segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O QUE É ISSO COMPANHEIRO? FERNANDO GABEIRA

O sempre polêmico jornalista, escritor e político Fernando Gabeira completa hoje 73 anos,. Começou na atividade jornalística aos 17 anos. Passou por vários jornais. Personagem e narrador da luta contra a ditadura no Brasil, escreveu livros sobre a sua experiência e o exílio, além de outros temas. Conquistou um Prêmio Jabuti por seu primeiro livro “O que é isso companheiro?”.
“O Que é Isso, Companheiro?” foi escrito pelo em 1979, após seu retorno ao Brasil do exílio. Conta sua experiência na luta armada contra a ditadura militar nos anos 1960, o sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, sua prisão e posterior exílio na Europa durante os anos 1970. Narrado na primeira pessoa, o livro foi grande sucesso de vendas na época de seu lançamento, com mais de 250 000 unidades vendidas em quarenta edições até hoje. Foi transformado em filme em 1997 pelo cineasta Bruno Barreto, concorrendo ao Oscar de melhor filme estrangeiro daquele ano. Nesse link, é possível ler o livro inteiro: http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/80121.pdf

E nesse, quem quiser assiste ao filme inteiro: http://www.youtube.com/watch?v=9_ODe6ar7ag

3 comentários:

Edu disse...

Fundamental!

João Carlos disse...

Li logo que foi lançado. O filme também é ótimo!

Valdir Junior disse...

Quando eu era mais novo ( e mais inocente )li esse livro e adorei, hoje tenho minhas duvidas sobre todos esse "nossos bravos guerreiros" que lutaram contra a Ditadura !!!
A Grande maioria deles lutava em causa própria , é só olhar o que os Dirceus & Lullas conseguiram !!!