domingo, 29 de março de 2015

PAUL McCARTNEY E SEU MEGASUCESSO EBONY AND IVORY


No dia 29 de março 1982, foi lançado o single "Ebony and Ivory" canção de Paul McCartney realizada com Stevie Wonder que foi direto para nº 1. Resumidamente, a música é sobre o ébano (preto) e o marfim (branco) teclas de piano, mas também tem a ver com a integração e harmonia racial de maneira mais profunda. O título foi inspirado por McCartney ouvindo Spike Milligan dizer "notas pretas, notas brancas, e você precisa tocar as duas para conseguir harmonia". "Ebony and Ivory" está no álbum de McCartney Tug of War e invadiu as paradas de sucesso de todo o mundo em 1982. Embora escrita por McCartney sozinho, a canção foi realizada ao vivo no estúdio por junto com Stevie Wonder, porém devido aos conflitos de horário de trabalho, ambos gravaram suas partes no vídeo musical separadamente (como é explicado por Paul em McCartney Years. Depois de ter completado a letra, Paul chamou Stevie Wonder para gravarem juntos em Motserrat. As sessões que produziram a faixa foram as mais longas de Tug Of War, acontecendo em diversas etapas entre fevereiro e dezembro de 1981. "Ebony and Ivory" ficou durante sete semanas na primeira posição do Billboard Hot 100, e foi o quarto maior hit de 1982. Para McCartney, a canção atingiu o topo dos gráficos de qualquer obra sua pós-Beatles, para Wonder, um sucesso comercial sem precedentes. "Ebony and Ivory" passou ainda cinco semanas acima do "Adult contemporary chart". Passados 28 anos da música ter sido lançada, Paul McCartney e Stevie Wonder finalmente a interpretam juntos num espectáculo na Casa Branca em frente a uma plateia, na qual estão presentes diversas personalidades como o presidente Obama, fã incondicional de McCartney! 

4 comentários:

Edu disse...

Aquele abração para o meu velho amigo de tantos e tantos anos - Mariozinho. Meu amigo de fé, irmão e camarada. Quando éramos jovens, ríamos muito disso. Sucessão! Sucessaço!

Fábio Simão disse...

Pude contemplar esta música em Florianópolis (2012), na passagem de som. Eu estava fora do estádio, esperando para entrar e tive o prazer de ouvir este espetáculo de música.

João Carlos disse...

Outra maravilha!

Suzana Franco disse...

Essa música é sensacional, melhor canção com o tema de igualdade racial.