segunda-feira, 27 de novembro de 2017

EASY RIDER - SEM DESTINO - CADA VEZ MAIS!

Publicada originalmente em 17 de setembro de 2010.
"Easy Rider" é um clássico da geração hippie. Com direção de Dennis Hopper e música dos principais grupos de rock da época, o filme foi um sucesso mundial. “Sem Destino” é um clássico entre os cult movies. Conta a história de dois motociclistas, Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper). Fonda e Hopper disseram que os nomes referem-se a Wyatt Earp e Billy the Kid. Os dois estão viajando de motocicleta de Los Angeles para New Orleans, para fazer uma parada de drogas. Depois de contrabandearem drogas do México para Los Angeles, Wyat e Billy vendem a mercadoria para um homem (protagonizado por Phil Spector) em um Rolls-Royce. Com o dinheiro da venda armazenado em mangueiras dentro dos tanques de gasolina, eles vão rumo ao leste do país na tentativa de chegar em Nova Orleans, na Luisiana, em tempo para o Mardi Gras (festa carnavalesca que ocorre todo o ano em Nova Orleans, sendo um dos mais famosos carnavais do mundo). Durante o percurso, a dupla faz uma parada numa comunidade hippie e acaba atrás das grades. Lá, conhecem o advogado picareta e beberrão George Hanson (Jack Nicholson), um alcoólatra de modos vulgares. Por causa do visual e dos cabelos longos, os dois viajantes são discriminados. Wyatt e Billy eram a favor da liberdade e precisavam ser eliminados. No final, são abatidos por caipiras reacionários.
Em julho de 1969, o filme estreou no Teatro Beekman, em Nova York. Os jovens, descalços, aglomeravam-se pelos corredores. Nos banheiros, o cheiro da maconha era inconfundível. Nunca o teatro havia abrigado tal público. O mundo descrito em Sem Destino, que retrata os anseios e os sentimentos de grande parte da geração americana do final dos anos 60, desencadeou reações adversas. O jornal The New York Times publicou uma carta na qual um leitor escreveu que o filme era o cúmulo do mau gosto. Os opositores mais radicais aplaudiam com veemência durante a cena final, quando os dois protagonistas morrem de forma brutal. Sem Destino teve ainda sua exibição proibida em dois estados americanos.
Na época, Peter Fonda declarou que seu personagem representava aqueles que sentem que a liberdade pode ser adquirida, que acreditam ser possível encontrar a liberdade em cima de uma moto ou fumando um cigarro de maconha. Sem Destino exibe os rebeldes, assim como toda a juventude alternativa, como vítimas da soberana sociedade americana. O filme foi rodado em sete semanas com um orçamento de 500 mil dólares. O dinheiro foi recuperado com a bilheteria de um cinema em apenas uma semana de exibição. O longa-metragem arrecadou mais de 19 milhões de dólares. Vale lembrar que nenhum grande estúdio apostou no sucesso de Sem Destino, um filme que divulgou o melhor do rock dos anos 60 e, segundo o crítico Buck Henry, abriu as portas para uma nova geração.
A trilha sonora é um caso à parte. Um filme absolutamente rock and roll só poderia ter uma sequencia de músicas matadoras, com os grandes nomes do rock na época e que já esteve aqui para download. O LP com a trilha do filme chegou às lojas em agosto de 1969 pela Dunhill, selo da Reprise Records, subsidiária da Warner. Com apenas dez faixas, sendo cinco de cada lado, o disco é o retrato literal de uma época. Todas as faixas aparecem no álbum na mesma ordem em que surgem na tela, tornando a experiência de ouvir o discão ainda mais forte e próxima do filme de Dennis Hopper. Estão lá, Steppenwolf, Smith, The Byrds, The Holy Modal Rounders, The Fraternity of Man, Jimi Hendrix Experience, The Electric Prunes e Roger McGuinn. Absolutamente imprescindíveis: filme e disco!

Nenhum comentário: