quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

JOHN LENNON - SHAVED FISH

Em 1976, quando comprei o meu "Shaved Fish", a 1ª coletânea lançada por John Lennon, achei que tinha jogado meu dinheirinho fora. Na época, eu só tinha os Lps "Help!" e "Os Reis do Ié, Ié, Ié" e queria começar a conhecer as canções de John em sua carreira solo (só conhecia "Imagine"). Detestei. Achei quase todas aquelas músicas "estranhas" e quando ouvi "Cold Turkey" pela 1ª vez, levei até um susto. Aquele cara que dava aqueles berros horríveis não poderia ser o mesmo John Lennon cuja imagem que tinha dele era a de "Help!". Então passei a ouvir o disco de noite, de dia e toda hora que eu podia. Até que comecei a gostar. Logo depois, comprei o "Mind Games" e o "Walls And Bridges". Ê, tempinho bom!
Shaved Fish foi o sétimo álbum de John Lennon, lançado no dia 24 de outubro de 1975, pela a Apple Records. É uma compilação de singles, abrangendo todos os compactos que foram lançados nos Estados Unidos como artista solo, com excepção de "Stand By Me", retirado do álbum Rock'n'Roll. A única coletânea solo lançada durante a sua vida, foi um sucesso comercial, atingindo ótimas colocações tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos, recebendo finalmente disco de platina. A compilação inclui muitos dos sucessos mais populares dos álbuns de Lennon, cinco dos quais ainda não tinham aparecido em nenhum álbum, apenas como singles. Oito deles ficaram no Top 40 na parada da Billboard. Várias das fitas master não estavam disponíveis para a compilação e overdubs foram usados, alguns com fadeouts mais curtos. Seu lançamento ocorreu menos de duas semanas após a resolução do litígio de longa duração que permitiu que Lennon pudesse ficar nos Estados Unidos.
O nome do álbum se origina do "katsuobushi" comida japonesa, uma espécie de peixe seco. A capa foi desenhada por Roy Kohara e tem alguns excelentes desenhos de Bryan Michael para ilustrar cada música. Mais informações no link:http://www.4shared.com/file/sqPx9j4x/JL_SF_1975_obaudoedublogspotco.html

Um comentário:

Unknown disse...

As ilustrações são um show a parte.