sábado, 20 de fevereiro de 2010

O FIM DE ABBEY ROAD???

A crise na indústria fonográfica parece não ter fim. O mercado de discos, que encolhe a cada ano, sem conseguir diminuir o impacto da pirataria digital, agora assiste ao fim do mais cultuado e rentável estúdio musical de sua história. O Abbey Road, estúdio londrino onde os Beatles gravaram a maior parte de seus álbuns, acaba de ser posto à venda pela EMI. O objetivo da gravadora é fazer caixa. Desde que foi adquirida pela Terra Firma Capital Partners, em 2007, por 2,4 bilhões de libras (cerca de 7 bilhões de dólares) a EMI vem enfrentando seguidos problemas financeiros - a crise, inclusive, fez com que grupos de primeira linha, como Radiohead e Rolling Stones, deixassem a companhia. A EMI, que tem até junho para pagar os empréstimos do Citigroup Inc., correspondentes a mais de US$ 165 milhões, não é a única empresa do segmento a passar o pires. Outras corporações, como Sony-BMG, Universal e Warner, também estão em dificuldades pelo mesmo motivo: a expressiva queda na venda de CDs - só no ano passado, cerca de 17 milhões de pessoas deixaram de comprar discos nos Estados Unidos, segundo estudo do NDP Group, que pesquisa a indústria do entretenimento.

O estúdio colocado à venda pela EMI não era apenas o mais charmoso e importante da música pop. Durante muitos anos, a EMI alugou, por um bom dinheiro, o casarão georgiano, localizado no bairro St. John's Wood, para centenas de outros grupos em busca de sofisticação e, principalmente, de glamour. Todos queriam gravar na "casa dos Beatles", que serviu de cenário para a clássica foto da capa do álbum "Abbey Road" (nome da rua em frente ao estúdio), lançado pelo grupo inglês em 1969. Inclusive vários artistas brazucas também já gravaram lá como Legião Urbana, Skank e Roupa Nova.




Paul McCartney torce pela salvação dos estúdios Abbey Road
O ex-Beatle Paul McCartney, de 67 anos, disse esperar que os estúdios Abbey Road, onde os Beatles gravaram a maioria de seus discos, possam ser salvos. Os comentários do músico foram feitos após a divulgação da notícia de que a gravadora EMI colocou o famoso estúdio à venda.

Em declarações ao programa Newsnight, da BBC, McCartney revelou que algumas pessoas ligadas ao estúdio estariam pensando em organizar um leilão para salvar o Abbey Road. "Eu simpatizo com eles. Espero que eles possam fazer algo, seria ótimo", afirmou o músico. "Eu tenho tantas memórias lá, com os Beatles. Ainda é um grande estúdio".
Na terça-feira, o jornal britânico Financial Times informou que os históricos estúdios situados na rua Abbey Road, em Londres, haviam sido colocados à venda devido a dificuldades financeiras da EMI. De acordo com a publicação, a venda pode trazer "dezenas de milhares de libras".
Não ficou claro se a EMI venderá a marca Abbey Road, mas o jornal cita um advogado para quem "a marca vale mais que o prédio". A gravadora comprou o edifício em 1929 por 100.000 libras, e o local ficou conhecido no mundo todo graças aos Beatles. Entre 1962 e 1969, o grupo gravou praticamente todos os álbuns de estúdio no Abbey Road, inclusive o disco de mesmo nome e em cuja capa aparecem os quatro integrantes da banda atravessando a rua sobre uma faixa de pedestres.
Desde então, o estúdio - um dos poucos que pode acomodar orquestras inteiras - foi utilizado por grupos como Pink Floyd, Radiohead, Travis e Blur, assim como para a gravação de trilhas sonoras de filmes como O Senhor dos Anéis ou Harry Potter e a pedra filosofal.

Um comentário:

Jonas de Carvalho disse...

Sabe de uma coisa? Essa notica dá aquela mesma nastalgia que eu já senti algumas vezes ao ver minha casa de infancia virar edificio de aptos e o local do meu primeiro emprego virar igreja evangelica.

Parece que um pedaço da historia da gente se liquidifica, deixa de ser visivel, tangivel e alguma coisa faz a gente odiar a passagem do tempo.

Grandes abraços

Jonas