quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

PAUL MCCARTNEY & MICHAEL JACKSON - SAY SAY SAY*****



“Say Say Say” é, sem dúvida, uma das maiores colaborações para a música popular de todos os tempos. É uma das três faixas em que Paul McCartney e Michael Jackson (finado em 2009) trabalharam juntos e foi o seu maior sucesso comercial, liderando a Billboard Hot 100 EUA durante seis semanas seguidas após seu lançamento, em 1983, e se tornou um dos singles mais vendidos de todos os tempos. A faixa foi produzida por George Martin para o álbum de McCartney, Pipes of Peace. A música foi gravada durante a produção do álbum Tug of War de McCartney em 1982, cerca de um ano antes do lançamento de "The Girl Is Mine", a primeira colaboração da dupla do álbum de Jackson “Thriller” (1982). Após seu lançamento em outubro de 1983, "Say Say Say" tornou-se o sétimo número dez dos dez de Jackson dentro de um ano. Foi um hit número um nos Estados Unidos, Canadá, Noruega, Suécia e vários outros países, atingiu o número dois no Reino Unido e atingiu o primeiro lugar na Austrália, Áustria, Nova Zelândia, Holanda, Suíça e mais de 20 outras nações. Em 2013, a revista Billboard listou a música como o 41º maior sucesso de todos os tempos nos charts Billboard Hot 100. O single recebeu um disco de ouro pela Recording Industry Association of America em dezembro de 1983, por suas vendas de um milhão de cópias. “Say Say Say” foi promovida com um video clipe pra lá de excelente dirigido por Bob Giraldi. O vídeo, filmado em Santa Ynez Valley, Califórnia, apresenta aparições de Linda McCartney, La Toya Jackson e Giraldi.

Em outubro de 2015, Paul McCartney lançou uma versão remix de Say Say Say, em um vídeo de dança dirigido pelo coreógrafo e artista performático Ryan Heffington e filmado em Los Angeles. Tanto esse ‘novo’ vídeo como a ‘nova’ mixagem, não têm termos de comparação com o trabalho realizado em 1983.

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Imaginem o Paul tocando essa musica ao vivo.

Marcelennon disse...

Engraçado você dizer isso, Valdir. Nos dois shows do Macca que tive oportunidade de ir, eu queria ter ouvido três canções ao vivo: "Pipes of Peace", "No More Lonely Nights" e "Say Say Say". Não foi daquelas vezes, mas as três tem um lugar especial no meu coração!
Quanto à regravação... Bem... Vou passar batido!

Dani disse...

"Say, Say, Say" e "The girl is Mine", duas músicas que me fazem lembrar da minha infância:)