

Dani disse...

Clássico indiscutível!