domingo, 12 de novembro de 2017

IMAGINE: JOHN LENNON - FILME, LIVRO E DISCO


Em 1980, a morte de John Lennon foi chorada pelo mundo inteiro, desencadeando um processo de beatificação e idolatria de dimensões absurdas, comparável apenas ao que cercava a imagem de Elvis Presley ou Kennedy. Oito anos depois, um escritor da Pennsylvania, Albert Goldman, resolveu por conta própria, assassinar também o mito que havia sido criado em torno do ídolo, disparando sua metralhadora giratória nas páginas de “The Lives Of John Lennon”, um livro ultra- sensacionalista que despertou a fúria dos fãs e a ira dos amigos mais próximos de Lennon. Embora tenha criado estardalhaço na imprensa, o livro de Goldman não foi o maior evento relacionado ao ex-Beatle lançado em 1988. O que Goldman não imaginava, era que para combater seu livro maldito, Yoko Ono usaria de todas as armas que dispunha fazendo com que o livro de Goldman quase não fosse nem percebido. Naquele mesmo ano, chegava aos cinemas do mundo inteiro o documentário "Imagine: John Lennon", uma biografia especialmente preparada por Yoko com recursos multimídia semelhantes aos que seriam adotados pelos outros Beatles no projeto “Anthology”, anos depois. A história oficial da vida de John Lennon, ganhou um excelente longa-metragem, um álbum duplo com uma trilha sonora de primeiríssima linha e um livro sensacional. Narrado pelo próprio John Lennon, a partir de extratos selecionados em mais de 100 horas de depoimentos gravados, o documentário aborda todos os principais, ou mais conhecidos, momentos da vida do genial músico, desde seu nascimento em Liverpool até o trágico fim em Nova York. Essa biografia, feita a base de aproximadamente 240 horas de filmes e videotapes caseiros de Lennon e sua vida, é transformada em uma fascinante história de um dos mais complexos e extraordinários homens da era moderna da música. Inclui algumas cenas polêmicas, perspicazes e algumas até então nunca antes vistas pelo publico.
No livro, tão grandioso quanto o filme, também com o mesmo nome “Imagine: John Lennon”, a vida de John Lennon é traçada desde sua infância, através dos seus despertares musicais e da Beatlemania enlouquecedora dos anos 1960. Escrito com a colaboração total de sua família e amigos, traça sua vida com sua música, sua primeira esposa, seus dois filhos e com Yoko Ono. Autorizada totalmente por Yoko e tirada extensivamente da coleção de memorabilia pessoal do próprio John Lennon, é a biografia ilustrada que apresenta nas próprias palavras de Lennon e nas fotografias nunca antes publicadas, um pouco mais de sua vida familiar.
“Imagine: John Lennon” é também o nome da trilha sonora do filme, lançada em 4 de outubro de 1988 nos EUA e 12 de outubro de 1988 no Reino Unido, totalmente composta por Lennon com algumas de “Lennon/McCartney”. Originalmente lançado naquele mesmo ano como um álbum duplo com dois LPs, o álbum duplo é dividido em duas partes Antes e depois dos Beatles (semelhante ao de George Harrison “The Best of George Harrison”). “Imagine: John Lennon Soundtrack” é uma coleção de sucessos de Lennon desde o início da Beatlemania ao Double Fantasy. Além disso, o álbum apresenta duas gravações inéditas até então: uma demo acústica de "Real Love" gravada em 1979 (uma gravação alternativa que só seria concluída em 1996 pelos outros Beatles para o Anthology II e um ensaio de "Imagine" em meados de 1971, antes do take final. “Imagine: John Lennon Soundtrack” foi ótimamente recebido por público e crítica, chegando ao posto 31 nos EUA, e 64 no Reino Unido. Momento histórico.

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Fundamental. Durante muito, mas muito tempo fiquei só na vontade do livro, tinha o disco, CD e o DVD, mas o livro nunca tinha achado. Um dia o correio chegou aqui em casa e trazia um presentão de um grande e bondoso amigo, o livrão "Imagine:John Lennon", foi um dos dias mais felizes da minha vida, e eu acho que nunca vou conseguir mostrar em palavras o quanto sou grato e devoto a esse amigo, o grande Eduardo Bonfim, o Edu do "Baú".
Edu, tenho um debito enorme com você. Te adoro cara. Abração

Marcelennon disse...

Lembro-me de quando esse material saiu! Foi um dia inesquecível!
Adquiri o disco e o curti por dias a fio...
Mais tarde adquiri o VHS e depois o DVD, que até hoje é sempre revisitado.
O livro, infelizmente, nunca tive oportunidade de adquirir. Uma pena!
JOHN ETERNO!
R.I.P. John!
We Love You! FOREVER!

Edu disse...

Você merece Valdir, Abração!