sexta-feira, 11 de maio de 2018

THE BEATLES - BIRTHDAY - SENSACIONAL!!!**********


"Birthday" é a música de abertura da segunda metade do álbum The Beatles, ou "Álbum Branco", de 1968, que este ano, em novembro, completa 50 anos. Composta por Paul McCartney, creditada a Lennon e McCartney, teria surgido de uma jam no estúdio e marca o retorno dos Beatles à tradicional forma do rock and roll, apesar de suas composições terem aumentado em complexidade e terem desenvolvido características próprias e originais nesse ponto. Paul tocou a melodia básica ao piano, cujo início era baseado na introdução de "Just A Little Bit"  de Rosco Gordon de 1960. John Lennon diz que McCartney estava pensando em "Happy, Happy Birthday", um hit de 1957, de Tuneweavers, mas queria produzir algo contemporâneo e rock'n'roll. Depois, George, John e Ringo acrescentaram os acompanhamentos.
Durante a noite, os quatro fizeram uma pausa e foram para a casa de Paul em Cavendish assistir à estreia na televisão de “The Girl Can’t Help It” de 1956, que iria passar pela primeira vez na BBC de Londres no horário nobre, estrelado por Jayne Mansfield e com músicas de Fats Domino, Gene Vincent, The Treniers, The Platters, Little Richard e Eddie Cochran. Chris Thomas, o co-produtor do disco, disse: "Eu tinha avisado Paul uns 2 dias antes sobre a exibição do filme, então a ideia era fazer uma pausa, ir para a casa de Paul em Cavendish Avenue assistir ao filme e depois voltar ao trabalho”. De volta ao estúdio, todos empolgados pela energia transmitida pelo filme, terminaram a música inteira. Compuseram, ensaiaram e gravaram, tudo feito em um dia. “Você diz que é o seu aniversário, bem, é meu aniversário também. Vamos passar um tempo legal, estou feliz que é seu aniversário. Sim, nós vamos para uma festa. Eu gostaria de dançar, me dê essa chance”. Sobre a letra, McCartney disse o seguinte: "Aquilo foi meio a meio, John e eu, fazendo a canção e gravando tudo na mesma noite. Eu não me lembro de ser o aniversário de ninguém em particular, mas vendo por outro lado é uma música que se refere a tradições como o Natal ou aniversários, isso traz vida à canção, será ótima porque as pessoas vão colocar para tocar em festas e cantar em aniversários e é boa para dançar”. E doze anos depois, John Lennon disse: "Paul queria escrever algo sobre aniversários, então ele fez a dele. É uma porcaria, mas tem um som interessante: colocamos o piano num amplificador de guitarra e um efeito tremolo, o que acho que foi a primeira vez que fizemos"Birthday é um dos melhores e mais poderosos rocks criados pelos Beatles e contém uma das melhores performances vocais de McCartney no Álbum Branco. Asolutamente genial!

9 comentários:

Duda Barbosa disse...

Genial é vc Edu! Obrigado por todas essas postagens maravilhosas e todas essas capas incríveis que faz e parabéns! Pelo seu talento e pelo seu aniversário! Aliás, nem precisou dizer que era seu aniversário, rsrsr.

Dani disse...

Parabéns, Edu!! Felicidades!!

Edu disse...

Rsrsrs...thank you girls!

Domingos Soares dos Santos disse...

Eduardo, parabéns! Muita saúde e muitas alegrias!

Paulo Neumann disse...

Meu caro Edu...muita energia e luz no seu caminho...parabéns...abração...Yeah! Yeah!

Maria Aracy Bonfim disse...

Eitaaaaa meu abraço vai atrasado, mas com carinho igual!

Edu disse...

Obrigado, negada!

carlos marangon disse...

Parabéns ,saúde e sucesso.Parabéns pelo Bau também,não perco uma postagem

Edu disse...

Obrigadão, amigos. Valeu!