sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A TERRÍVEL LUTA CONTRA O CÂNCER

Se lembra da história da Laranja podre?

Nenhuma data de combate ao Câncer, é uma data para ser comemorada. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, até o final desse ano, serão registrados no País cerca de 1.500 mil novos casos de câncer. Ao todo, 630 mil pessoas vão morrer vítimas da doença, que é a segunda maior causa de mortes no Brasil, só perdendo para os problemas cardiovasculares.

O câncer de mama ocupa o primeiro lugar no ranking, em seguida vem o câncer de estômago, e o de pulmão fica em terceiro lugar. O câncer de próstata também é um dos mais preocupantes e está em quarto lugar. O de colo de útero vem a seguir.

Embora o câncer de mama lidere o ranking do número de casos, o de pulmão está no topo da lista em número de óbitos. Somente este ano serão mais de 50 mil mortos. A grande dificuldade brasileira (e mundial) para enfrentar o câncer é despertar a consciência da população e classe médica para a importância da prevenção. Todas essas modalidades de câncer que registram o maior número de casos e de óbitos são preveníveis e o Brasil conseguiria reduzir consideravelmente a marca apenas adotando medidas simples.

A maioria dos cânceres que estão relacionados à dieta pode ser prevenida, assim como pode ser prevenida a totalidade dos cânceres causados por tabagismo e pelo uso de bebida alcóolica.
Exames específicos conduzidos regularmente por profissionais de saúde também são importantes quando o assunto é prevenção. Nesses exames simples podem ser detectados câncer de mama, de colo de útero, reto, próstata, testículo, língua, boca e pele, entre outros. O auto-exame de mama e de pele também é um importante aliado e pode resultar num diagnóstico precoce da doença. A prática do sexo seguro entra na lista das medidas mais importantes para combater o câncer de colo de útero, prevenindo 80% dos casos.

Qualquer pessoa está sob o risco de desenvolver o câncer. Como a ocorrência aumenta com a idade, a maioria dos casos acontece com os mais velhos. Entretanto, o surgimento do câncer está relacionado à exposição ao risco e é nesse aspecto que cada pessoa pode contribuir para evitá-lo.Para os tumores malignos de mama e de estômago, uma alimentação correta seria o melhor fator de proteção. Dietas pobres em verduras e frutas, facilitam a proliferação de bactérias extremamente nocivas ao organismo e que acabam danificando as células. Brócolis, couve-flor e repolho, por exemplo, possuem o chamado Indol, um grupo de substâncias ricas em vitaminas C e E e do Betacaroteno (vitamina A), que previnem o câncer.

Embora a literatura médica ainda não tenha dado o parecer definitivo sobre a influência do tipo de dieta no surgimento do câncer de mama, sabe-se que a obesidade está relacionada a ele. "Por isso, por conclusão, podemos dizer que a alimentação correta previne o câncer de mama. Mulheres que se exercitam pelo menos três vezes por semana e cuidam da alimentação têm 30% menos de chance de desenvolver a doença", diz.

A má alimentação também predispõe ao câncer de intestino, endométrio, próstata e vesícula biliar. As terapias de reposição hormonal também aumentam as chances de surgimento do câncer de mama, razão pela qual devem ser evitadas. Segundo ele, a terapia só deve ser feita nas mulheres que têm indicação expressa. Mesmo assim, deve haver um rastreamento para detectar lesões suspeitas, controle médico rigoroso e a realização de mamografias a cada ano. O câncer de mama é o mais temido entre as mulheres e representa uma das principais causas de morte das mesmas nos países ocidentais.

O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão, sendo responsável por 90% dos casos. Combater o tabagismo é o principal desafio para evitar essa doença. Os fumantes devem fazer controle periódico do pulmão. Para isso existe a tomografia em espiral, que consegue detectar a doença no início e reduzir a mortalidade absurda.

Também existem drogas reconhecidamente ativas que podem ajudar no processo de combate ao vício. É o caso da Bupropiona que reduz o vício em 42%. O álcool também deve ser combatido porque ele potencializa o surgimento da doença.’Muitos casos de câncer de estômago poderiam ser evitados se as pessoas levassem mais em conta sinais de algum problema no organismo. Muitas pessoas se sentem incomodadas por azias, má digestão e indisposição e acham que se trata de problemas comuns, sem maiores conseqüências. A pessoa chega a tomar medicamentos sem procurar o médico. O remédio, muitas vezes, acaba cicatrizando uma úlcera maligna, a pessoa considera que sarou e a doença avança. Por isso, é recomendável que, para qualquer desarranjo que persistir por mais de 15 dias, deve-se fazer uma endoscopia. A segunda medida é receber antibiótico para matar a bactéria.

O câncer de próstata representa um sério problema de saúde pública, em função de suas altas taxas de incidência e de mortalidade. A principal causa da mortalidade é o diagnóstico tardio, que favorece a invasão e a disseminação rápida para outros órgãos.

O exame periódico com o toque retal ainda é a melhor maneira de prevenir ou detectar precocemente o câncer de próstata. A partir dos 45 anos de idade, o homem deve fazer o exame regularmente. Nesse exame são avaliados a próstata, o reto e o intestino. Cerca de 22% dos cânceres de intestino podem ser alcançados pelo dedo e detectados mais cedo com o toque retal.O câncer de colo do útero é o segundo mais comum na população feminina, só sendo superado pelo de mama. Provocado principalmente pela presença do vírus HPV, que é sexualmente transmissível, a prevenção desse tipo de câncer está intimamente ligada à prática do sexo seguro. O rastreamento através de exame preventivo também é fundamental.

Entre as primeiras lesões e o desenvolvimento do câncer propriamente dito, muitas vezes decorrem até 12 anos. Por isso, o exame ginecológico e o papanicolau são tão importantes. Os exames devem começar com o início da vida sexual.Entretanto, como existe um tipo de câncer de colo de útero que não está relacionado ao HPV, mesmo as mulheres que não têm relação sexual têm que fazer o exame.

Com a maioria dos tumores ainda sem cura e com os efeitos colaterais provenientes dos tratamentos que são empregados atualmente, o câncer ainda é um grande desafio para a ciência e para a medicina. Entretanto, a expectativa dos especialistas é de que o tratamento do câncer sofra uma mudança radical dentro dos próximos anos.

Os tratamentos existentes atacam as células afetadas mas atingem as normais. Mas já começa a aparecer uma luz no fim do túnel. O desenvolvimento da genética e da biologia molecular trazem boas perspectivas e a ciência está mapeando as células para descobrir as diferenças entre uma doente e uma saudável. Isso ajuda a desenvolver substâncias para anular as proteínas que alimentam as células cancerosas. Sem essas proteínas as células doentes não resistem e morrem sem que as normais sejam afetadas. Duas dessas drogas já estão sendo testadas no Brasil. São a Ireffa e Tarceva, que estão sendo utilizadas no tratamento do câncer de pâncreas e de pulmão com bons resultados. Elas agem na proteína e matam as células cancerosas sem qualquer efeito na célula normal. Os resultados desse estudo serão publicados dentro de dois ou três anos.

Mas o próprio tratamento convencional já apresenta avanços significativos. A quimioterapia tem utilizado drogas menos tóxicas e menos agressivas ao organismo. Outra vantagem é que está sendo adotada a quimioterapia primária, principalmente nos casos de câncer de mama e de reto, fazendo com que o tumor diminua antes de uma cirurgia. Com esse procedimento a parte do corpo afetada fica preservada e não precisa ser mutilada.

Nos últimos anos também aumentaram as chances de cura de câncer de mama, linfomas, leucemias, câncer infantil e de ovário. Com os novos medicamentos, a sobrevida dos pacientes aumentou e qualidade de vida no tratamento também. As drogas para dor são menos tóxicas e melhoram a vida do paciente.

3 comentários:

Edu disse...

Nunca vou concordar ou acreditar que até hoje, com tanta ciência e tecnologia, ainda não se tenha inventado uma cura para essa doença tão terrível! Para mim, essa doença só continua existindo por puros interesses políticos e comerciais. E o que mais me deixa puto, é que só morrem os bons!

Anônimo disse...

"Nenhuma data de combate ao Câncer, é uma data para ser comemorada".
Verdade que doi, choca.
Vejo pessoas proximas da gente morrendo de cancer, numa lutar louca contra esta doença maldita, que destroi as pessoas e a familia que acompanha a luta para vencer a doença, deveria ter uma pilula que pudesse não somente curar a dor fisica, mais também a dor da alma, que levantasse o astral destas pessoas que sofrem tanto com varias seçoes de quimio e radio, que se sente feias com a perca de um membro, com os cabelos que perdem... mais graças a Deus nossa ciência esta avançado,e quem sabe um dia poderemos sim comemorar com orgulho a data de combate ao cancer.
Valeu amigo Edu pela brilhante matéria.
Beijão

KRÜGER disse...

Essa doença é sinistra... mais sinistro ainda é saber que, em muitos casos, nós somos os responsaveis pelo seu surgimento.