sexta-feira, 19 de setembro de 2014

PAUL & LINDA McCARTNEY - RAM 1971 - SENSACIONAL

Paul McCartney se isolou do enorme barulho provocado pela dissolução dos Beatles nas montanhas da Escócia e ali criou o segundo álbum de sua carreira solo, "Ram", que foi agora em uma nova versão remasterizada."É um disco que lembra meus dias de hippie e a atitude livre com a qual foi criado", afirma o músico britânico nas notas que apresentam a reedição do disco, publicado originalmente em maio de 1971, e que foi o único creditado conjuntamente a Paul e Linda McCartney. Após a gravação de "Abbey Road", quando a ruptura dos Beatles já era uma realidade, McCartney se refugiou junto com sua esposa em sua fazenda escocesa de Mull of Kintyre. Era Linda quem obrigava seu bloqueado marido a sair da cama, lavar-se e voltar a seu trabalho de músico.
E ela conseguiu. Paul criou primeiro sua estreia como artista solo com o que tornou oficial a separação dos Beatles, o minimalista "McCartney" - que saiu ao mercado em abril de 1970. Os fãs continuavam um pouco desconcertados por esse primeiro álbum quando "Ram" chegou às lojas com uma coleção de 12 canções um pouco mais elaboradas, nas quais Macca contou com a ajuda de outros músicos, como os guitarristas David Spinozza e Hugh McCracken e o baterista Denny Seiwell. Entre as canções estava "Uncle Albert/Admiral Halsey", a extravagante e genial soma de vários temas que valeu a seu autor o primeiro número um nos Estados Unidos de sua carreira solo.
Não tiveram tanta sorte outros singles do álbum, como "The Back Seat of My Car" e "Eat At Home", mas "Ram" alcançou o topo das listas de mais vendidas no Reino Unido e chegou ao número dois nos EUA. No entanto, o álbum foi engolido pela enorme polêmica suscitada pela separação dos Beatles anunciada um ano antes e certamente os fãs acharam em "Ram" elementos suficientes para reavivar o fogo. Por exemplo, na contracapa do disco aparecia uma foto de dois escaravelhos copulando que foi interpretada como expressão do estado de ânimo de McCartney em relação aos outros três Beatles, com os quais estava em litígio legal.
"Ram" começava além disso com a música "Too Many People", na qual Paul falava das pessoas que "gostavam de dar muitos sermões", em referência ao "pacifista" John Lennon da época. A resposta de Lennon não demorou e, meses depois, colocou em seu álbum "Imagine" a ofensiva "How Do You Sleep?" dirigida a seu ex-parceiro. Mas Lennon não parou aí. Em sua capa "Ram" exibe uma foto de Paul dominando um carneiro pelos chifres. Lennon incluiu em "Imagine" outra foto campestre na qual está agarrado a um porco pelas orelhas.
Passados os anos e as picuinhas que rodearam a separação do grupo mais famoso da história, "Ram" pode ser escutado agora sem todo aquele barulho que rodeou seu lançamento, com um som cristalino, totalmente remasterizado nos míticos estúdios Abbey Road. Uma jóia que segue brilhando mais de quatro décadas após ter nascido nas montanhas da Escócia.

5 comentários:

Haroldo disse...

Edu , comente sobre a caixa lançada do album RAM.
Um abraço

Valdir Junior disse...

Ainda hoje , RAM é perfeito !!!

Fábio Simão disse...

Gostou muuuuuuuuuuuuuito do RAM.

João Carlos disse...

Pois é, lembro dos beicinhos na época. Nem dei ouvidos e curti como nunca. Um disco destemido, cheio de nuances, detalhes e estilos diversos. Ousado, eu diria! Agora, depois que, em 1974, Nelson Motta disse que era um dos seus discos favoritos, foi aquela festa! O Baú acertou na mosca... Pra variar!

Anderson Sant'Anna Fernandes disse...

Demais, demais, discassoo!