terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O DIA QUE A AMÉRICA TREMEU!

O dia 9 de fevereiro de 1964 é um dia histórico na carreira dos Beatles e da cultura pop! Na tarde do dia 7, uma multidão de mais de 4.000 fãs ingleses no Aeroporto Heathrow acenou para os "garotos de Liverpool", que partiam pela primeira vez para a conquista do oeste: os Estados Unidos. Estavam acompanhados por fotógrafos, jornalistas e pelo produtor musical Phil Spector, que estava no mesmo avião com suas Ronettes. Quando o vôo 101 da PanAm tocou o solo do recém-nomeado Aeroporto JFK em Nova York, às 13h20 da tarde do dia 7 de fevereiro de 1964, estavam lá mais de 3.000 fãs enlouquecidos. Após uma coletiva de imprensa, os Beatles partiram em limusines para Nova Iorque. Quando chegaram ao Plaza Hotel, foram recepcionados por milhares de fãs – a maioria garotas – e repórteres. George Harrison estava gripado e teve uma febre de 39 graus no dia seguinte e teve que permanecer em repouso, de modo que Neil Aspinall o substituiu no primeiro ensaio da banda para a aparição deles no The Ed Sullivan Show.

Os Beatles fizeram sua primeira aparição ao vivo na televisão americana no The Ed Sullivan Show, no dia 9 de fevereiro de 1964. Aproximadamente 74 milhões de telespectadores – cerca da metade da população americana – assistiu o grupo tocar no programa. Na manhã seguinte, muitos jornais escreveram que os Beatles não eram nada mais do que uma "moda passageira",e que sua música não iria vingar! Em 11 de fevereiro de 1964, fizeram seu primeiro concerto ao vivo nos Estados Unidos, no Washington Coliseum, em Washington, D.C. Se a apresentação no London Palladium é considerada como o início da histeria em torno dos Beatles na Inglaterra, nos Estados Unidos esta beatlemania tomou porporções ainda maiores desde a primeira ida do conjunto nas terras do Tio Sam.

Acredita-se que essa primeira visita dos Beatles aos Estados Unidos é um dos momentos fundamentais da história da banda e, mais amplamente, do rock mundial. A importância dessa visita é analisada por diversos ângulos através de muitos fatores, como, por exemplo, o fato de que, desde a década de 1960, os Estados Unidos já eram o maior mercado consumidor de discos do mundo; para Brian Epstein e para o grupo, seria um prestígio começar a ser conhecido e bem vendido por lá, como era e ainda é natural nos dias de hoje. Bravo, Beatles!

E agora, vocês conferem os quatro Beatles quebrando tudo no programa do Ed Sullivan. A lenda conta que nenhum crime foi cometido em todos os Estados Unidos durante a primeira aparição dos Beatles na TV americana!


3 comentários:

Unknown disse...

Simplesmente fantástico...

Jonas de Carvalho disse...

bate coração...

João Carlos disse...

Este vídeo passou no Brasil (tape),na TV 100 anos depois mas lembro bem.Aliás,deu prá conferir o que li num livro, que o microfone de Lennon tava baixo. Eles reclamaram,corrigiram mas depois falhou de novo.Valeu!