terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CARNIVAL OF LIGHT - A MAIS MISTERIOSA DAS CANÇÕES DOS BEATLES

Carnival of Light - Carnaval da Luz - é uma música experimental nunca lançada pelos Beatles. Creditada como de Lennon & McCartney, foi gravada em 5 de Janeiro de 1967, depois da sessão de overdubbing vocal para 'Penny Lane'. A faixa foi criada para o The Million Volt Light and Sound Rave, um evento feito no Roundhouse Theatre em 28 de Janeiro e 4 de Fevereiro de 1967. Algumas pessoas afirmam que a música tinha por volta de treze minutos, e Paul McCartney disse que tinha por volta de quinze. Em The Complete Beatles Chronicle está listada com duração de 13 minutos e 48 segundos.
O gênese da música veio em Dezembro de 1966 com o designer David Vaughan (parte do trio de designeres Binder, Edwards & Vaughan), que tinha recentemente pintado um piano de Paul McCartney com desenhos psicodélicos. Por volta do mesmo período em que ele entregou o piano no endereço de McCartney, Cavendish Avenue, perguntou se Paul poderia contribuir com uma peça musical para a estréia de The Million Volt Light and Sound Rave. Para sua surpresa, McCartney concordou em fazer uma contribuição.
The Million Volt Light and Sound Rave (às vezes citado como The Carnival of Light Rave) era um festival de arte organizado por Binder, Edwards & Vaughan para a exposição de música eletrônica e apresentações de luzes. Foi feito na Chalk Farm Road Roundhouse Theatre e caracterizava-se não só por um projeto onde se tocava 'Carnival of Light', mas também performances por Unit Delta Plus, cujos membros incluíam pioneiros da música eletrônica Delia Derbyshire, Brian Hodgson da BBC Radiophonic Workshop, e o artista eletrônico Peter Zinovieff.
O expert em Beatles Mark Lewisohn, que ouviu a música em 1987 quando fazia seu livro The Complete Beatles Recording Sessions, diz que a música incluía "bateria hipnótica, distorcida, sons de órgão, uma guitarra solo distorcida, o som de um órgão de igreja, vários efeitos (gargarejo com água seria um) e, talvez o mais intimidante de todos, John Lennon e Paul McCartney berrando como dementes e gritando frases aleatórias como 'Are you alright?' (Você está bem?) e 'Barcelona!' ". Barry Miles, o biógrafo oficial de McCartney, escreveu em “Paul McCartney: Many Years from Now” que a canção "não tinha ritmo, apesar de uma batida se estabelecer por alguns compassos pela percussão ou pelo piano que fazia a batida rítmica. Não há melodia, apesar de fragmentos de uma melodia ameaçarem a aparecer."
Eu disse aos outros: 'tudo que eu quero que vocês façam é apenas percorrer todos os instrumentos, bater, gritar, tocar, não precisa ter sentido nenhum. Toquem um tambor, depois façam algo no piano, toquem algumas notas e vagueiem por aí”. Contou, Paul. A trilha básica de um órgão tocando notas de baixo e de uma bateria foram gravados em velocidade lenta, dando-os um som mais profundo. Há também uma grande quantidade de reverbs (reverberação) nos instrumentos e nos vocais de John e Paul (as duas únicas vozes na música); John e Paul também gravaram gritos de guerra de Nativos Americanos, assobios, suspiros, tosses verdadeiras e fragmentos de conversas de estúdio. Outros overdubs da música incluem rajadas do retorno da guitarra, um órgão sentimental daqueles de cinema, pedaços de ruídos de piano e um retorno eletrônico com Lennon gritando 'Electricity!' (Eletricidade!). A faixa é concluída com Paul pedindo ao engenheiro de som em uma voz ecoada "Can we hear it back now?" (Podemos ouví-la agora?). Além disso, segundo Miles, musicalmente, a faixa "lembra 'The Return of the Son of Monster Magnet' do álbum Freak Out! de Frank Zappa, exceto que não há ritmo e a música… é mais fragmentada, abstrata e séria."
Dudley Edwards (um dos organizadores do The Million Volt Light and Sound Rave e amigo de McCartney) disse que uma tomada de 'Fixing a Hole' (do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band) com um piano aparece durante a canção. É improvável que esta tomada tenha sido ouvida, já que a gravação de 'Fixing a Hole' só começou cinco dias depois da última apresentação de The Million Volt Light and Sound Rave, mas não é impossível que McCartney tenha tocado alguns compassos da música nesta faixa.
Apesar do livro de Lewisohn dizer que uma mixagem em mono foi dada para Vaughan, Miles alega que a mixagem "foi feita com completa separação estereofônica, e é um exercício em camadas e texturas musicais". Ou uma segunda mixagem foi feita depois do evento ou na verdade foi dado a Vaughan uma mixagem estéreo que não tinha relação às gravações de Abbey Road. Edwards disse que a fita foi levada à América por Ray Anderson (que foi trazido dos E.U.A. para auxiliar com o show de luzes do evento). As fitas da sessão de Carnival of Light continuam nos Estúdios Abbey Road.
Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles, disse certa vez: "Quando eles terminaram, George Martin disse para mim “Isto é ridículo, temos que fazer algo um pouco mais construtivo". "Carnival of Light" ainda não apareceu em nenhum lançamento oficial dos Beatles, apenas em bootlegs. Em 1996, McCartney tentou lançar a faixa no álbum Anthology 2, mas George Harrison a rejeitou. De acordo com McCartney, a razão para tal foi de que "ele não gostava de música de vanguarda (avant-garde)". Apesar disso, George Harrison criou músicas vanguardistas como compositor-solo (em 1969 ele lançou um álbum experimental chamado Electronic Sound usando o então novo Sintetizador Moog) e em vários trabalhos com os Beatles. Em Agosto de 1996, Paul disse que estava trabalhando num filme de foto-colagem dos Beatles, similar ao filme feito sobre o Grateful Dead em 1995 chamado Grateful Dead - A Photo Film. Ele estava planejando usar 'Carnival of Light' na trilha sonora, mas o projeto ainda não foi visto e ele não comenta sobre o assunto desde 2002.
Em Novembro de 2008, Paul confirmou que ainda possui as fitas da gravação, e “suspeitava” que era a hora do mundo conhecê-la. Eu gosto dela porque são os Beatles livres, saindo da linha." Paul ainda precisa do consentimento da viúva de Lennon, Yoko Ono, e da viúva de Harrison, Olivia Trinidad, para lançar a música, além do de Ringo Starr. No entanto, Paul divulgou uma nota no final de Dezembro afirmando que ele planejava lançar a música em 5 de Janeiro de 2009, já que ele finalmente recebeu permissão para lançá-la. A data escolhida, segundo ele, foi em comemoração aos 42 anos de gravação da música (5 de Janeiro de 1967). Mas isso não aconteceu.
DOWNLOAD:

9 comentários:

Valdir Junior disse...

Legal , Legal !!!!
Valeu Edu pelo Link e pela historia !!!!
Os Beatles sempre estiveram de um jeito ou outro envolvidos com Musica Experimental , isto mostra o quanto eles se importavam com os tipos de MUSICA que existem por aí afora e as maneiras de mostrar isto para o grande publico .
Que tal uma materia sobre os discos experimentais do John ??!!

Hare Krishna e um Abraço !!!!!

Edu disse...

Pode deixar, Valdir. Está anotado! Abração!

Anônimo disse...

nunca tinha ouvido isso, mas realmente tem uma cara de paul e john. Da pra ouvir coisas familiares aqui e ali.

João Carlos disse...

Tem trachos que foram (acho)utilizados em Revoluion 9.Mas é um documento precioso e resfirma o vanguardismo dos Beatles.

Anônimo disse...

Êita, viagem! Haja LSD, maconha e etc. Tem que gostar muito desses beatles para se ouvir uma M.... dessa inteira! A.A.

Edu disse...

Caro A.A. - Alcóolatra Anônimo: Tem sim! É por isso que ela está aqui! Espero que um dia, Paul faça uma versão (editada) e finalmente todos possamos conhecer melhor essa pérola!

João Carlos disse...

Caro Edu,acho que temos 2 anônimos por aqui.Um comenta e o outro rosna!

Leonardo Piccioni disse...

Na verdade, esse não é o 'Carnival of Light', apenas um fake feito por fãs com base nas descrições feitas por Mark Lewisohn e do próprio Paul.

A verdadeira 'Carnival of Light' nunca foi lançada, nem sequer em bootleg, não se tem certeza nem se ainda existe o tape. Então, talvez ela pode ser muito diferente dessa versão do YouTube.

Leonardo Piccioni disse...

Esta versão é apenas um fake feito por fãs baseado nas descrições de Mark Lewisohn e do próprio Paul.

A versão real de 'Carnival of Light' nunca foi lançada, nem sequer em bootleg, e nem se sabe se esse tape ainda existe.

Então talvez essa versão do YouTube não seja nem um pouquinho parecida com a única e lendária 'Carnival of Light'.