terça-feira, 29 de junho de 2010

MIDNIGHT OIL - ROCK AND ROLL COM ATITUDE!


The Midnight Oil - também conhecidos pelos fãs como “The Oils” foi uma banda australiana de rock ativista. Suas canções têm cunho ecológico clamando pela proteção ao meio ambiente e defendendo os direitos do povo aborígene.

Em 1972, três estudantes universitários de Sydney formaram uma banda, a Farm. Rob Hirst (bateria), Andrew James (baixo) e Jim Moginie (Guitarra e teclados) colocaram um anuncio num jornal a procura de um vocalista. Um gigante careca - Peter Garrett - se interessou e não só passou a ser a figura central, como a liderá-losi! Em 1975 já faziam uma turnê universitária nas férias pela costa leste da Austrália. Em 1976 Garret terminou a faculdade de Direito para poder se dedicar mais a banda que adotou o nome para MIDNIGHT OIL. Em 1977, depois da entrada do guitarrista Martin Rotsey, fundaram seu proprio selo independente a "Powderworks". E em 1978, seu primeiro álbum apenas com o nome da banda.

No início dos anos 80, começaram a chamar atenção pela suas fortes letras protestando contra a poluição e os direitos do povo aborígene. Os shows eram uma atração à parte considerados verdadeiras paradas de protesto em frente à fábricas poluidoras.

Em 1987, lançaram o álbum Diesel and Dust que foi sucesso instantâneo. A música Beds Are Burning que dizia "Queimamos nosso próprio berço" culpava os australianos pelo extermínio do povo aborígene que foram expulsos do deserto e forçados a trabalhar para os ingleses. O álbum foi muito elogiado pela crítica nos EUA. Em 1988 fizeram sua primeira excursão mundial.

Em 1990 lançam Blue Sky Mining que foi seu maior sucesso e tornou o Midnight Oil mundialmente conhecido. Com esse álbum conquistaram o público surfista que se identificou e propagou seu som. Blue Sky Mine e King of the Mountain eram executadas em campeonatos de surf e se tornaram hinos dessa tribo. Em 1992 lançaram um álbum gravado ao ao vivo “Scream in Blue” da turne Blue Sky Mine.

Em 1993 estiveram no Brasil e fizeram shows no Rio de Janeiro (Maracanazinho) e Porto Alegre (Olímpico) às vesperas do lançamento do novo CD Earth, Sun and Moon. Em 1996 lançam Breathe e em 1997 retornam ao Brasil mais uma vez para shows e foram até matéria do Esporte Espetacular que falou da banda e do surf. Com um discurso desgastado, as letras já não tinham mais o impacto de antes.

Em 1998 lançam Redneck Wonderland um álbum com letras politizadas e de cunho esquerdista. Em 2000 na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Sydney eles tocam Beds Are Burning para milhares de pessoas, vestidos com camisas pretas escrito "Sorry" (desculpa) numa clara alusão ao povo aborígene.

A banda se dissolveu em 2002. Garrett se tornou político e foi eleito para o parlamento australiano em 2004. Rob Hirst continuou em seus projetos paralelos, Backsliders (Blues) e Ghostwriters (com Richard Grossman, ex-baixista do Hoodoo Gurus). Jim Mogine montou a banda Reverberama e Martin Rotsey passou a fazer parte dos Ghostwriters.

O Midnight Oil ganhou 11 premiações no ARIA Awards e em 2006 entrou no ARIA Hall of Fame reconhecidos como uma das mais importantes bandas australianas.

Agora, vocês conferem o MIDNIGHT OIL com o sucesso “BEDS ARE BURNING”. E para fazer o download do discão “Blue Sky Mining” basta clicar no link: http://www.4shared.com/file/GcEzbMSB/Midnight_Oil_Blue_Sky_Mining.html
Obrigado e um grande abraço para todos especialmente para o Antonio Estevam, o Dinamite!


10 comentários:

Edu disse...

Muito bom! Excelente! 10 para o Midnight Oil.

Unknown disse...

Olá! Por favor corrigir alguns enganos na publicação do blog. Midnight Oil esteve no Brasil em duas ocasiões, maio de 1993, quando tocou no estadio GIGANTINHO em Porto Alegre, anexo ao estadio Beira-Rio (sport club Internacional) ainda tenho gravado este show em fita e depois em mp3, porque gravei a transmissao feita pela radio atlantida de porto alegre uma semana apos o show!. Depois voltou a POA em 1996, e tocou no gramado de futebol do clube SESC/Campestre....otimo show.
Ainda tenho os dois ingressos guardados, sou um Powderworker....

gustavo aragoni disse...

Ola
Legal o blog, mas faltou uma informacao importante.
O Midnight oil este em Sao paulo, e tocou se não me engano 2 noites no antigo Olimpia, na lapa...eu sei porque estava lá.
Fui tambem no show deles no mesmo local, quando eles retornaram em 97.

Quanto a dissoluçao deles, nao estou certo se eles voltaram. Recentemente vi um video de um show deles de 2004.
Abraco, adorei o blog. Eles merecem
Gustavo Moraes
email: gustavoaragoni@gmail.com

Anônimo disse...

Ola
Legal o blog, mas faltou uma informacao importante.
O Midnight oil este em Sao paulo, e tocou se não me engano 2 noites no antigo Olimpia, na lapa...eu sei porque estava lá.
Fui tambem no show deles no mesmo local, quando eles retornaram em 97.

Quanto a dissoluçao deles, nao estou certo se eles voltaram. Recentemente vi um video de um show deles de 2004.
Abraco, adorei o blog. Eles merecem
Gustavo Moraes
email: gustavoaragoni@gmail.com

Anônimo disse...

Fui no show deles em 1997 em Curitiba. Simplesmente épico.

Anônimo disse...

O Show em Curitiba foi em 1996

Unknown disse...

Também fui no show em Curitiba! Por acaso alguém tem o Setlist?

Patricia Oazen disse...

Eu fui também!!!! Foi incrível!

Arthur Franco disse...

Show de Curitiba foi em Abril de 1997. Tenho o ingresso.

ZECAFERN disse...

CARA, VC DISSE TUDO DESSA BANDA, UMA DASMELHORES BANDAS QUE JÁ ESCUTEI. PENA Q OLINK NÃO FUNCIONA MAIS.