domingo, 29 de outubro de 2017

ELVIS SPECIAL COMEBACK 68 - O ESPETACULAR RETORNO DO REI

Especialmente para os amigos Nilton Mario Lins e Luiz Fernando Vieira. Abração!
"Todo rei que se preza sempre retorna para ocupar seu trono".
Elvis Presley foi, sem dúvida alguma, o maior de todos eles!
No final de 1968, o mundo presenciou o retorno triunfal de Elvis Presley aos palcos, após sete longos e consecutivos anos em Hollywood, devido a um contrato extenso assinado com a MGM e outros estúdios. Inicialmente o espetáculo, que seria produzido diretamente para a TV, seria focado em músicas natalinas, para serem lançadas no fim do ano de 1968. Mas o diretor Steve Binder percebeu que a carreira do astro não estava lá essas coisas, e propôs algo diferente. O empresário de Presley, o malandro 'Coronel' Tom Parker foi contra, pois não tinha coragem de sair do lugar seguro onde mantinha sua mina de ouro, como nos filmes, utilizando-se sempre da desgastada 'fórmula Elvis'. Porém, acabou convencido e o especial passaria a focar canções do passado, as mesmas que consagraram Elvis na década de 50, transformando o especial de natal em um grande retrospecto de Rock And Roll.
Elvis novamente se encontrava motivado para realizar algo, e se empenhou de corpo e alma ao projeto. O cantor, que já tinha perdido seu espaço para os Beatles e toda a invasão inglesa que tomou os EUA a partir de 1964, deveria fazer algo o mais rápido possível para tentar reverter esse quadro. As filmagens aconteceram na metade de 68, O especial contou com apresentações em um pequeno palco tablado, cercado pelo público, bem como clipes diferenciados de Rock a Gospel, e uma interessante e divertida roda de conversa envolvendo Elvis e sua banda da década de 50, um raro momento que se mostrou um dos maiores destaques da obra. A conversa foi criativa e descontraída, com toda a intimidade e opinião de Elvis sendo exposta, após uma longa reclusão aos filmes e personagens sem peso. Canções como Jailhouse Rock, One Night With You e Houng Dog dominaram a primeira parte das apresentações, que contou com uma permorfance repleta de energia e sensualidade. Outras canções de sucesso apareceram nos clipes, como por exemplo, a sempre simpática It´s Hurt´s Me. Elvis Special Comeback 68 bateu recordes de audiência daquele fim de ano em 1968 e devolveu a Elvis seu título de Rei do Rock, perdido a quase 10 anos atrás. O cantor gravaria centenas de músicas no ano seguinte e se apresentaria novamente, escolhendo Las Vegas para seu retorno as estradas. Elvis estava casado, pai de uma filha, gravando trilhas de baixa qualidade, filmando filmes fracos em bilheteria e crítica, além de estar com o visual desgastado. Uma coisa tinha de ser feita, e isso chamou-se "Elvis Special Comeback 68".

2 comentários:

Valdir Junior disse...

Se ele tivesse continuando com essa postura e mais calcado no rock and roll original teria sido um arraso de bom, mas logo ele se acomodou e virou aquela coisa esquisita que tocava em Las Vegas.

Luiz FernandoVieira disse...

FANTÁSTICO. Longa vida ao rei. Excelente post.