quinta-feira, 8 de março de 2018

PAUL McCARTNEY & ROCKESTRA - ROCKESTRA THEME - SENSACIONAL!!!*****


Back to the Egg estava quase todo planejado naquele final de se­tembro de 78. Mas durante as sessões no castelo Lympne, Paul decidiu apresentar uma surpresa aos seus parceiros de banda. Uma fita com a demo original de “Rockestra Theme”, gravada por ele ao piano havia uns cinco anos e propôs a ideia de convocar al­guns dos nomes mais poderosos do rock britânico para acompanhá-lo na empreitada. Mas reunir no mítico Studio 2 de Abbey Road membros do The Who, Led Zeppelin, Pink Floyd além de Hank Marvin e Ray Cooper não seria coisa para amadores.
Paul recorda: ‘“Rockestra Theme’ traz ótimas memórias para mim - de John Bonham em particular. Porque ele é o motor por trás da se­ção rítmica. Todos os caras bacanas que apareceram: Pete Townshend, Hank Marvin, David Gilmour, John Paul Jones... Era uma ideia engra­çada, que tentamos revitalizar. Pensei: quantas cidades do mundo pos­suem inúmeros bateristas, guitarristas e baixistas que conseguem se reunir apenas em grupos pequenos, enquanto violinistas, percussio­nistas e violoncelistas estavam acostumados aos grupos maiores? Foi algo do tipo: por que então nós não fazemos o contrário e reunimos um grande grupo de rock? Imagine vinte baixistas, dez bateristas... Seria uma cena fantástica, e eu pensei em fazer algo que fosse uma espécie de convite.
Muito mais complicado do que gravar “Rockestra Theme” de for­ma simultânea como uma “orquestra de roqueiros”, foi conseguir reu­nir tanta gente daquele calibre para dois dias de trabalhos em Abbey Road. No total, 15 grandes nomes, além do Wings e a banda de metais liderada por Tony Dorsey participariam das sessões em outubro. No final, a logística empregada por Paul, Linda e o pessoal da MPL dera mais do que certo. Apenas Jeff Beck e Eric Clapton da lista original deixariam de comparecer. Já o baterista do The Who, Keith Moon - um dos primeiros nomes imaginados por Paul faleceria algumas semanas antes do projeto começar.

Quando o último prato de bateria socado por John Bonham ricocheteou dentro de Abbey Road, até mesmo o sempre pragmático Pete Townshend se curvou: “Temos de fazer isso todo final de semana, Paul!”, brincou o guitarrista do The Who. Na opinião da Indústria Fonográfica dos Estados Unidos, “Rockestra Theme” tinha sido um sucesso. Em 1980, a faixa seria premiada com o Grammy de Melhor Instrumental de Rock - o primeiro da história. A música foi gravada nos dias 3 e 4 de outubro em Abbey Road. Participaram: Paul McCartney: Baixo, piano, vocal; Linda McCartney: Backing vocais e teclados; Denny Laine, Laurence Juber, David Gilmour, Pete Townshend: Guitarra; Tony Ashton: Teclados; Gary Brooker: Piano; Bruce Thomas e Ronnie Lane: Baixo; John Paul Jones: Baixo e piano; Steve Holley, John Bonham e Kenney Jones: Bateria; Ray Cooper, Tony Carr e Morris Pert: Percussão; Tony Dorsey, Howie Casey, Thaddeus Richard e Steve Howard: Metais. Fonte: “MASTERS – Paul McCartney em discos e canções” de Claudio Dirani – Ed. Sonora, 2017 – Absolutamnete imperdível!

2 comentários:

Marcelennon disse...

Simplesmente fantástico!
Também...
Com um timaço desses não poderia ser diferente!

Dani disse...

Sensacional!! Só feras nessa super banda!!