sábado, 19 de junho de 2010

E SÓ SE VÃO OS BONS...

"A alegoria chega quando descrever a realidade já não nos serve. Os escritores e artistas trabalham nas trevas e, como cegos, tateiam na escuridão!"
JOSE SARAMAGO - 1922 / 2010

3 comentários:

Raimundo Floriaho disse...

CAIM NAVEGOU NA MAIONESE
(Raimundo Floriano)

(Esta matéria, que se encontrava na fila para publicação, foi escrita a 18.05.2010, mais ou menos na época em que um deputado cearense declarou que o presidente navegara na maionese. Um mês antes, portanto, do falecimento do grande escritor português José Saramago, ocorrido a 18.06.2010)


Casal Ele/Ele

Navegar está na moda! Navegar é preciso! – já dizia o poeta. Navegar na maionese, porém, nem pensar!

A ilustração acima apresenta-nos um casal homogâmico masculino. A palavra homogamia ainda não foi catalogada, pelo inusitado da nova realidade, como o enlace matrimonial entre duas pessoas do mesmo sexo, nem nos tratados de Direito, nem nos mais modernos dicionários. Mas não demora muito. Em Portugal, ontem, 17.05.10, o Presidente Cavaco Silva sancionou essa união.

O termo casamento homogâmico, na minha pobre opinião, é muito mais deferente do que o corriqueiro casal gay. E, se ele ainda não existe, acabei de inventá-lo! Crédito para mim, pois!

Diante dessa nova situação jurídica, muitas perguntas se fazem recorrentes na boca do povo. Quem dos dois engravidará? Quem dos dois parirá? Qual a contribuição desse casal para continuidade da espécie humana? E a resposta será sempre a negativa. Porque, biologicamente, nada disso é possível. Quer dizer, ainda não, pois os cientistas estão aí aferrados nas pesquisas para resolver esse pequeno problema.

O escritor Luiz Berto, o Papa Berto I, é um criador de personagens fantásticas. Em o Romance da Besta Fubana, a Besta, que dá nome ao livro, é uma entidade mítica, bissexual, extraída da Literatura de Cordel, que vem do espaço sideral até o sertão pernambucano, para tomar parte ativa na República Rebelada de Palmares. O ponto alto de sua atuação, a meu ver, é o momento da punição dos infratores, em solenidades públicas que ganharam a denominação de enrabamento! Nas quais nenhum filho foi gerado, evidentemente!

Esse livro ficou tão famoso e ganhou tantos prêmios, que ofuscou os demais trabalhos literários de Luiz Berto. Por isso, Memorial do Mundo Novo, de igual valor, lançado em 2001, excelente reconstituição da história de Pernambuco, passou batido em todos os órgãos da mídia e até mesmo no Jornal da Besta Fubana, blog onde este que lhes escreve e um monte de desocupados publica as besteiras que inventam.

Nele, Luiz Berto apresenta-nos o navegante bombardeiro Diogo de Paiva, componente da flotilha espanhola do Capitão Vicente Iañez Pinzon, chegada à Costa Brasileira em fevereiro de 1500, antes, portanto, do português Pedro Álvares de Cabral.

Diogo de Paiva é detentor da imortalidade, e sua pessoa atravessa os tempos, tem parte ativa e preponderante em todos os acontecimentos históricos, desde sua chegada a Pernambuco até o limiar do ano 2000, quando é abatido por um tiro mortal.

No Capítulo II do livro, Diogo de Paiva abandona a flotilha e, com matolão às costas, a cara e a coragem, segue em direção à mata, até encontrar-se com duas belas e jovens indígenas, que lhe simulam um sorriso. Transcrevo, por achar magnífica, a descrição que o autor faz daquele primeiro contato do europeu com as nativas brasileiras:

“Entre o balançar das ondas do mar às suas costas, e o balançar das palhas dos coqueiros à sua frente, os passos do bombardeiro são seguros, e como que dizem da naturalidade deste encontro que se irá estabelecer.

Está criado Pernambuco, e nele instalado o iniciador de sua população cristã.”

Perceberam? Para criar uma população, aqui ou alhures, era imprescindível, nos tempos de antanho, a participação de sexos opostos.

Edu disse...

CAIM NAVEGOU NA MAIONESE
(CONTINUAÇÃO)

Vejamos agora o caso de Caim, o navegante maionésico.

É aquele Caim mesmo, o do Livro de Gênesis, filho de Adão e Eva, que matou seu irmão Abel e, como penitência, foi condenado pelo Senhor a vagar de modo errante pelo mundo, após tão monstruoso crime.

O Livro de Gênesis também relata a destruição das duas Cidades Sodoma e Gomorra. A palavra Sodoma deu como derivado o substantivo sodomia, que é a conjunção sexual anal entre homossexuais masculinos, ou entre homem e mulher.

Pois bem, os varões de Sodoma e Gomorra vinham, há muito tempo, praticando apenas esse ato sexual, desconhecendo o heterossexualismo, fazendo com que o Senhor, para castigá-los, mandasse que dois anjos descessem à Terra com o objetivo de destruir as duas cidades. Sabendo disso, Abraão resolve interceder por Sodoma, dirigindo-se ao Senhor:

– Destruirás também o justo com o ímpio? Se, porventura, houver 50 justos na cidade, destruí-los-ás também e não pouparás o lugar por causa dos 50 justos que estão dentro dela? Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti seja. Não faria justiça o Juiz de toda a Terra?

Respondeu-lhe o Senhor:

– Se eu em Sodoma achar 50 justos dentro da cidade, pouparei todo o lugar por amor deles.

Abraão insiste;

– Se porventura faltarem de 50 justos 5, destruirás por aqueles 5?

– Não a destruirei se eu ali achar 45 justos – respondeu-lhe o Senhor.

Abraão abaixou o número de justos para 30, depois para 20 e, finalmente para 10, obtendo do Senhor a resposta:

– Não a destruirei por amor dos 10!

Mas em Sodoma havia menos de 10 justos, apenas 4, que foram salvos pelos anjos: Lot, sua mulher e suas duas filhas, cujos maridos não os quis seguir, por julgar que o sogro gracejava quando lhes comunicou que os anjos o aconselharam a deixar a cidade.

E a destruição do Senhor foi implacável!

Baseado na Bíblia e, talvez inspirado – quem sabe? – no Memorial do Mundo Novo, José Saramago, festejado romancista português, escreveu Caim, em 2009, livro no qual o personagem-título, com a mesma imortalidade de Diogo de Paiva, viaja pelo tempo, participando de várias passagens do Velho Testamento, com um único objetivo: atacar Deus!

Intrometendo-se em acontecimentos nos quais foram protagonistas Moisés, Jó, Noé e outros, Caim se concentra na destruição de Sodoma e Gomorra para questionar Deus, com impropérios vários, chamando-o de covarde, para dizer o mínimo, e outros esculachos e aleivosias, sempre apoiado no bordão que pontua a maior parte do livro:

– Por que o Senhor não poupou as inocentes crianças que habitavam a cidade? Seriam elas também pecadoras? Pagaram elas, justas, pelos ímpios?

E aqui eu respondo ao personagem Caim e ao escritor Saramago:

– Não havia crianças por lá! Lembram-se da sodomia? Pois é! Há muito tempo, nas duas cidades, praticando-se o ato sexual com pessoas do mesmo sexo, ou por via anal, jamais seriam seus habitantes capazes de gerar ser algum para a perpetuação da espécie!

É como diz o meu assessor Chico Fogoió, em sua irreverência matuta:

– Home cum home, dá lubisome! Muié cum muié, dá jacaré!

Sendo assim, só me resta repetir aqui o título desta matéria:

– Caim navegou – ou derrapou, ou viajou? – na maionese!

Anônimo disse...

Putz! Esse cara pediu para ser chato e o Senhor disse amém! A.M.