quinta-feira, 24 de junho de 2010

HANK WILLIAMS - O GRANDE MESTRE

Caros amigos: é com muito prazer que o Baú dos Beatles e da Cultura Pop recebe hoje, novamente a visita do meu amigo Eduardo Krüger nos brindando com outro monstro sagrado da música country: HANK WILLIAMS - um homem que cantou sua dor da forma de poucos e se tornou imortal. Eternizado tanto pelos grupos clássicos - como o Creedence - ou pelas novas geraçôes de estrelas "POP" da música country... como a belíssima Shanya Twain. O que você acha dela ser a próxima, meu amigo? Ia ser duca! É com você, Krüger: MANDA VER!

Ícone do country, morto aos 29 anos, Hank Williams foi a primeira estrela de verdade que caiu pelo seu estilo de vida.

Nascido em Mount Olive West, Alabama, em 17 de setembro de 1923, Hiriam King Williams foi o terceiro filho de Lon e Williams Lillie. Lon, um veterano da I Guerra Mundial, ficou internado num hospital durante a maior parte do início da vida de Williams, deixando o menino sob educação de sua mãe. Pequeno e frágil desde criança, ele sofria de espinha bífida, lesão congênita na medula espinhal. Aos 10 anos, os pais decidiram que o menino iria morar com seus tios. Tia Alice tocava guitarra e Tio J.C Mcneil bebia uísque. Ela ensinava-o a tocar guitarra, enquanto Tio Mcneil ensinava-o a beber. Williams escolheu a música como uma alternativa ao esporte. Enquanto vivia em Georgiana, no Alabama, ele fez amizade com Rufe Payne, um músico negro de rua conhecido como "Tee-Tot. Anos mais tarde, Williams disse que Payne havia lhe dado todo o treinamento em música que jamais teve, e a maioria dos biógrafos considera Payne a fonte do segmento de blues da música de Hank.

Aos 16 anos, vivendo em Montgomery, Williams abandonou a escola e começou sua carreira musical. Fez sua primeira aparição na rádio WSFA no final de 1936 e logo se tornou um dos artistas mais populares da estação, mudando seu nome para "Hank", pois achava que "Hiram" não funcionaria na indústria musical. Conseguiu juntar dinheiro para criar sua própria banda, a "Drifting Cowboys", que tocava em bares e fazia shows regionais. Até o início dos anos 40, Hank foi uma das maiores atrações da região, chamando a atenção de vários artistas de Nashville e personalidades da indústria musical. Mas sua fama como cantor vinha acompanhada do alcoolismo, as lições do tio Mcneil deram resultado. A maioria considerou-o uma aposta de risco.

Em 1943 conheceu Hank Audrey Mae Sheppard, uma garota do Alabama, que tinha uma filha de dois anos, Lycrecia, de um casamento falido. Audrey e Hank se casaram em dezembro de 1944. Ela ansiava desesperadamente ser cantora, aproveitando cada oportunidade para cantar nos shows da banda. Sua ambição, no entanto, excedia em muito o seu talento. Em 1946, ela acompanhou o marido para encontrar o editor Fred Rose, em Nashville.Hank tinha começado a escrever músicas mas logo depois começou a cantar, tocar violão e vender "songbooks" em suas apresentações. Rose estava interessado em Williams só como um escritor. Entretanto, Rose tinha planos para Hank como cantor, num projeto de gravação de quatro músicas para o rótulo "Sterling" em dezembro de 1946.

Em março de 1947, em um negócio arranjado por Rose, Hank assinou com a MGM. "Move It On Over" foi seu primeiro sucesso a entrar para a "Billboard" (a bíblia da música e lista das paradas de sucesso). Em abril de 1948, estampou outro sucesso: "Honky Tonkin". De volta para casa, em Montgomery, Hank parecia pronto para o estrelato. Sua popularidade regional foi maior do que nunca, agora reforçado pelo seu sucesso como cantor. Mas ele entrou num ciclo que iria perseguí-lo para o resto de seus dias. Frequentemente ele aparecia bêbado em suas apresentações ao vivo. Foi demitido do programa, os produtores alegaram que seu estado de saúde estava péssimo. Era cada vez mais difícil até mesmo para seus melhores amigos estarem junto com ele. Muitos, inclusive Rose, acabaram o deixando. Audrey pediu o divórcio no final de abril. Devido ao problema de coluna, Hank também estava viciado em morfina e outros tipos de calmantes.

A história do Hank poderia facilmente ter terminado aí. Mas ele acabou retomando o contato com Rose, que começou a procurar uma maior exposição para Williams. Alguns produtores ainda estavam cautelosos, mas a rádio KWKH, em Shreveport, Louisiana, estava interessada na estrela emergente para seu programa de sábados à noite, o "Hayride Louisiana", e Hank se juntou ao show em agosto. "I'm a Long Gone Daddy" atingiu a sexta posição da Billboard, e "Mansion on the Hill" chegou em quinto.

Quase 60 anos depois, em um mundo onde o ícone de hoje talvez não seja do amanhã, é difícil imaginar uma canção que ocupa o primeiro lugar nas rádios por dezesseis semanas. "Lovesick Blues", disseram, era mais suscetível a prejudicar sua carreira do que melhorá-la. Hank era insistente e a canção foi lançada em fevereiro de 1949, chegando em primeiro lugar no começo de maio. E, de repente, Hank Williams era grande.

Com o sucesso veio maior liberdade criativa. Hank continuou escrevendo músicas e gravando, mergulhando em temas religiosos e uma série de recitais sob o pseudônimo "Luke the Drifter". Hank, o escritor, muitas vezes parecia preocupado com a mortalidade e a futilidade das relações humanas. Aqueles que o conheciam podiam ver facilmente os paralelos da vida real em canções como "You're Gonna Change" e "Cold, Cold Heart". Claramente era um homem exibindo seus demônios para que todos possam ver. Hank não precisava interpretar canções tristes, ele só tinha de cantar com o coração.

Por um tempo, a fama e a fortuna afastaram as conseqüências de seu estilo de vida autodestrutivo. Em meados de 1952, no entanto, sua vida estava chegando ao limite. Arruinado pela dor nas costas, ele era dependente de álcool e morfina. Muitas vezes estava ausente ou muito bêbado para se apresentar. Em suas últimas semanas, Hank estava irremediavelmente fora de controle. Depois da meia-noite no dia de Ano Novo de 1953, dormindo no banco de trás de seu Cadillac em rota para um show, Hank Williams cumpre a profecia de sua música "I'll Never Get Out of This World Alive" (Eu nunca deixarei este mundo vivo). Hank morreu com 29 anos. Iria viajar, mas perdera o avião naquele dia devido a problemas metereológicos. Contratou um chofer para dirigir seu carro e pediu que lhe aplicassem uma injeção de morfina. Morreu sentado atrás de seu carro, com ele estavam duas latas de cerveja e um manuscrito de uma composição inédita.

Três das gravações Hank atingiram o topo das paradas no ano seguinte à sua morte. Em 1954, a sua voz silenciada terrena, o homem frágil e jovem do Alabama foi apenas uma lenda. Mas em seus últimos poucos anos tórrido, ele havia mudado para sempre a música country e o seu legado musical continua a ser a sua pedra angular.

A vida de Hank Williams foi contada na cinebiografia "Your Cheatin' Heart" - produção de 1964 - estrelada por George Hamilton no papel de Hank.

Hank foi um poeta moderno, cantou os dilemas da vida como poucos fizeram. Sofreu – também – como poucos. Seus sentimentos podem ser claramente vistos quando nos deparamos com uma canção como essa:

Take these chains from my heart

Take these chains from my heart and set me free
You’ve grown cold and no longer care for me
All my faith in you is gone but the heartaches linger on
Take these chains from my heart and set me free

Take these tears from my eyes and let me see
Just a spark of the love that used to be
If you love somebody new let me find a new love too
Take these chains from my heart and set me free

Give my heart just a word of sympathy
Be as fair to my heart as you can be
Then if you no longer care
For the love that’s beating there
Take these chains from my heart and set me free

Take these chains from my heart and set me free
You’ve grown cold and no longer care for me
All my faith in you is gone but the heartaches linger on
Take these chains from my heart and set me free.

Tire essas correntes do meu coração

Tire essas correntes do meu coração e me liberte
Você se tornou fria e não se importa mais comingo
Toda minha fé em você se foi mas as tristezas permanecem
Tire essas correntes do meu coração e me liberte

Tire essas lágrimas dos meus olhos e deixe-me ver
Apenas uma faísca do amor que havia
Se voce tem um novo amor, deixe-me achar um também
Tire essas correntes do meu coração e me liberte

Dê ao meu coração ao menos uma palavra de compaixão
Seja tão justa com meu coração como você possa ser
Então se você não se importa mais com o amor que está batendo lá
Tire essas correntes do meu coração e me liberte

Curiosidades:
• Seus filhos, Hank Williams Jr. e Jett Williams, e seus netos Hank Williams III, Holly Williams e Hilary Williams também são cantores. • Influenciou muita gente, como George Thorogood que chegou a gravar uma música sua: o hit de 1947, "Move It On Over". •Em Montgomery, Alabama, onde Williams iniciou sua carreira, fizeram sua estátua em tamanho real.


Hank Williams - 40 Greatest Hits (1978)

"40 Greatest Hits", como o nome diz, é o álbum ideal para você que quer conhecer realmente a maravilhosa carreira de Hank, trazendo gravações que datam entre 1947 e 1953, ano de sua morte. Várias dos maiores clássicos da história da música country saíram daqui e foram regravadas por vários artistas. O próprio Johnny Cash já tocou várias e várias músicas de Hank Williams em seus álbuns posteriores, fora as citações que outros músicos fizeram. Para fazer o DOWNLOAD dos dois discões, clique no link:

http://www.4shared.com/file/wu5-a3zR/HW_-_40GH_obaudoedublogspotcom.html

Disco 1
1. Move It on Over
2. A Mansion on the Hill
3. Lovesick Blues
4. Wedding Bells
5. Mind Your Own Business
6. You're Gonna Change (Or I'm Gonna Leave)
7. Lost Highway
8. My Bucket's Got a Hole in It
9. I'm So Lonesome I Could Cry
10. I Just Don't Like This Kind of Living
11. Long Gone Lonesome Blues
12. My Son Calls Another Man Daddy
13. Why Don't You Love Me
14. Why Should We Try Anymore
15. They'll Never Take Her Love from Me
16. Moanin' the Blues
17. Nobody's Lonesome for Me
18. Cold, Cold Heart
19. Dear John
20. Howlin' at the Moon

Disco 2
1. I Can't Help It (If I'm Still in Love with You)
2. Hey, Good Lookin'
3. Crazy Heart
4. (I Heard That) Lonesome Whistle
5. Baby, We're Really in Love
6. Ramblin' Man
7. Honky Tonk Blues
8. I'm Sorry for You My Friend
9. Half as Much
10. Jambalaya (On the Bayou)
11. Window Shopping
12. Settin' the Woods on Fire
13. You Win Again
14. I'll Never Get Out of This World Alive
15. Kaw-Liga
16. Your Cheatin' Heart
17. Take These Chains from My Heart
18. I Won't Be Home No More
19. Weary Blues from Waitin'
20. I Saw the Light

Agora, você confere a grande Emmylou Harris and The Hot Band ao vivo, em 1975, interpretando o maior clássico de Hank: Jambalaya (on the bayou). E é isso! Espero que tenham gostado e deixem seus comentários. Abração!



8 comentários:

Anônimo disse...

Dudu:
que satisfação ver o grande HANK WILLIANS no BAÙ, parabéns Eduardo Kruger prossiga nos fornecendo material de bons artistas. Esse camarada influenciou Deus e o mundo, desde Bob Dylan até Ray Charles. Johnny CASH, tem uma bela canção intitulada O DIA QUE HANK WILLIANS VEIO NA NOSSA CIDADE, foi uma pena ele ir tão jovem, nos deixando cancões lindíssimas com sua bonita voz anasalada.

luiz c

Unknown disse...

Eu tenho 14 anos e mesmo assim essas musicas do Hank Mudou minha vida, ele para mim é um dos maiores cantores que já existiram nesse universo

Unknown disse...

Eu tenho 14 anos e mesmo assim cara, as musicas de Hak realmente mudou minha vida, um exemplo de cantor, um dos melhores que já existiram, pena que não tem mais cantores assim!

Anônimo disse...

Amigo, renove esse link do Hank, por favor.

Unknown disse...

Olá, pode upar esse link novamente, por favor?

Lucas Eduardo Matias disse...

Link Inválido aí pessoal,poderia colocar o link novo,por favor?

Lucas Eduardo Matias disse...

Link Inválido aí pessoal,poderia colocar o link novo,por favor?

David disse...

http://www.mediafire.com/file/619v20b9itaasbn/Hank+Williams+Sr+-+40hits.rar
Senha: dixie
Fonte:musicfromdixie.blogspot.com