quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

THE BEATLES - PLEASE PLEASE ME - O ÁLBUM*****


Lançado em 22 de março de 1963, o sensacional disco de estreia dos Beatles esbanja frescor e vitalidade. A ideia original era gravar a banda ao vivo no Cavern, em Liverpool. Como as condições técnicas não eram adequadas, George Martin preferiu levar os rapazes para os estúdios de Abbey Road. O álbum todo foi gravado no dia 11 de fevereiro de 1963, com os trabalhos começando às 10 da manhã. O conceito foi mantido. O disco tinha que ser um registro de como os Beatles soavam no palco. Por isso tudo foi feito ao vivo, com poucos overdubs. O álbum mostra como Lennon e McCartney tinham florescido como compositores. Das 14 músicas, oito são da dupla. O disco foi “recheado” com "Love Me do", "PS I Love You", "Please Please Me" e "Ask Me Why", que tinham sido lançadas pouco antes em singles de sucesso. As outras faixas originais são exemplares. Uma delas, "I Saw Her Standing There", um rock cheio de energia concebido por Paul, logo se tornou Standart. "Misery" tinha sido escrita para a cantora Helen Shapiro. "There’s a Place", de Lennon, era original e personalíssima. "Do You Want To Know a Secret" foi escrita por John e Paul para Billy J. Kramer e no álbum ganhou o vocal de George. Os covers mostram que os Beatles estavam muito interessados no som criado pelos compositores americanos do Brill Building, que escreviam para os grupos de garotas. Assim tem "Chains" (The Cookies), "Boys" e "Baby It’s You" (The Shireless). A inclusão de "A Taste Of Honey" é uma amostra do ecletismo de Paul. A canção veio de uma peça de teatro, mas os Beatles se basearam na gravação de Lenny Welch. Em "Anna (Go With Him)", Lennon prestou homenagem ao mestre do R&B Arthur Alexander. Porém, ele se superou em "Twist And Shout". Foi a última música a ser gravada. John, que estava se recuperando de um resfriado, deu a performance da sua vida, berrando desbragadamente e fazendo todos esquecerem a versão original dos Isley Brothers.
George Martin, que tinha encanto pelo zoológico de Londres, pensou que seria uma boa publicidade para o mesmo se os Beatles posassem para a capa do álbum diante da casa de insetos do zoo, mas a Sociedade Zoologica de Londres não permitiu que isso fosse feito. Decidiu-se então que a foto da capa fosse dos quatro integrantes em um balcão da escadaria da EMI em Manchester Square. Esta foto tirada por Angus McBean e uma bem semelhante foi usada posteriormente para a capa da coletânea "The Beatles 1962-1966". O álbum foi lançado no Reino Unido em versão mono no dia 22 de março de 1963 e em versão estéreo em 26 de abril do mesmo ano. Nos Estados Unidos, a maioria das canções de “Please Please Me” foram lançadas no álbum da Vee-Jay Records chamado Introducing... The Beatles" em 1964, e depois no álbum da Capitol Records chamado “The Early Beatles” em 1965. O álbum “Please Please Me” não foi lançado neste país até a padronização mundial do catálogo dos Beatles.

5 comentários:

Edu disse...

Infelizmente, essa versão do vídeo de I Saw Her Standing, não é definitiva que está no álbum com o solo perfeito de Harrison, fico devendo.

Valdir Junior disse...

Eita disquinho bom. Poucos artistas lançam, já no primeiro álbum, um disco desse porte. Só a contagem do " One..Two..Three..Fourrr!!" de "I Saw Her Standing There" já mostra o rock and roll que vem pela frente.

Edu disse...

Assino embaixo, de lado e em cima!

Duda Barbosa disse...

Adorei! Nesse vídeo de I Saw Her Standing There, aos 1:02, Paul dá um giro em torno de si mesmo com o baixão sensacional! Valeu, Edu!

Marcelennon disse...

Poderia ter sido lançado ontem e causaria o mesmo furor... Esse é um disco que não envelheceu uma vírgula sequer!
É o abre-alas da maior banda do universo!