quarta-feira, 20 de maio de 2015

GEORGE HARRISON - HERE COMES THE SUN


A belíssima "Here Comes the Sun" é uma das músicas dos Beatles que todos mais se lembram e também uma das mais otimistas que celebram um “novo dia”. Composta por George Harrison, foi lançada no álbum Abbey Road de 1969. A gravação teve início em 7 de julho de 1969 e foi concluída em 19 de agosto. "Here Comes the Sun" dura exatos 3’05". George Harrison canta, toca violão, guitarra, sintetizador moog, e bate palmas. Paul McCartney faz o coro, toca baixo, e bate palmas. Ringo Starr toca bateria e bate palmas. Por estar se recuperando de um acidente de carro, John Lennon não participou da gravação dessa música. Houve também a participação de instrumentos de orquestra: quatro violas, quatro violoncelos, um baixo, dois pícolos, duas flautas, duas flautas alto e duas clarinetas.

Para escapar da pressão do trabalho em um dos primeiros dias da primavera inglesa, George tirou um dia de folga das sessões de gravação e se refugiou no jardim da casa de Eric Clapton, onde compôs a música.

Em sua segunda contribuição para o futuro (bem próximo) “Abbey Road”, George assumiu os solos vocais e a maior parte da instrumentação - com a óbvia exceção da orquestra gravada em cima da faixa básica, do baixo e da bateria. A canção, gravada em 15 tomadas com acréscimos, começa no canal esquerdo com o violão e o sintetizador, que flutuam para o canal direito quando George entra com o vocal. Essa gravação tem um dedilhado de guitarra semelhante ao de "Badge", composta por George e Eric Clapton e gravada pelo Cream, também composta na casa de Clapton. George disse no livro I Me Mine: 'Here Comes the Sun' foi composta na época em que a Apple estava se tornando como uma escola, onde nós tínhamos que ir e nos tornar homens de negócios: 'assinar isto' e 'assinar aquilo'. De qualquer forma, parecia que o inverno na Inglaterra iria durar pra sempre, tanto que no tempo em que a primavera chegava você realmente a merecia. Então, um dia eu decidi não ir à Apple e fui à casa de Eric. O alívio de não ter que ver todos aqueles contadores foi maravilhoso e eu passeei pelo jardim com um dos violões de Eric e escrevi 'Here Comes the Sun'. Clapton afirma em sua autobiografia que a casa em questão era conhecida como "Hurtwood". No documentário "George Harrison: Living in the Material World", de Martin Scorsese, Clapton disse acreditar que o mês era abril. Dados meteorológicos confirmam que aquele abril de 1969 foi o mais ensolarado na Inglaterra nas décadas de 60 e 70.

Confira aqui alguns que já beberam nessa fonte: Joe Brown, Peter Tosh, Richie Havens, Steve Harley, Nina Simone, James Last, Linda Eder, Bill Laswell, Gary Glitter, Nick Cave and the Bad Seeds, Paul Simon, Eric Idle, Belle & Sebastian, Les Fradkin, Voodoo Glow Skulls, Yo-Yo Ma, Acen, The Punkles, Bob Khaleel, Sheryl Crow, Mark Reale, Rockapella, Sarah Bettens, Travis, Tommy Emmanuel, John Pizzarelli, Groove Armada, Sandy Farina, Denny Doherty, U2, Bon Jovi, Lulu Santos, Massive Attack, Mikal Blue and Colbie Caillat, Phil Keaggy, Coldplay, The Bastard Sons of Dioniso, Dave Edmunds, Debbie Gibson and Raffi, e Ghost.

Uma curiosidade: o astrônomo, cientista, pesquisador e divulgador da ciência Carl Sagan queria que "Here Comes the Sun" fosse incluída no disco de ouro “Voyager”, cujas cópias seriam anexadas em ambas as sondas do programa Voyager para fornecer qualquer identidade para quem as recuperasse, como uma amostra representativa do que era a civilização humana. Apesar de todos gostarem da idéia, a EMI se recusou a liberar os direitos e, quando as sondas foram lançadas em 1977 a canção não foi incluída.

4 comentários:

Valdir Junior disse...

Obra Prima do George. Não tem como não se emocionar e começar a ver um lado positivo da vida ouvindo " Here Comes The Sun".

Suzana Franco disse...

Realmente uma bela canção de George.

Milla Magalhães disse...

Edu! Onde estão as postagens novas? Que aconteceu?

Fábio Simão disse...

Belíssima!