terça-feira, 13 de setembro de 2016

THE BEATLES - PAUL McCARTNEY - OH! DARLING - 2016

"Oh! Darling" é uma canção dos Beatles composta somente por Paul McCartney, e lançada no álbum “Abbey Road” de 1969. A gravação teve início no dia 20 de abril com 26 tomadas. Neste dia, fora o vocal de McCartney, a participação dos outros Beatles foi completada. Para gravar o vocal, McCartney realizou sessões nos dias 17, 18, 22 e 23 de julho. A gravação de 23 de julho foi a que mais o agradou. Mais alguns ajustes e "overdubs" foram realizados no dia 8 de agosto e no dia 11 de agosto de 1969 a música estava concluída. Dura exatos 3’26”.

"Oh! Darling" está, com certeza, entre mihas cinco músicas preferidas dos Beatles e tenho certeza que, se eles (Paul) a tivessem lançado como single, com “She’s So Heavy” do lado B, seria tão sucesso como “Something” e “Come Together. Se isso tivesse acontecido, "Oh! Darling" não seria relevada à condição de apenas a “mais uma faixa do fantástico Abbey Road.” Mas isso era impossível naquela época, devido ao embargo de Allen Klein.
Quando criou a canção, McCartney sabia bem a potência da bomba que tinha nas mãos, e à ela, dedicou todo o potencial vocal que desenvolveu ao longo dos anos, como fazia em “Long Tall Sally”, ”Kansas City”, “I’m Down” e tantas outras. Paul desejava criar uma balada de rock'n'roll "anos 50". Do tipo de Jackie Wilson em especial. Deveria parecer algo semelhante à voz de alguém que estivesse há uma semana cantando ao vivo. Para gravar o vocal da canção, Paul foi durante alguns dias seguidos de madrugada aos estúdios Abbey Road, quando não havia nenhum outro Beatle por lá, até conseguir o efeito que queria em sua voz. Acreditava que as primeiras horas do dia eram as melhores para um canto alto, forte e agudo.

"Oh! Darling" é uma canção de amor. O protagonista pede a amada que acredite nele, nunca o abandone pois jamais lhe fará nenhum mal. Se ela o deixar, não suportará e morrerá. Mesmo apesar de nunca ter sido lançada como single, A gravação dos Beatles tornou-se uma das músicas mais conhecidas da banda. No CD Anthology 3 há uma gravação de um ensaio desta canção realizada no dia 27 de janeiro de 1969. Esta música estava nos planos de fazer parte do frustrado projeto "Get Back". Na época do lançamento de Abbey Road, George Harrison fez uma análise, descrevendo faixa por faixa. Sobre ‘Oh! Darling’, ele disse: É outra música de Paul, típica dos anos 50/ 60, principalmente nos acordes. É uma música típica da época dos gru­pos Moonglows, Paragons, Shells e tudo o mais. Ele trabalhou muito nela. Nós fizemos alguns ‘oh, oohs’ no vocal enquanto Paul se esgoelava."

9 comentários:

Edu disse...

Adoro! Amo de paixão! Ainda consigo ouvir mais de 20 vezes seguidas enquanto preparava a postagem. Sem dúvida, uma das minhas preferidas. Um petardo sem igual!

Edu disse...

Atenção novos fãs que vão comprar seu primeiro Abbey Road: não se enganem, prioridade total para o remaster de 2009.

Valdir Junior disse...

Tai a prova incontestável de como essa musica é difícil de cantar. Nem mesmo o Paul conseguiria fazer isso nas ultima décadas.

Edu disse...

Talvez, só talvez, quando ele tiver bem velhinho, com 84 anos,possa fazer num 'acustico' sem precisar gritar tanto... Mas eu duvido.

Marcelennon disse...

Ponto alto de Abbey Road, que por sua vez é um dos pontos altos na discografia da banda. Maravilhosa! Puxa... Como eu gostaria de ouvir essa canção e "Why Don't We Do It In The Road?" na voz do John... Trabalho vocal perfeito do Paul...

Joelma disse...

Maravilhosa. Li que o John disse que ele queria cantar essa música e que ela teria ficado melhor na voz dele. Não sei, fico tentando imaginar a voz de Jonh Lennon nessa música. Mas o Macca arrasou!

João Carlos disse...

É apenas matadora... E priu!

Edu disse...

Com todo o respeito ao Barbudão... John jamais conseguiria. Até pela falta de concentração!

Rogerio Furtado Magalhães disse...

De todas as músicas que já escutei em shows covers, é a que mais me arrepia em escutar ao vivo. Principalmente pela reação do público enquanto ela é tocada. Êxtase!!!