terça-feira, 23 de julho de 2013

DAVID ESSEX – PROFISSÃO: POP STAR

Hoje é aniversário do grande David Essex. Ele está completando 66 anos. Essex nasceu Albert David Cook, no dia 23 de julho de 1947. Ele é um músico inglês, cantor, compositor e ator. Desde os anos 1970, Essex colocou 19 hits no Top 40 de singles no Reino Unido e 16 no Top 40 álbuns. Ele também teve uma extensa carreira como ator no palco e nas telas.

A carreira de David Essex, em vários momentos lembra muito a do personagem Jim Maclaine que ele interpretou em “Stardust”. David Essex é um nome consagrado no seu país natal, a Inglaterra, graças ao seu trabalho como músico, líder de banda, produtor e ator. Essex nasceu David Albert Cook em Plaistow, filho único. Seu pai era estivador em East End e sua mãe, pianista autodidata filha de funileiros irlandeses. Em meados dos anos 1960, Essex havia ingressado em uma banda chamada Everons como baterista e durante o dia trabalhava em uma fábrica. Mais tarde, deixou a banda, tornou-se cantor e rebatizou-se David Essex. Foi o momento em que rolo compressor do rock britânico estava voando mais alto. No final dos anos 1960, ele estava gravando com a Decca Records. Seus primeiros singles fracassaram e, desanimado, Essex foi levado a atuar. Passou um tempo trabalhando em pequenas produções de teatro. Sua esposa, Maureen, estava grávida e Essex estava começando a se sentir sobrecarregado por suas responsabilidades. As coisas começaram a melhorar quando conheceu o escritor de teatro Derek Bowman, que se tornou seu agente. Começaram a trabalhar no refinamento de seu canto e técnicas de atuação e também de dança. O trabalho duro valeu a pena e acertadamente ele foi escalado como Jesus no elenco original do musical 'Godspell' em Londres em 1971, com Jeremy Irons como João Batista. Foi um enorme sucesso e Essex ganhou o Variety Club de atuação da Grã-Bretanha como Novato Mais Promissor.
Aos 24 anos, em 1971, Essex era uma estrela do palco e decidiu focar sua carreira no cinema, tendo feito sua estreia como um beatnik sem créditos em “Smashing Time" de 1967 e de ser escalado em alguns outros papéis pequenos. Sua grande chance veio com seus papéis, primeiro em ‘That’ll be the Day’ (1973), com Ringo Starr, e depois na sequecia muito mais escura 'Stardust' (1974), com Keith Moon, Adam Faith e Larry Hagman, sobre a ascensão e queda do pop star Jim Maclaine.

‘That’ll be the Day’ foi grande um sucesso no Reino Unido e se tornou um clássico cult nos EUA. Essex também escreveu ‘Rock On’ single que foi usado no filme. Ele liderou as paradas nos EUA e alcançou o número três no Reino Unido, fazendo de Essex uma estrela pop durante a noite. "Rock On" foi indicado para um prêmio Grammy 1974. Na apresentação da cerimônia de premiação estavam ninguém menos que John Lennon, Paul Simon e Aretha Franklin. Essex cantou uma homenagem com Sara Vaughan e recebeu elogios de Lennon por ‘Rock On’. 'Stardust' (1974), a canção tema do filme homônimo foi outro hit Top 10. Essex tinha certamente atingido seu melhor momento.

A Contratação do produtor Jeff Wayne dos EUA foi uma jogada inteligente, com seus métodos de produção originais ajudou a dar a música de Essex uma vantagem que o separa da década de 1970, o som pop adolescente. Sua popularidade foi crescendo rapidamente e em todo o Reino Unido, era assediado por onde passava. Seu efeito sobre o público em shows estava começando a se parecer com 'Beatlemania'. Seus olhos intensamente azuis e cabelos escuros e boa aparência, certamente ajudaram seu status de ídolo adolescente e ele enfeitou cartazes na parede dos quartos de muitas fãs. Em 1974, ele foi eleito o melhor vocalista britânico masculino.

Essex lançou seu segundo single 'Lamplight' em 1973, que chegou ao número sete nas paradas do Reino Unido. Os singles seguintes "Gonna Make You a Star", um olhar satírico em seu próprio sucesso, e "Hold Me Close” alcançaram número um no Reino Unido. Seus álbuns estavam vendendo bem e depois de “David Essex”, 1974, veio o grande sucesso "All the Fun of the Fair" em 1975. No entanto, o próximo álbum, "Out on the Street" (1976), embora seja um registro alto e nervoso, recebeu uma resposta morna. Essex despediu o produtor, Jeff Wayne, e decidiu produzir a si mesmo. O álbum resultante foi “Gold and Ivory" de 1977. Sua carreira ia de vento em popa, mas sua vida pessoal estava se despedaçando. Sentindo-se preso pelo casamento com Maureen, Essex a deixou e começou a viver uma vida desregrada de excessos sexuais nos Estados Unidos. Desfrutando de sua fama, Essex apareceu em uma série de televisão americana e programas de rádio e foi convidado em programas de bate-papo como Johnny Carson, Dinah Shore e Merv Griffin. A ele foram oferecidas ofertas de gravação diversas em Los Angeles, mas Essex recusou pois significaria estar preso a eles por até sete anos e decidiu retornar a Grã-Bretanha.

Desde então, David Essex seguiu sua carreira como ator, fazendo excursões e lançando singles e álbuns regularmente, mas o sucesso que teve na metade dos anos 70 jamais se repetiu. Em 2010, se casou com a atriz galesa Susan Hallam-Wright, sua terceira mulher, em St. Cruz Igreja, Talybont, perto de Bangor, no País de Gales. Ele tinha sido casado anteriormente com Maureen Neal, em 1971 e Christy Carlotta, em 1997.

 Não deixe de conferir também as postagens sobre os filmes “Stardust” -http://obaudoedu.blogspot.com.br/2012/11/stardust-ascensao-e-queda-de-um-pop-star.html e “THAT'LL BE THE DAY” - http://obaudoedu.blogspot.com.br/2013/05/thatll-be-day-um-certo-verao.html

4 comentários:

Unknown disse...

Assisti um filme dele que era bem legal

Unknown disse...

Ele foi um bom artista,acho que está um pouco acabado em sua aparencia,mais a juventude nao dura pra sempre mesmo.

Unknown disse...

Eu adoro as músicas dele. Principalmente o álbum "Out on the street" na era que ele trabalhava com Jeff Wayne e quando ele cantou no álbum "Evita" de Andrew Lloyd Webber. Foi um bom artista e sua voz era linda, merece ser lembrado.

Giovanni disse...

Rock On é inesquecível