sábado, 13 de janeiro de 2018

"THE BEATLES: THE U.S. ALBUNS"


Em 2013, os álbuns americanos dos Beatles foram lançados em uma caixinha bem bacana, especial e cara como parte da celebração dos 50 anos da Beatlemania na América. A Capitol Records ressucitou um projeto iniciado em 2004, mas abandonado: "The Beatles: The U.S. Albums", uma coleção de 13 CDs que inclui as versões americanas dos álbuns da maior e melhor banda de todos os tempos, lançados nos anos 1960, ou pelo menos aqueles com sequências de faixas diferentes (e em alguns casos mixagens diferentes) dos originais britânicos. Os álbuns americanos são motivos de polêmica há décadas entre os fãs dos Beatles. Muitos colecionadores preferiam que eles fossem esquecidos, argumentando que os discos britânicos refletem as sequências de canções e a qualidade de som que a banda aprovou. Nos EUA, os discos são mais curtos (normalmente 12 músicas, contra 14 no Reino Unido) e ganham reverb para refletir o que os executivos da Capitol consideravam o "gosto americano". Como a Capitol excluía músicas e acrescentava singles (que não faziam parte dos discos britânicos), lançava depois compilações extras. Para americanos mais velhos, no entanto, esses são os discos que eles cresceram ouvindo e muitos preferem essas versões. "Meet the Beatles", primeiro álbum da Capitol, por exemplo, nos EUA traz quase só composições originais dos Beatles, com apenas uma cover ("Till there was you"), enquanto a versão britânica traz oito originais e seis covers. O "Rubber Soul" americano abre com "I've just seen a face", que está no lado B do britânico "Help!". Essa caixa traz os discos "Meet the Beatles", "The Beatles' Second Album", "A Hard Day's Night", "Something New", "The Beatles' Story", "Beatles '65", "The Early Beatles," "Beatles VI", "Help!", "Rubber Soul", "Yesterday. And Today", "Revolver" e "Hey Jude". Álbuns que são idênticos em suas versões americana e britânica - "Sgt.Pepper's Lonely Hears Club Band", "Magical Mystery Tour", "Álbum branco", "Yellow Submarine", "Abbey Road" e "Let It Be" - não estão incluídos.

6 comentários:

Edu disse...

Graças a Deus eu tenho a minha! Não empresto, não dou e nem vendo pra ninguém. Adoro o som desses discos americanos. Não sei se é por causa desses tais "reverbs", mas o som é duca!!!
Essas coisas dessas caixinhas me fazem lembrar que uma vez, acho que em 2012, sorteei aqui a caixinha com todos os compactos... deu uma briga danada! Quem levou, foi uma tal de Evelize Volpi que nunca deu as caras aqui. Fazer o quê, né?

Ítalo Siqueira disse...

Sorteia essa também Edu! Se eu ganhar, prometo que nunca mais saio daqui!

Edu disse...

Quem sabe?

Marcelennon disse...

Taí uma caixa que me enche os olhos e que um dia, se Deus quiser, ainda terei...
É interessante ver o texto e perceber que ambos os lados estão certos: os puristas, que dizem que deveriam ser esquecidos, porque não faz jus à aprovação do grupo, e os mais velhos e americanos que cresceram ao som desses álbuns e que, desse modo, criaram uma memória afetiva com eles...
Particularmente, procuro ter tudo o que sai sobre os Beatles... Mas essa caixa é cara pra encrenca... Vale cada centavo, mas infelizmente é fora dos meus padrões aquisitivos..

Joelma disse...

Como não sou americana nem britânica, venham todos!!!

Valdir Junior disse...

Tenho a minha. Comprei numa promoção da Saraiva, um depois dela ser lançada. O Box como embalagem é lindo demais, mas a gravações aqui são uma mistura de faixas dos boxes remasterizados de 2009 (tanto estéreo como mono) e as faixas diferentes lançadas pelos americanos. Os CDs com o som das mixagens originais dos americanos foram lançados naqueles boxes "The Capitol Albums - Volume 1 & 2" DE 2005 e 2006. O The Beatles: The U.S. Albums" vale mais pela inclusão e lançamento em CD, pela primeira vez, dos discos "The Beatles' Story" e "Hey Jude" e pela trilha original do "A Hard Days Night".