domingo, 21 de maio de 2017

ROLL OVER BEETHOVEN AND TELL TCHAIKOVSKY THE NEWS


"Roll Over Beethoven" é uma canção do recém falecido guitarrista e compositor norte-americano Chuck Berry lançada em 1956 em seu terceiro álbum de estúdio "Chuck Berry Is on Top" de 1959. Essa mesma canção alcançou e fez muito sucesso, poucos anos depois quando foi gravada pelos Beatles para seu segundo álbum "With the Beatles" de 1963. Depois, vem sendo regravada por centenas de outros artistas ao longo dos anos e a Rolling Stone classificou-a como número 97 na sua lista das '500 Maiores Músicas de Todos os Tempos'.
“Eu queria tocar blues”, contou Chuck Berry à Rolling Stone. “Mas eu não era triste o sufi­ciente. Sempre tivemos comida na mesa.” Berry inicialmen­te compôs este hino da guitarra como uma afetuosa brincadei­ra com sua irmã Lucy, que passava tanto tempo tocan­do música clássica no piano da famí­lia que o jovem Chuck não tinha vez. Mas “Roll Over Beethoven” marcou a nova era: “Roll over Beethoven/ And tell Tchaikovsky the news” algo como “Vai nessa Beethoven/E conta a novidade para o Tchaikovsky”). Berry anunciou essa mudança com um incendiário riff de gui­tarra e o poderoso piano do par­ceiro Johnnie Johnson.
"Roll Over Beethoven" era uma das favoritas de John Lennon , Paul McCartney e George Harrison, mesmo antes de terem escolhido "The Beatles ", como o seu nome, e eles continuaram a tocá-la ao vivo em suas turnês americanas de 1964. Os Beatles gravaram sua versão em 30 de julho de 1963 com George Harrison nos vocais e guitarra solo. Nos Estados Unidos, foi lançada em 10 de abril de 1964 como a faixa de abertura de The Beatles' Second Album e em 11 de maio de 1964 como parte do segundo EP pela Capitol "Four by the Beatles". Também foi lançada pela Capitol com “Please Mr. Postman" como lado B. Esta versão chegou a # 68 na Billboard Hot 100 e # 30 na Cashbox. Em 1994 foi lançada uma versão ao vivo de "Roll Over Beethoven" em Live at the BBC. Esta versão foi gravada em 28 de fevereiro de 1964 e transmitida em 30 de março de 1964 como parte de uma série da BBC estrelada pelos Beatles chamada “From Us To You”. Esta versão de "Roll Over Beethoven" foi usada no filme Superman III dirigido por Richard Lester , que também dirigiu os dois primeiros filmes dos Beatles, A Hard Day’s Night e Help!. Os Rutles fizeram uma paródia muito legal com "Blue Suede Schubert" baseada na cover dos Beatles da canção de Berry.

A Electric Light Orchestra fez uma reformulação sofisticada de "Roll Over Beethoven" de oito minutos, que incluiu uma citação musical da abertura da Quinta Sinfonia de Beethoven e interpolações inteligentes de material a partir do primeiro movimento da sinfonia na canção de Berry. Essa versão aparece no álbum ELO 2, de 1973. tornou-se uma espécie de “marca registrada” da banda, e passou a ser usada para fechar todos os seus concertos. "Roll Over Beethoven" foi o segundo single lançado pela Electric Light Orchestra em janeiro de 1973, e tornou-se seu segundo consecutivo no 'top ten hit' no Reino Unido, bem como sucesso absoluto nos Estados Unidos."Roll Over Beethoven" foi utilizada com muita aceitação popular como trilha sonora do filme Beethoven, que conta a história de um cão da raça São Bernardo que chegou a encantar crianças e adultos e, ao mesmo tempo, veio trazer ao conhecimento da juventude atual o sucesso da canção Roll Over Beethoven, que já estava,de certa forma, caindo no esquecimento dos dias atuais. Para finalizar, a gente fica com Chuck Berry, a Eletric Light Orchestra, os insuperáveis Beatles em dois momentos - abrindo o primeiro show de verdade nos EUA no Coliseu de Washington e no programa Saturday Club da BBC (ufa!) e, para fechar com chave de ouro, nosso inesquecível George Harrison ao vivo no Albert Hall em 1992. Hare Krishna!

2 comentários:

lyla disse...

muito bom! a versao cantada pelo george com seu belo sotaque eh sem duvidas minha favorita.

Valdir Junior disse...

O que o Chuck fez, nos dois minutos e quatro segundos dessa musica, foi mais do que muita banda por aí não consegue fazer num disco inteiro.