segunda-feira, 4 de maio de 2015

JAMES BROWN - MR. DYNAMITE 82 ANOS

Se o grande e espetacular James Brown vivo estivesse, teria completado ontem 82 anos.

James Joseph Brown Jr, o popular James Brown, veio ao mundo em 3 de maio de 1933 no estado da Carolina do Sul. Brown foi um cantor, dançarino, compositor e produtor musical norte-americano reconhecido como uma das figuras mais influentes do século XX na música. Em vida, vendeu pouco mais que 100 milhões de álbuns e é reconhecido como um dos maiores artistas de todos os tempos. Como um prolífico cantor, compositor, dançarino e bandleader, Brown foi uma força fundamental na indústria da música.

Deixou sua marca em diversos artistas ao redor do mundo, incluindo o Rei do Pop Michael Jackson, influenciando até mesmo os ritmos da música popular africana, como o afrobeat, juju embalax e forneceu o modelo para todo um subgênero do funk, o go-go. Brown começou sua carreira profissional em 1956 e fez fama no fim da década de 1950 e começo da década de 1960 com a força de suas apresentações ao vivo e várias canções de sucesso. Apesar de vários problemas pessoais, continuou fazendo sucesso durante os anos 80. Além de sucesso como músico, Brown também teve presença nas questões políticas dos Estados Unidos durante os anos 60 e 70. Brown foi conhecido por inúmeros apelidos, incluindo Soul Brother Number One, Sex Machine, Mr. Dynamite, The Hardest Working Man in Show Business,The King of Funk, Minister of The New New Super Heavy Funk, Mr. Please Please Please Please Her, I Feel Good, The Original Disco Man5 e principalmenteThe Godfather of Soul ("O Padrinho do Soul"). No livro "Sweet Soul Music" de Arthur Conley, ele é descrito como King of Soul ("Rei do Soul").

Depois de uma temporada na prisão no fim dos anos 80, Brown lançou o álbum Love Overdue com um novo single "Move On". A Polydor também lançou em 1991 um box com quatro CDs chamado Star Time. Quase todos os discos de James foram relançados em CD, sempre com faixas adicionais e comentários de especialistas. Em 1991, Brown apareceu no vídeo de MC Hammer "Too Legit to Quit". Em 1993, lançou o álbum Universal James com os singles "Can't Get Any Harder", "How Long" e "Georgia-Lina". Em 1995, o álbum ao vivo Live at the Apollo 1995 foi lançado, apresentando uma nova faixa de estúdio "Respect Me", que foi lançada como single naquele mesmo ano. Os últimos álbuns de Brown desse período foram I'm Back de 1998 com o single "Funk on ah Roll", e o álbum de 2002The Next Step com o single "Killing is Out, School is In", ambos de produzidos e co-escritos por Derrick Monk.

Em 23 de Dezembro de 2006, James Brown, doente, apareceu no escritório do seu dentista em Atlanta, várias horas depois do horário marcado para um implante dentário. Durante esta visita, o dentista de Brown observou que ele parecia "muito mal… fraco e tonto". Ao invés de fazer o implante, o dentista recomendou que Brown fosse ao médico imediatamente. Brown foi ao Hospital Crawford Long na Universidade de Emory em Atlanta em 24 de Dezembro de 2006 para uma avaliação médica de suas condições, e deu entrada neste hospital para observação e tratamento. De acordo com Charles Bobbit, amigo e agente de longa data, Brown tinha estado doente e com tosse desde de seu retorno de uma viagem aEuropa em Novembro. Embora Brown tivesse cancelado shows em Waterbury e Englewood, estava confiante que o médico iria dispensá-lo do hospital a tempo de realizar os shows na véspera do Ano Novo. Para as celebrações de Ano Novo, Brown estava agendado para se apresentar no Teatro Count Basie em Nova Jérsei e no B. B. King Blues Club em Nova Iorque, além disso faria uma apresentação ao vivo na CNN no programa especial de fim de Ano de Anderson Cooper. No entanto, Brown permaneceu internado e seu estado de saúde piorou ao longo desse dia. Em 25 de Dezembro de 2006, Brown morreu em Atlanta, Georgia, aproximadamente às 1h45 da manhã de insuficiência cardíaca resultante de complicações da pneumonia, estando ao seu lado, seu agente Frank Copsidas e seu amigo Charles Bobbit. De acordo com Bobbit, Brown proferiu as últimas palavras: "Estou indo embora esta noite". Aqui, a gente confere alguns momentos incríveis desse artista brilhante:

Em 2014, foi lançado o filme “Get On Up”, ou adaptado ao português, James Brown, que narra a longa e nada fácil vida de um dos maiores cantores de soul de toda a história da música. Dirigido por Tate Taylor, o filme apresenta uma linguagem interessante e que implicitamente, ajuda a compor o caráter e a vida do cantor. Destaca-se por usar uma dinâmica na qual diferentes momentos da vida de Brown são apresentados mutuamente, de forma que não se segue uma visão linear, assim, alternadas épocas atuam em prol da construção da atribulada história. O mais interessante é assistir todas essas histórias convergindo em um ponto da trama, deixando bem clara aquela noção de “para toda causa, tem uma consequência”. Quem é escolhido para reencarnar James Brown é o pouco conhecido Chadwick Boseman. Mas como fama não é sinônimo de qualidade, Boseman revive devotamente o rei do soul, com suas extravagâncias, impasses e, acima de tudo, talento. O diretor usa de uma artimanha com que James Brown, em alguns momentos, converse diretamente com a câmera, de forma que torne o filme mais íntimo e assegure a pressão sobre Boseman debaixo dos holofotes todo o tempo. Não é todo dia que vemos boas adaptações biográficas de músicos para o cinema, mas James Brown de Tate Taylor definitivamente já está no hall da fama. Neste link, é possível assistir o filme inteiro com ótima qualidade de som e imagem e legendado. E aqui, a gente confere o trailer:

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Eita disquinho bom esse. Quando chegar escuta até gastar Fabio.

Fábio Simão disse...

Obrigado por disponibilizar o link do filme, vou assistir.

Suzana Franco disse...

Grande James Brown!!!