quinta-feira, 26 de outubro de 2017

DONOVAN - POESIA, MAGIA E CONTEMPLAÇÃO


Nesses tempos tão mudados, em pleno século XXI, acho que pouquíssimas pessoas podem dizer que REALMENTE conhecem a obra de Donovan Leitch. Durante a segunda metade dos anos 60, foi considerado como uma resposta britânica à Bob Dylan. Muita gente discorda da afirmação, principalmente porque a única ligação entre os dois estava na musica folk, no caso de Donovan, à escocesa, enquanto Dylan ia por um caminho parecido nos Estados Unidos.Imagem relacionada
Mas as semelhanças param por aí, enquanto Dylan fazia letras mais políticas, introspectivas e realistas, Donovan seguia trilhas mais alegres, mais etéreas, ligadas ao movimento flower-power, com letras falando de coisas místicas e psicodélicas, que encantavam a todos, inclusive aos "novos" Beatles, totalmente expostos a novas experiências, quando todos partiram rumo à índia, buscando respostas para sua própria existência.Resultado de imagem para donovan leitch
Donovan Philips Leitch nasceu em 10 de maio de 1946, em Glasgow, mas mudou-se para Londres rapidamente. Com 18 anos gravou sua primeira demo e em 1965 passou a se apresentar regularmente no programa de TV Ready, Steady, Go! - onde conheceu os Beatles. Logo lançou seu primeiro single, Catch the Wind e as comparações com Dylan começaram. O single, entretanto, entrou no Top 5 da parada inglesa e rendeu, até, uma conversa entre os dois músicos, capturada no documentário Don´t Look Back.Resultado de imagem para donovan leitch
O single seguinte, Colours, também se transformou em grande hit e o cantor resolveu fazer sua estréia nos Estados Unidos, durante o Newport Folk Festival, em 1965. No ano seguinte lança Fairytale, seu segundo e último trabalho pela Hickory. No mesmo ano assinou com a Epic, pela qual lançou Sunshine Superman, recheado de arranjos exóticos e psicodélicos. Seu primeiro single, a faixa título, chegou ao topo das paradas nos Estados Unidos e na Inglaterra, com Mellow Yellow batendo no número dois poucos meses depois. Donovan voltou às paradas em 1967, com uma série de hits, como Epistle to Dippy, There Is a Mountain e Wear Your Love Like Heaven.Resultado de imagem para donovan leitch AND THE BEATLES
No mesmo ano viajou para a Índia com os Beatles para estudar com o Maharishi Mahesh Yogi. A viagem o inspirou a abandonar as drogas e a exercitar a meditação. De volta à Inglaterra, gravou um disco duplo, A Gift from a Flower to a Garden. No ano seguinte mais um sucesso, The Hurdy Gurdy Man, que chegou ao Top 5, e fez de Jennifer Juniper (escrita para Jenny Boyd - irmã de Pattie, esposa de George Harrrison), um hit.
Barabajagal, lançado em 1969, foi o último grande sucesso do bardo escocês, entrando no Top 40 das paradas. A maravilhosa Atlantis contou com a colaboração do Jeff Beck Group, que também trabalhou com Donovan em Open Road, de 1970. Depois do lançamento de Open Road, Donovan partiu para a Irlanda, voltando apenas em 1972 quando participou do filme The Pied Piper.
Dois novos discos são lançados em 1973, mas ambos os trabalhos foram considerados fracos pela crítica. Em 1974 um novo trabalho, 7-Tease, e uma nova mudança, agora para os Estados Unidos, onde viveu durante dois anos no deserto Joshua Tree e gravou Slow Down, de 1976. No ano seguinte mais um trabalho, levando apenas o nome do músico, é lançado. Seis anos se passaram até que Lady of the Stars, produzido por Jerry Wexler, chegou às lojas. Neste ano, Donovan assume que está se aposentando e passa vários anos sem gravar ou escrever alguma nova canção.
Até que em 1991 um revival em torno do seu nome começou devido a uma canção dos Happy Mondays que o homenageava. Donovan partiu em turnê ao lado do grupo e cinco anos depois, em 1996, lançou Sutras, um disco fantástico produzido por Rick Rubin, coincidentemente, Rubin também trabalhava com Johnny Cash, que lançou American Recordings quase ao mesmo tempo que o trabalho de Donovan. Ambos os discos são totalmente ignorados pela crítica.
Resultado de imagem para donovan leitch
O cantor fez alguns poucos shows para divulgar Sutras e desapareceu novamente, tocando apenas uma ou outra vez. Em 2004, entretanto ele voltou com Beat Cafe, coletânea produzida por John Chelew. A Sony lançou, no ano seguinte, o CD/DVD Try for the Sun: The Journey of Donovan e em 2006 a EMI colocou à venda um disco ao vivo In Concert: The Complete 1967 Anaheim Show, gravado,obviamente, em 1967. Donovan foi introduzido no Salão da Fama do Rock and Roll em 2012 e no Hall of Fame dos Songwriters em 2014.

4 comentários:

Ricardo Fontenelli disse...

Realmente, música de alta qualidade para muito poucos.

Valdir Junior disse...

O Donovan é uma lacuna imperdoável na minha estante.

Edu disse...

Muito poucos mesmo! E pouquíssimos sabem que foi o Donovan que deu as aulas para John, Paul e George aprenderem a dedilhar os violões enquanto estavam na Índia, tão usados no Disco Branco. Esqueci de dizer que essa é dedicada especialmente em memória do meu amigão e mestre Ivan Neves, o Ivanzinho, que agora pertence ao universo. Valeu!

Dani disse...

Eu conhecia Donovan só "de nome", "de ouvir falar". Estou ouvindo agora e estou amando! Com certeza, não é para ouvidos mal-acostumados. Vou procurar mais músicas dele no YouTube e conhecer melhor seu trabalho. Abs.